Manual de estacionamento para bicicletas

Suporte para bicicletas MUBi. Este desenho técnico tem as medidas que estão dentro dos padrões internacionais sobre estacionamento para bicicletas, e é recomendado pelo projeto “Selo amigo das bicicletas” da MUBi. Caso queira obter um, basta levar o desenho CAD em imagem vetorial a qualquer oficina de serralharia de metal, que por certo farão o dito suporte sem qualquer dificuldade. Caso o solo não seja sólido o suficiente, numa das extremidades deverá colocar-se uma sapata de betão.

http://mubi.pt/?attachment_id=3081


Possíveis serralheiros e empresas, com trabalhos realizados:



###NUNCA INSTALAR DESTE TIPO:

Comummente conhecidos por entorta rodas, são infelizmente comuns devido ao baixo custo. Danificam a roda dianteira, empenando a jante, e as bicicletas são facilmente roubadas, pois não ficam presas no quadro.

5 Curtiram

Seria interessante obter dados sobre a percentagem de parques de estacionamento para Bicicletas que sigam esta recomendacao do projecto “Selo amigo das Bicicletas”.
Receio, em Lisboa, que nem 10% dos parques de estacionamento teem estes suportes.

1 Curtiu

Que tenham estes parques para bicicletas em Lisboa, conheço dois ou três, e após muita insistência dos ciclistas em causa. Mas não custa nada todos insistirmos.

O Saldanha foi um caso de sucesso :slight_smile:

«Vejam bem que lá no trabalho temos lugares de parqueamento para 25 bicicletas. E ontem apenas sobrou um lugar! UM LUGAR! Jesus nosso senhor, como é possível? Parece a praga dos gafanhotos descrita no testamento! Eles vão ocupar tudo!

Enviei uma missiva ao responsável do edifício com quem tinha falado há uns meses a pedir suportes em U (no ano passado e que após uns tempos foram lá colocados - ver aqui) a dar os parabéns pois a colocação de mais suportes redundou num grande sucesso e a questionar se não seria hora de ponderar colocar mais suportes (tipo, mandei o barro à parede).

Resposta passado apenas umas horitas:
"Muito boa tarde, estamos em franco progresso.
É o sinal dos tempos.
Estamos em mudança de hábitos mas não com a força e a convicção que devia estar instalada na comunidade.
Na nossa cidade os condutores de 4 rodas, ou a maior parte, ainda vêm a bicicleta como um estorvo.
Bom, vou providenciar o aumento da capacidade do parque."

Este Homem é um Senhor!»

Vamos a ver se mete mais uns U’s invertidos!

2 Curtiram

muito boa iniciativa @Nuro_Carvalho
btw, os suportes são de jeito ou são entorta rodas?
Mostraste-lhes o catálogo da MUBi? :slight_smile:

Pimentel, reler isto:

1 Curtiu

Uma bela fotografia disso, mas é!

Que bela e castiça resposta que o teu interlocutor te deu. :smiley:

Bom, entretanto já vi as fotos no teu blog Nuro. Que luxo! Eu se visse esta imagem sem contexto pensaria que era num país qualquer do Norte da Europa!

:thumbsup:

5 Curtiram

dia em que estava quase cheio, faltou um lugar para ficar 100%, estava assim:

6 Curtiram

Já agora, quem teve a experiência da mandar fazer, em q material foram feitos? Aço galvanizado?

E quanto ao preço, por quanto fica, mais ou menos, cada suporte?

2 Curtiram

O Pimentel fez um email sobre isso:

"Quero apenas referir que sou ciclista assíduo, e que orgulho-me em não ter
carro. Não uso somente a bicicleta em ocasiões solenes ou em passeios
dominicais, pelo contrário, faço deste meio de transporte o meu modus
mobili.

Um dos problemas com que me deparava era precisamente, arranjar sítio
para guardá-la
em casa, ou mesmo na garagem. Informei-me em listas de ciclistas e na
Internet e o que econtrava normalmente eram sítios ingleses e estangeiros
que vendiam os ditos suportes
http://www.broxap.com/cycle-storage/cycle-stands/cul-mor-cycle-stand, a
preços que considerava demasiado caros (cerca de 50
libras+transporte+instalação indo ficar tudo por certo perto dos 100€).

Decidi então procurar nos pequenos artesãos nacionais, aqueles que não têm
sítios na Internet para venda dos seus produtos, mas que no entanto fazem
um excelente trabalho. Assim sendo, encontrei aqui pela zona de Lisboa a
oficina do Sr. Aleixo, e não ganho nenhum extra em publicitá-la, e o
serviço ficou feito de forma impecável

Pedi um suporte de parede para prender a bicicleta, feito à medida e o Sr.
Aleixo instalou-me um suporte em aço inox (não enferruja) para prender
bicicletas à parede, com instalação incluída (buchas, parafusos e ainda uma
cola especial para ficar bem agarrado à parede). O Sr. Aleixo faz à medida
e coloca onde quiserem (no meu caso foi na garagem)

Seguem as fotos:

<

>

<

>

O nome do artesão é Sr. Aleixo e a sua oficina é na zona de Lisboa.
Trabalha muito bem e o preço que me praticou foi bem menor em relação aos
ditos 100€ que teria de pagar se tivesse comprado pelo dito sítio inglês. O
contacto do Sr. Aleixo é 914815611 <914815611>

Pode ser colocado numa garagem, em frente a um estabelecimento comercial ou
mesmo numa zona comum de uma empresa. Agora, sinto-me muito mais seguro ao
guardar abicicleta, e não tenho de a trazer para dentro de uma arrecadação
ou dentro de casa."

3 Curtiram

obrigado pela citação @agp10701

sim, contactei um serralheiro que mas fez, mas pergunta também ao @Nuro_Carvalho que ele deve ter informação relevante.

Em qualquer caso, se levares o projeto/desenho da MUBi a qualquer serralheiro mecânico, ele faz-te sem problemas. Até podes enviar a vários o pdf a pedir orçamentos.

1 Curtiu

Bem verdade, muitos proprietários continuam a insistir nos detestáveis entorta rodas!

Quando alguém quiser instalar uma coisa destas, digam que mais vale não fazer nada e poupar o dinheiro.

1 Curtiu

Ò João, os desenhos não especificam qual o material. E para pedir orçamentos é preciso dizer qual o material.

No caso do suporte da foto, preso à parede, a quantidade de material deve ser cerca de 1/3 (não tem as duas pernas) da de um tipo-Sheffield … pelo q o custo mais elevado do aço inoxidável não tem uma importância tão grande.

1 Curtiu

Podes escolher o mais barato: ferro ou ferro galvanizado. Mas depois é preciso pintar, para evitar ferrugens. Também podia ser em aço inox, mas seria muito mais caro.

eu paguei 40€ por cada um, mas foi em desconto

1 Curtiu

Posso tentar pedir o contacto lá na empresa. Darei notícias.

1 Curtiu

Obrigado :smile:

Bem, aqui: http://www.broxap.com/sheffield-cycle-stand-4.html em

  • aço (aço, e não ferro) galvanizado ficam por 30GBP (42EUR),
  • aço galvanizado e pintado 35GBP
  • aço INOX 304: 65GBP
  • aço INOX 316: 79GBP
  • revestido com poliuretano: 88GBP

Em aço inoxidável ficam sensivelmente ao dobro do preço do q em aço galvanizado, para além de em INOX darem um ar assim um bacado de casa de banho :wink:

Sobre o desenho lá em cima, são detalhes, mas é normal as dimensões estarem em mm e não em metros … e penso q algumas dimensões poderiam perfeitamente ser arredondadas.

3 Curtiram

Repara que eu paguei 40€ com transporte e montagem incluídos. O preço que vês diz respeito apenas ao custo do produto. Tem em conta também o preço do transporte, que do RU e considerando o peso, pode ficar um pouco caro.

Estava a comparar os preços entre eles. E, sim, suponho q mandando vir coisas destas do RU possam ficar ao dobro do preço.
O q eu estava a pensar é q, se no RU o produto fica a esse preço, cá deverá ficar a um preço idêntico.

Suponho q os q tu mandaste fazer foram com as sapatas quadradas (como no desenho) e aparafusados ao chão, e não embutidos no chão.
Aquilo aparafusado ao chão, se for posto em locais públicos, aguenta com um encostos?