Medidas pro bike em Paris

Quando pensamos que isto em Lisboa até não está mau, mas faltava ao Medida mais… coisos

Chega a lição de uma senhora em Paris :slight_smile:

“Hidalgo told the Journal du Dimanche she wanted to “divide by around half the number of polluting private cars” in Paris”

“Drivers’ organisations were furious and complained that lengthy traffic jams caused by the closure were increasing pollution. The police have said the roads will be reopened if there are long-term problems, but City Hall insists they will remain closed.”

2 Curtiram

A Anne Hidalgo é muito corajosa, sem dúvida. Mas há uma coisa importante a ter em conta e algo que de certeza a deixa mais à vontade para tomar este tipo de decisões: a maioria dos condutores que protestam estas regras e que precisam mesmo destas “avenidas” são moradores dos subúrbios que nunca poderão votar contra ela em eleições autárquicas.

2 Curtiram

É mais ou menos o que acontece em Lisboa também. Diria que os que mais “estrabucham” contra as obras são também os que vêm de fora.

Lá como aqui há controlo dos níveis de poluição e sanções UE em caso de superação de certos níveis. Havia um bom artigo no El Pais há umas semanas sobre isto. Em Portugal acho que só a avenida da liberdade chega aos calcanhares das grandes artérias parisienses. Pedalei por lá há poucos dias e fiquei a pensar que na subida da almirante reis se respira ar de montanha quando comparado. Fiquei com a impressão que a Mme Hidalgo não tinha assim tanta escolha.

1 Curtiu

porque será que a av liberdade fica tão pior do que a almirante reis (ou a republica antes das obras)? não costumo passar muito por lá… mas será que está sempre trânsito?

curiosamente no fim de semana estive com uma senhora francesa, e por acaso falamos na Hidalgo… ela disse que não gostava nada do que ela estava a fazer a paris xD

Aqui está o mapa da poluição na Europa publicado no El País há dois meses.

Mesmo com as alterações no marquês e no sentido de transito nas laterais, a coisa não é muito famosa na avenida da Liberdade em Lx.

1 Curtiu

Está sempre um trânsito infernal na Liberdade. Acho que consegue ser pior que as outras avenidas…
Para lá disso, julgo também que a intensa arborização, que não acontece nas outras avenidas, dificulte a circulação do ar e favoreça a concentração dos gases. Eu acho que estava na altura de avançarmos para restrições mais apertadas (e restrições a sério…) de circulação automóvel no centro da cidade.

1 Curtiu