Multa por circulação fora da ciclovia

Recebi hoje uma notificação dos Srs. Agentes da GNR de Ilhavo por circular fora da ciclovia na Rua da Fábrica em Ilhavo:

Isto surge na sequencia da denuncia de ultrapassagem a menos de 1.5m dessa carrinha de caixa aberta que se vê na foto.
Vou impugnar esta situação, porque na minha opinião, não só a ciclovia está em patamar com a estrada como tambem é separada por uma faixa de estacionamento deitando assim por terra o argumento de ser obrigatória (para isso, teria de ladear a faixa de rodagem)

Assim que tiver mais noticias logo informo.

PS: A ciclovia é tão ridicula e está em tal mau estado que nem a velhota que vem em sentido contrário lá anda.

7 Curtiram

Não há obrigatoriedade de se circular de bicicleta em ciclovia. O utilizador de bicicleta é livre de usar a ciclovia ou a estrada.

4 Curtiram

image

Retirado de: http://www.ansr.pt/Campanhas/Documents/Campanha%20Ciclistas%202013/CICLISTAS_FOLHETO_2014.pdf

3 Curtiram

O que queres dizer com recebeste uma notificação?

Querem-te multar?

Ainda dizem que os ciclistas fazem o que querem na estrada. Tentam recorrer às autoridades e ainda levam com as culpas.

Sim, recebi uma carta registada, tenho 15 dias para impugnar isto.

Pessoalmente enviaria comunicado aos orgãos de imprensa a acusar a GNR de Ilhavo de incompetência e má fé.

“2 - Diz-se litigante de má-fé quem, com dolo ou negligência grave:
a) Tiver deduzido pretensão ou oposição cuja falta de fundamento não devia ignorar;
b) Tiver alterado a verdade dos factos ou omitido factos relevantes para a decisão da causa;
c) Tiver praticado omissão grave do dever de cooperação;
d) Tiver feito do processo ou dos meios processuais um uso manifestamente reprovável, com o fim de conseguir um objetivo ilegal, impedir a descoberta da verdade, entorpecer a ação da justiça ou protelar, sem fundamento sério, o trânsito em julgado da decisão.”

3 Curtiram

Julgo que a GNR tb está obrigada a possuir um Livro de Reclamações. Qualquer cidadão que ache que os Srs Agentes não estão a prestar um bom serviço, ou a desperdiçar tempo com multas indevidas, pode apresentar uma reclamação, afinal de contas, todos nós pagamos impostos.

1 Curtiu

Artigo 38.º do DL n.º 135/99, de 22 de Abril

O organismo em questão é o:
Posto Territorial de Ilhavo → Details -Mobile GNR

O responsável que assina a notificação: Élio José Ricos Olhos Rosado - ID 2060041

2 Curtiram

Independentemente da resposta ao processo contra-ordenacional, apresentava uma queixa ao MP e à IGAI, por «abuso de poder».
Artigo 382.º
Abuso de poder
O funcionário que (…) abusar de poderes (…) com intenção de (…) causar prejuízo a outra pessoa, é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal.

7 Curtiram

Que filhadaputice. Ao menos aceitaram a denúncia, e vão atuar?

Essa parte desconheço e até já telefonei para o posto no sentido de saber se realmente avançaram com o processo, no entanto rapidamente me disseram que teria de perguntar na ANSR. Mas é um facto de que procederam à recolha de testemunhos (da minha parte) e tal como disse na altura que fui lá prestar declarações: Uma infracção não invalida a outra. Mesmo que eu esteja em infracção (que não é o caso, mas vamos aguardar a decisão da ANSR) o outro condutor tambem não procedeu de acordo com a lei e deve ser autuado, independentemente de eu estar ou nao dentro da legalidade.

3 Curtiram

Update:
Já faz algum tempo que enviei a minha defesa à ANSR e ainda não obtive resposta.
Continuo a aguardar resposta por parte da ANSR.

5 Curtiram

Esta situação é o espelho perfeito da ambiguidade entre o RST e o Código da Estrada.

2 Curtiram

acho que não, por vários motivos, mas um simples é, se alguém anda exclusivamente num parque deve ter esse seguro? e se for nesse parque e na ciclovia que o leva até casa, deve ter esse seguro? e se não, onde traçamos a linha? se um dia a ciclovia estiver obstruída e tiver de desviar pela estrada estará a fazer algo ilegal?

seguros obrigatórios não existem em lado nenhum que eu saiba, e parece uma boa ideia (:

E seguro obrigatório para fazer skate, saltar de paraquedas, apanhar bebedeiras, bungee-jumping :slight_smile: tudo igualmente perigoso

1 Curtiu

Eu nao respondi porque a questao está offtopic. Eu cheguei a “denunciar” isso em tempo oportuno e existem outras threads onde podem discutir isso.