Quem disse? Vejo-o diariamente. São inúmeras a passagens em vermelhos, stops, atravessamento de passadeiras, desrespeito pelas regras de prioridade realizadas pelos auto-denominados ciclistas.
Exactamente, eu cumpro, e por isso, sou chamado de parvo quando paro num vermelho de bicicleta!
Eu tb vejo diariamente isso, mas é aos milhares e por veículos que pesam mais de uma tonelada.
Este tópico é para debater o tema de autorização de motociclos na via de BUS no Porto e em Lisboa.
Bom, se isso der para as electricas por 1 loophole qualquer é fixe, mas torna ainda mais critico aprovar para todas
já imaginaram 1 taxista na faixa bus, com uma bicla electrica a ocupar a via, e depois na via à direita 1 numa bike tradicional ^^
não acham que é altura de preparar uma coisa simples pro Medina? Acho que toda a gente compreende que é muito mais perigoso circular na via à direita do bus, sujeito a levar razias dos dois lados.
agora com a ciclovia já não é critico, mas p.ex. a subir a fontes pereira de melo até já cheguei a ser repreendido por um policia por NÃO ir na via bus ^^
se ha coisa que ja percebi é que o medina é super acessivel.
responde a tudo no facebook, até mensagens privadas… penso que seja dos poucos politicos em portugal que faz isto … penso que seja algo que podemos / devemos usar a nosso favor.
epa… ele curte redes sociais… ha pouco tempo fez um live onde se podiam fazer perguntas em direto e ele respondia.
nao sei se é mesmo ele que responde a TUDO , mas sao sempre respostas bastante pessoais e bem feitas que respondem com detalhe ao que se pergunta, nada como as respostas Genericas que nunca respondem a nada que se recebem sempre que se manda um email para a CML.
Perguntei ao Medina sobre eventuais bus+bici , dando o exemplo da bramcaamp, a resposta foi negativa:
seja ele ou um assessor, é interessante como dá sempre respostas bastante completas
Caro Pedro, não. não vamos avançar por aí. A nossa prioridade é criar uma rede ciclável, segregada ou em vias 30 partilhadas, com mais de 150 kms.
Este ano contamos, com as obras em curso ou acabar, como a do eixo central, ter 90 kms concluídos, a juntar aos 60 já existentes.
As novas ciclovias, que já deve ter reparado têm uma cor verde, respondem a uma lógica de mobilidade e não de lazer, como as primeiras
. É assim que pretendemos garantir uma melhor circulação de bicicleta. A utilização dos corredores BUS acarreta problemas para os transportes públicos. Em muitos casos, a subida da Fontes Pereira de Melo ou da Brancamp, por exemplo, as bicicletas atingem velocidades inferiores a 20 kms (mesmo para uma pessoa com boa constituição), atrasando o transporte colectivo. Não é tão seguro como as ciclovias e causa transtornos adicionais. Penso que, com o investimento que estamos a fazer, também com a rede de bicicletas partilhada que estará montada no terreno até ao verão, teremos uma cidade muito mais amiga das bicicletas. E dos modos suaves de mobilidade.
Tb me respondeu quando enviei um pedido para analisar esta ideia:
“Já tinha visto o seu blog, e gostado do que li, a propósito da avaliação que fez às obras na zona do eixo central. Quanto à ideia que refere, ela extravasa as competências da CML. Estamos interessados, e vamos avançar rapidamente, no aumento dos corredores BUS e na progressiva segregação dos mesmos em vias de maior impacto. Idealmente, também devíamos ter corredores de alto desempenho à entrada da cidade. Uma tarefa metropolitana mas que, com tempo, estamos certos lá iremos chegar. Obrigado pela mensagem e cumprimentos.”
O post que ele se refere da avaliação às obras do eixo central é este:
Não vou entrar em diálogo para não massar o homem (ele ou um assessor), mas pelo menos sei que anda a ler o que escrevo na blogosfera, já é bom!
Pode-se fazer uma coisa: utilizar toda a faixa normal sempre que houver uma faixa BUS e usar uma camisola com “Queixe-se à Câmara Municipal” nas costas!
Acaba por ser relativo. Por exemplo, a descer a Avenida da Liberdade consegue-se ir à mesma velocidade dos carros, não atrasamos ninguém. É mais seguro que ir nas vias mais à esquerda, e mais rápido que ir nas laterais onde supostamente é “o nosso espaço”.
entretanto é oficial, vao alargar a maioria dos bus a motos:
pelo que percebi a regra é permitir as motas no bus em todas as ruas onde haja bus e 1 ou mais faixas para carros.
ruas 100% bus (tipo estrada de benfica) nao estao incluidas.
incrivel como as bicis ficam de fora disto por serem vistas como um empecilho.
E que tal pedir ajuda ao ACP? xD
A malta dos popos certamente preferia ver as bicis no corredor bus
@MCostaHenriques Acho que deviamos aproveitar a proximidade do marquês e concentrar a próxima MC na braamcamp e duque de loulé, e outras na zona onde são só 2 vias, a normal, e a bus ^^
Antes disso ainda se lembravam era que, como é óbvio, os automóveis devem poder andar nas vias BUS! Então as motas, as bicicletas, e toda a gente pode, menos os carros??! Mas que é isto??!?!?!?
Direitos e deveres iguais para toda a gente! Os automobilistas já são os que mais pagam, e ainda são os que menos usufruem da estrada???
@Three, eu continuo sme perceber porque é que de vez em quando se sai com alguma deste género… o Pedro em momento algum mandou uma crítica às motas, ou à permissão do uso das vias BUS por motas.