Mini-série Chernobyl - mais uma asquerosa propaganda do Petróleo

Idiota para ti que vives confortavelmente no centro da cidade. Pergunta ao agricultor com 10 hectares para lavrar o que vai fazer se o gasóleo agrícola aumentar de preço 10 x! O pão vai de facto faltar na tua boca porque deixará de existir quem o produza pelo preço que tu estás disposto a pagar.

Claro que é energia, não me parece é que tenhas noção da magnitude dos consumos.

Sim,temos ambos razao. Ou seja solar o pico é durante o dia,que tirando as empresas,nao existe muito consumo. O pico de consumo ha de ser entre as 19h e as 23h. Apos essa hora o consumo é residual e quase tudo o que as eolicas produzirem tambem poderá ser aproveitado para bombear agua a montante…

A segunda, 24/06/2019, 16:09, Aónio Eliphis via Fórum da MUBi [email protected] escreveu:

1 Curtiu

Não me precisas de mostrar, pois não tenho feito outra coisa neste tópico, da preponderância do petróleo no mix energético nacional. A tese que precisas de demonstrar é aquela que dita que caso o petróleo passe para o dobro, o povo deixa de comer pão. Esqueces-te que a economia de mercado é um sistema muito complexo, adaptativo e dinâmico. As pessoas aqui na Holanda não deixaram de ter mobilidade, bem pelo contrário, quando o governo aumentou brutalmente ao longo dos anos o preço dos combustíveis. Encontraram alternativas. E a Holanda é hoje apenas o segundo maior exportador do mundo em produtos agrícolas em valor nominal, apenas superada pelos EUA, isto com uma área pouco maior à do Alentejo.

Assim os cidadãos , todos mais ou menos produtores de energia verde, ficariam com uma fonte de rendimento…

https://core.ac.uk/download/pdf/29388220.pdf

Como podes ver existem subsídios ao consumo de energia na produção agrícola. Devem ser essas as “alternativas” :grin:

Barragens reversíveis?
Pelo que ouvi dizer nunca são muito eficientes… são?

à noite???
as industrias e actividade económica gastam é de dia…

Centrais de bombagem, tipicamente com 50% de rendimento , melhor que zero

À noite sobe o consumo doméstico, mas este representa 25% do total

1 Curtiu

O paper é interessante. Mas queres citar a passagem em questão? Pelo abstract apenas vejo ser abordado o rácio entre energia gasta vs energia alimentar produzida (food energy, i.e. calorias)