Há Benfiquistas por aqui? Negócios locais na promoção do uso da bicicleta

Clubismos á parte, até porque não percebo nada de futebol :joy:

Resido em Benfica e acabei de enviar mail á JF de Benfica a apelar á tomada de medidas que promovam o uso de bicicleta, com referêcia ao excelente artigo/carta publicada pela MUBI: https://mubi.pt/2020/05/06/municipios-medidas-urgentes-apoiar-modos-activos-resposta-pandemia/

Partilhei também por mensagem no facebook das várias lojas locais na esperança que elas também se façam ouvir junto da JF.

E com isto, ocorreu-me o seguinte: o Parque de Monsanto é um excelente parque de diversões, talvez por isso existam tantas lojas de bicicletas na zona. E se as lojas/negócios da zona se juntassem em prol da promoção do uso de bicicleta na zona? Certamente terão mais capacidade de organizar iniciativas locais por naturalmente serem um ponto de encontro de utilizadores de bicicletas. A MUBI é um excelente ponto de partida, mas eventualmente só as comunidades locais, de forma organizada, se conseguirão ouvir de forma mais “acentuada” junto das entidades competentes (juntas de freguesia, camaras municipais).

Seria bom para a cidade, que cada vez se quer mais verde, para as pessoas que têm meios alternativos e seguros de mobilidade, e também para os negócios locais que certamente veriam a procura por bicicletas aumentar.

4 Curtiram

E à CM, não enviaste email?

Enviado!

Deveria ter colocado a CML logo em \cc mas na verdade não encontro nenhum email publico. Enviei nova mensagem pelo formulário oficial disponivel no site da CML.

A minha itenção inicial era de facto alertar a freguesia onde resido (Benfica), uma vez que as condições de acesso ao centro de Lisboa em bicicleta são muito fracas. Não sei como será noutras freguesias, mas de certeza que a CML tem um dever de coordenação para que medidas que venham a ser implementadas, o sejam em todas as freguesias do munícipio.

Bom dia,

Gostaria de apelar á Câmara Municipal de Lisboa que tome medidas que promovam meios alternativos de mobilidade urbana, muito importantes durante e no pós COVID, tal como recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
A MUBI fez já várias recomendações pertinentes nesse sentido (envio carta oficial em anexo): https://mubi.pt/2020/05/06/municipios-medidas-urgentes-apoiar-modos-activos-resposta-pandemia/

Gostaria também que a CMLisboa coordenasse esforços e orientasse as juntas de freguesia que lhe pertencem, uma vez que a verdadeira mobilidade não acontece apenas no centro de Lisboa, mas na forma como liga as várias freguesias que a rodeiam. É fundamental que residentes em freguesias vizinhas possam deslocar-se em segurança ao centro da cidade em meios de mobilidade urbana alternativos e ecológicos, tais como a bicicleta. Neste momento, tal não acontece, sendo que várias medidas simples e de baixo custo poderão ser implementadas a curto prazo (tal como sugerido pela MUBI) para que essa situação seja melhorada

Gostaria ainda de apelar á colaboração com a MUBI no acto de tomada de decisões, a fim de ouvir a comunidade local que já usa meios alternativos e que naturalmente terá uma perspectiva mais informada do que poderá ser feito e como.

Aguardo um comentário vosso em relação a este tema.

Mário Ribeiro (residente em Benfica)

2 Curtiram

Pois, não sei onde estarao os endereços da CML. A malta de Lisboa deve saber.
Mas os endereços dos eleitos deviam estar públicos e bem visíveis.

Mas não faria mais sentido ser ao contrário, Mail para a CM com Cc para a JF, já q a primeira é q deve ter competências sobre estas coisas?

Tens aqui a constituição e os emails dos membros (presidente e vereadores) do Executivo da CML:

1 Curtiu

Não sei como é feita a gestão de responsabilidades entre câmaras e freguesias… (mas gostava)
A verdade é que no centro de Lisboa (a cargo certamente da CML) têm sido feitas coisas boas. Ciclovias, planos para fechar transito automóvel na baixa etc. Se querem ser verdes têm mesmo de o fazer, e bem.
Mas todas estas iníciativas e propaganda não chegam, na prática, ás freguesias vizinhas, pelo menos em Benfica, onde vivo.

Em Benfica há ciclovias antigas e mal feitas (zero utilidade, prova perfeita de incompetência de quem as ordenou e fez), não se vê qualquer plano ou ideia que for que tenha a ver com bicicletas e mobilidade sustentável. Daí o meu primeiro contacto ter sido para a JF (email geral com presidente em \cc). Mas espero que CML tenha qualquer coisa a dizer também.

2 Curtiram
  1. O título do tópico devia ser não benfiquistas, mas Benfiquenses.
  1. Querem ter muitos Kms de ciclovia, mas tudo muito mal pensado. É a mesma coisa que programadores informáticos pagos ao pixel, ou medir a qualidade de um avião pelo peso.
1 Curtiu

Sou Benfiquista! :smile: :stuck_out_tongue:
participo nas discussões do nosso interesse j. Benfica como em Alvalade e não vejo mal que se escreve outros assuntos para tornar esta pagina com muita vida que ja tem.
Agora sobre o assunto em discussão que requer pela nossa parte sejamos mais persistente nos envios de ideias e respostas uma constante tipo mensal para as caixas de correio das entidades publicas ou empresas que estejam na nossa mira para participar.
Vou pegar na tua questão para enviar a câmara de Lisboa para reforçar a mensagem.
Termino.

2 Curtiram