Lisboa Para Pessoas

O Lisboa Para Pessoas vai ser uma publicação digital e comunitária sobre mobilidade sustentável em Lisboa, e a vivência da cidade e do seu espaço público. Um espaço para todos os que usufruem ou querem usufruir de uma cidade mais humana, mais verde e mais democrática. Estará disponível a partir de Fevereiro de 2021.

Independente, colaborativo, convergente e sem fins lucrativos, o Lisboa Para Pessoas quer ser uma ferramenta útil para quem se desloca a pé, de bicicleta ou de transportes públicos em Lisboa. Ser um veículo de informação e novidades sobre a cidade, agregando projectos, iniciativas e entidades, e ao mesmo tempo documentar e arquivar a evolução da cidade.

Criar o Lisboa Para Pessoas acabou por ser um desafio maior que aquele que esperava. Mais de 160 conteúdos foram escritos sobre o que se passou em Lisboa em 2020 para que a publicação não nasça como uma tela em branco e sirva também de documentação das mudanças que cidade atravessa. Existem ainda guias úteis sobre que ruas pedonais existem em Lisboa, onde existem oficinas para reparar bicicletas ou como entender a rede complexa de transportes públicos. Há ainda espaço e tempo para se falar de jardins, comportarem ou agricultura urbana, páginas com dados sobre a cidade, mitos e dúvidas comuns e inspirações, e uma área onde poderão nascer conteúdos originais (podcasts, workshops, etc).

O Lisboa Para Pessoas nasceu da constatação da dispersão de informação útil e interessante por diferentes canais. Ambiciona, por isso, ser um ponto de encontro de ideias, iniciativas e notícias, interligando utilizadores do espaço público, instituições políticas, movimentos e associações, negócios e autoridades.

O Lisboa Para Pessoas será, formalmente, um órgão de comunicação social, misturando jornalismo com um lado comunitário e activista. Enquanto o projecto não é tornado público, convido-vos a juntarem-se às nossas redes sociais e também a partilhar a página em baixo com os vossos amigos para sermos uma comunidade ainda maior: lisboaparapessoas.pt.

7 Curtiram