Manual Espaço Público da CM Lisboa

Excelente manual da CML, indicado pelo @antoniopedro, que mostra que existem bases para o espaço público não ser um laboratório de experimentação mas algo que já está bem definido e detalhado para o planeamento e execuação.

http://www.cm-lisboa.pt/viver/urbanismo/espaco-publico

http://www.cm-lisboa.pt/fileadmin/VIVER/Urbanismo/urbanismo/espaco/Lisboa_-_O_Desenho_da_Rua_LowRes.pdf

Ainda não tive tempo de ler com atenção, mas ide ver por exemplo a página 159: “Estacionamento de bicicletas”

3 Curtiram

Já estive a passar os olhos e parece-me excelente. É preciso é que seja adoptado em todas as intervenções no espaço público.

1 Curtiu

Fico muito contente que a câmara se mostre em sintonia com as ideias que são hoje as melhores práticas de urbanismo. Vamos esperar que essas ideias se concretizem!

2 Curtiram

Espreitei o documento e parece-me realmente muito bom. Mas é caso para
dizer que o manual está à frente do seu tempo - agora falta é que a
realidade corresponda ao que está no manual…

Já dei uma vista de olhos e parece muito bom. Espero que muitas das ideias sejam mesmo implantadas. E devia haver algo parecido mas de âmbito nacional para ser aplicado em todo o território e não apenas em Lisboa.

3 Curtiram

Há muitas coisas por onde melhorar.
Ontem subi a Rua de S. Bento em Lisboa pela primeira vez (até à data só tinha descido) e, apesar de ser uma subida perfeitamente fazível com uma bicicleta convencional, as velocidades entre bicicletas e carros naquele troço são muito díspares e a ansiedade e o stress dos automobilistas acabam por afectar também o conforto e o lugar do ciclista na estrada. Pelo menos, por mim falo.
Tudo para dizer que no fim, onde se torna um pouco mais inclinada, desmontei até um pouco antes do semáforo… e não devia ser assim. Tudo e apenas porque não me sentia confortável a pedalar ali.

1 Curtiu

Pois, confere. A sensação que tenho nessa rua é exatamente a mesma: é
desconfortável por estarmos sempre a sentir os apressadinhos atrás de nós.

Pedro Sanches

No dia 6 de dezembro de 2016 às 12:09, José Miguel Ramos Modesto <
[email protected]> escreveu:

E eu tenho menos perninhas que tu.
Pelo menos, nunca tentei, mas sei que nunca subiria a Infante Santo com a mesma pinta que tu lol

Eu iniciei há alguns meses, na core, um texto para dar um parecer sobre este manual, mas já não sei onde anda isso, até porque já não estou na core. Em geral está bem feito, embora em relação aos contra-flows tinham uma colocação na via que não me pareceu bem por causa dos conflitos nas intersecções, parecia que tinha sido tirado do contexto inglês. Tinha também algumas imprecisões sem importância. Mas é um passo muito grande, esperemos que seja devidamente utilizado.

2 Curtiram