tens de deixar algum espaço entre os carros para entrar e sair , assim ja tens 5m
sim, as maiores medidas anunciadas para a carris foram as carreiras de bairros (cujo target é pessoas idosas ou de baixa mobilidade ja que qualquer um de nos faz os percursos a pé mais rapido que o bus), a aquisição de novos autocarros e as supostas carreiras em corredor bus de “alto desempenho”.
entretanto, estão a expandir o E15 até Santa Apolonia para ligar ao novo terminal de cruzeiros e fazer ligação com a estacao de comboio.
em relacao aos corredores BUS, isto é o apresentado:
esta é a unica medida que efetivamente pode fazer algo serio pela mobilidade e para ganhar novos clientes… mas tambem sera a mais dificil de implementar ja que rouba espaço aos carros, pelo que é a que mais facilmente irá cair no esquecimento, ate porque o que foi apresentado tem algumas coisas estranhas:
-para começar, é (quase) impossivel por o 728 em direcao ao parque das nacoes em faixa bus, já que a faixa BUS que antes existia foi convertida em ciclovia, e nao vao deixar aquela avenida com apenas 1 faixa para carros.
-o 750 passa na 2a circular onde tambem dificilmente conseguem por faixa bus sem contestação de toda a gente. passa ainda em zonas onde acho que apenas ha uma faixa, pelo que nao sei como tencionam por faixa bus ai.
o 756 passa na Calouste Gulbenkien onde ha um mes alguem da CML me disse por email que nao podiam por la faixa BUS para permitir escoar o maximo de transito em direcao à ponte.
Passa tambem na Joao XXI onde bem podiam tirar uma faixa de carros à superficie já que ha 2 em tunel para os carros… mas visto que aquilo de manhã nao anda nada e tem estacionamento, é mais uma daquelas onde nao me parece que tenham coragem.
por outro lado, o 736 já é quase todo em faix.a BUS (pelo menos no percurso Campo Grande → Cais) pelo que pouco vai mudar ai.
o 15 ja é bus até alcantara , depois disso é um misto, mas duvido muito que em belem consigam fazer grande coisa.
resumindo, a ideia nao é má , mas cheira me que não passa disso… pelo menos com a experiencia de prometer e nao fazer dos ultimos anos no que toca a melhorias para autocarros…