Moradores pedem “revisão completa” da circulação automóvel nas Avenidas Novas

essas % são em relação ao ano anterior?

Há quase vinte anos a trabalhar aqui nas avenida novas, nos raros dias em que pego no “motão” vejo que os lugares escassiaram. Mas aqui na av Elias Garcia acabaram esta semana de eliminar alguns lugares de estacionamento para criar/aumentar parque para 2 rodas.

1 Curtiu

Sim, são comparações anuais. Básicamente as vendas andam em redor das 600-800 unidades por mês durante os meses de inverno e 1300-1700 por mês durante os meses de verão. É um valor que se mantém sem grandes variações desde há pelo menos 4 anos. Mas isto apenas para as 125 , Para as outra gamas não vi. De qq forma chamar “peste” a um veículo económico que ocupa pouco espaço na via e no estacionamento parece-me apenas mais uma manifestação de elitismo motard.

Sim, correcto, de facto.

não sei se percebi bem, mas assim se são variações em relação ao ano anterior quer dizer que o nº de motas vendidas aumentou muito, e depois manteve-se lá em cima, p.ex. em 2011 e 2012 venderam-se praticamente o mesmo número, e nunca mais se voltou aos valores de 2009

De facto o número de vendas das 125 aumentou para um valor estável. Anteriormente nem existiam vendas nesse segmento.Mas não são muitas.
Em 2008 venderam-se:

  • 7200 ciclomotores e motociclos <=50
  • 10700 motociclos >50
    Total 17900

Em 2016 venderam-se:

  • 2600 ciclomotores
  • 12100 motociclos (>50 <=125)
  • 7500 motociclos >125
    Total 22200

Temos um crescimento de 4300 veículos por ano. Não me parece exponencial, bem pelo contrario. O número de concessionários manteve-se estável e em algumas marcas até se reduziu.

Grosso modo, boa parte dos utilizadores de ciclomotores migraram para as 125.Surgem 4300 novos utilizadores por ano e os restantes terão vindo de cilindradas superiores ? Estranho!