Interpelado por funcionário da Infra-Estruturas de Portugal

Estou farto de estar em casa, peguei na bicla e fui dar o meu passeio higiénico.

Passei pela Calçada de Carrriche e na volta para casa estava uma carrinha da Infra-estruturas de Potugal. Que me abordou e a primeira coisa que eu lhe disse é que " Quero distância".

Ele disse-me que “É proibido andar aqui de bicicleta.”
Eu: “Não é. Mostre-me lá no Código onde é que diz que é proibido eu andar aqui de bicicleta.”
Ele: “Está ali um sinal atrás a dizer IC22. Quer ir lá ver?” https://www.google.com/maps/@38.7857594,-9.1685625,3a,25.4y,350.63h,87.46t/data=!3m6!1e1!3m4!1suHZjXA57WKWNO2kotwbckw!2e0!7i13312!8i6656

Eu: “Não. Não vou andar de marcha-atrás aqui. E está ali atrás um sinal a dizer localidade de Olival Basto” https://www.google.com/maps/@38.7855877,-9.1685289,3a,27.3y,358.42h,88.26t/data=!3m7!1e1!3m5!1sFenHPJM5Bz18do7R9iVHMw!2e0!5s20180901T000000!7i13312!8i6656

Ele: “Não pode andar aqui. Se quiser dê a volta pela Serra.”
A minha cara medonha de estupefacção com o que ele disse falou bem mais do que as palavras.
A Serra é bem longe, eu ali estava perto de minha casa.
Eu: “O que eu faço às vezes é descer pelo passeio do outro lado, mas agora não vou para lá respirar o ar das pessoas que lá andaram.”
Ele: “Para a próxima, chamo a Polícia que é para não estares armado em Papagaio.”

Que eu saiba, só os sinais:
C4E - Trânsito proibido a peões, a animais e a veículos que não sejam automóveis ou motociclos
Indicação de acesso interdito a peões, a animais e veículos que não sejam automóveis nem motociclos com cilindrada superior a 50cm3.

C4F - Trânsito proibido a veículos de duas rodas
Indicação de acesso interdito a todos os veículos de duas rodas.

C3G - Trânsito proibido a velocípedes
Indicação de acesso interdito a velocípedes.

H24 - Auto-estrada
Indicação de entrada numa auto-estrada, vigorando na mesma, por consequência, as regras de trânsito especialmente destinadas a esse tipo de vias.

H25 - Via reservada a automóveis e motociclos
Indicação da entrada numa via destinada ao trânsito de automóveis e motociclos.

Não existe em todo o percurso indicado nenhum dos sinais que aqui enumerei.
Tenho a matrícula do “interveniente” decorada (68-TC-53). Acham que devo fazer queixa deste ignorante do Código da Estrada que tem o acaso de trabalhar na IP? Se sim, a quem?

Ou será que o ignorante sou eu e a placa de IC proíbe-me mesmo de andar ali?

E quem é que lhe disse a si que eu não tenho estado confinado em casa?
E o que tenho feito fora de casa têm sido somente compras.
Além de que essa comparação não faz sentido nenhum. Uma coisa é saír nas redondezas de casa para uma volta rápida,sem contactar com ninguém, outra são passeios de muitos Kms para o Algarve com estadia e finalidade de férias de pelo menos vários dias na casa de outrém.
Eu, este ano, por muito que tal me custe, nem vou passar a Páscoa à “terrinha”, e não vou estar presente em dois aniversários de familiares que calham ambos ao Domingo.

@Zientara a fazer as suas intervenções sensatas e razoáveis como sempre.

Sérgio caga nesse gajo… há estúpidos que se acham espertos… o nosso potugalinho está cheio disso. Mas foquemo-nos em Portugal.

Os passeios higiénicos estão contemplados nas excepções por algum motivo. O confinamento absoluto em casa representa elevados riscos para a saúde, ao mesmo tempo que a única coisa que é necessária garantir para que não hajam correntes de transmissão é o distanciamento social.

Ontopic: Sim, acho que deves apresentar queixa. Tens toda a razão naquilo que expões. IC (itinerário complementar) é apenas uma categorização de vias na rede rodoviária nacional… que não produz quaisquer efeitos em termos de código de estrada. A única categoria de estrada que produz efeitos em termos de código de estrada, é a auto-estrada.
Era só o que faltava aquele tipo de sinalização que serve para marcar agora quisesse dizer alguma coisa em termos de proibição de tráfego. É que não só são só os IC’s que usam aquelas placas… também os IP’s, EN’s, e ER’s (estradas regionais… acho que muita gente também não conhece esta). Isso seria o suficiente para isolar completamente centenas de aldeias e vilas do interior onde de repente deixava de se poder sair ou entrar… sem ser de carro.

1 Curtiu

Isso é acesso a uma localidade…
O IC22 começa a partir desse ponto na faixa mais ao lado que podes verificar com a alteração dos limites de velocidade para (80km).
Além de berma praticamente inexistente sem possibilidade de escapatória (rail) ainda existem os buracos :roll_eyes:
Por esses aspetos, visibilidade e fluxo de trânsito uso a outra passagem… (A que a ciclovia ficou no papel)

Estive a navegar no Google Maps’ Street View e não vi lá nenhum sinal de Limitação de velocidade a 80 Km/h.

Olá,

Não sei se há outros sinais, mas aquela tabuleta informativa não te proíbe de circular de bicicleta aí. Pelo que percebi, também já aí passei umas poucas vezes para ir para o Teatro da Malaposta. Das últimas vezes, optei pelo passeio que passa próximo de uma estação de serviço, mas já foi há uns meses. Mas nunca vi sinais que me proibissem de circular aí de bicicleta.

Para a próxima nem percas tempo a discutir com esse ignorante. Duvido que ele tenha autoridade para te mandar parar.

abraços

1 Curtiu

Ups… Tens razão. A memória prega partidas.

No acesso ao Olival Basto não existe outras proibições além do limite de velocidade… No acesso à IC22 sim.

O limite que pretendia referir é (na primeira imagem) de 50km.
Pelo Google o acesso à A8 não tem placa de proibição que vês no acesso à IC22 :roll_eyes:
Aparentemente a área de conceção começa neste ponto…

2 Curtiram

A mim, o que me poderia deixar duvidas era o SINAL DE FUNDO AZUL:

Este aqui em cima na foto é branco (foto de cima) o anterior é azul… Antes da ponte do metro.
A confusão que para aqui vai na sinalização até poderiam mandar bitaites no alto da calçada da carriche não fosse a estrada do desvio :grin:… e já agora o sinal de proibição que encontras no acesso das autoestradas. (curiosamente só o vêz no acesso ao IC22 que confirmei pelo Google :joy:)
A ser colocado um sinal desses até as scooters deixavam de poder circular por aí… Não existe qualquer lógica nisso se não puderes sair antecipadamente da “armadilha”.
Repara que essa sinalização que possa limitar simplesmente não existe sejam scooters ou bicicletas.

Podes ver que apenas existe o sentido obrigatório e perda de prioridade para quem vem da estrada do desvio.
Quem circula na “via rápida” não vê nada para além de limitação de velocidade.

2 Curtiram

Muito rapidamente:

  • Só sinais de proibição ou obrigação podem impedir alguém de circular numa estrada com um determinado tipo de veículo;

  • Surpreende-me que tenhas perdido mais que dois segundos com uma pessoa que não tem autoridade nenhuma (para além da frustração de não a ter e querer meter-se em bicos de pés);

  • Que não tenhas ficado com os dados da pessoa, apontado a matrícula do veículo da IP, ou até chamado a polícia para o meter no sítio.

1 Curtiu

Não fiz nenhuma reclamação a ninguém, mas foi pôr uma publicação a desclassificar o funcionário na página Facebook da IP: