Não há mais fundos europeus para alcatrão

Uma excelente notícia, basta de alcatrão, foi a nossa perdição num país sem recursos petrolíferos endógenos nem indústria automóvel própria. Durante muitas décadas 1/4 das nossas importações foram carros mais combustíveis. Já nem menciono as questões do ambiente ou sinistralidade, foco-me apenas nas questões estritamente económicas e no enorme défice que uma política de alcatrão provocava na nossa balança de pagamentos. O alcatrão foi a nossa perdição desde os anos de Cavaco Silva até Sócrates (Cavaco ao menos usou dinheiro diretamente do OE; Sócrates, como o país já estava quase falido usou endividamento via PPPs ruinosas). Somos dos países do mundo com mais kms de AE per capita ou per km^2. Se considerarmos kms de AE por PIB/capita, estamos no top 3 no mundo. Basta de alcatrão!

E já agora, uma provocação à malta de esquerda, consta que foi o PSD que disse a Bruxelas que não precisávamos de mais alcatrão.

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Parece-me q não há novidade nenhuma neste artigo. A a UE já não dava, pelo menos a Portugal, dinheiro para alcatrão há mt tempo. A excepção foi o PRR, em q o Governo conseguiu meter lá alcatrão.

Bela artimanha do 5G. A UE não deu tudo o q Portugal queria no PRR para estradas. Então desviarmos dinheiro do 5G, e agora a UE financia para o 5G o que o Governo desviou para estradas.

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sim, também reparei na artimanha do 5G, os socialistas são peritos em contabilidade criativa

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Não me parece que haja assim tanta diferença. O ministro do Passos Coelho:

A Comissão sempre teve a posição de ‘nem mais um euro para estradas’ nas negociações do Acordo de Parceria “, recordou ao ECO o antigo ministro do Desenvolvimento Regional. Miguel Poiares Maduro lembra que as chamadas last miles ficaram, mas foram “dos últimos temas a serem fechados” e foi “necessário intervenção a nível político”, já que se tratavam de ligações “instrumentais ao serviço da competitividade”.

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Atenção que não é bem assim… Existe várias exceções.

Estradas a <20km da fronteira, ligação a portos, centros logísticos, centros de ligação multimodal, parques de estacionamento park em ride…

Inclusive uma variante em Bragança creio já foi anunciada, ainda vamos ver muitooo alcatrão pago pela UE, afinal somos peritos em driblar a coisa.

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