O fórum visto por quem não tem conta de sócio

Tentando pôr-me na pele de alguém que não usa o fórum (e talvez nem seja sócio) e que encontra algures um link para o fórum (por exemplo, num post na página facebook da mubi), o que essa pessoa vê é isto:

  • Por um lado, é enganador pois e pessoa que aqui chega não é necessariamente um sócio.
  • Por outro lado, não parece haver nada aqui que clarifique que, caso o utilizador se inscreva como sócio da mubi e se inscreva no fórum como tal, tem acesso a mais categorias.
    Parece que estamos a perder a oportunidade de captar sócios (e também de captar pessoas que já são sócios mas que não se inscrevem no fórum como tal).

Como resolver? Ideias?

6 Curtiram

Continuo a achar que todas as categorias do forum deviam ser de leitura e escrita a todos (menos o forum da MUBI-Core). So’ assim existe muito maior potencial de crescimento.

Caso achem que abrir tudo a todos e’ demais, pelo menos as categorias “Mobilidade Sustentável” / “Bicicleta e acessórios” / “Viagens” / “Educação e cultura” deviam ser de leitura publica a todos, e caso a pessoa quisesse escrever algo, aparecia uma mensagem a informar que tinha de se registar no Forum para poder escrever.

Quem entra aqui ‘a 1ª e ve apenas um "cafe’ central" nem sequer percebe efectivamente do que se trata isto, a menos que va’ um pouco mais longe e leia alguns dos topicos, mas a probabilidade de fechar imediatamente o site e’ grande :disappointed:

Relativamente 'as “categorias” mantenho o que referi algures no outro topico http://forum.mubi.pt/t/forum-mubi-que-estrutura/20/43 Acho fundamental existir uma categoria de compras e vendas :smirk:

Se este Forum pretende crescer e tornar-se a medio/longo prazo o maior forum de ciclismo em Portugal (com maior foco no ciclismo urbano), tem que ter uma categoria com esse tema compras/vendas que puxa sempre milhares de pessoas.

Isso levara’ a que muitas pessoas venham ca’ registar-se inicialmente so’ para vender/comprar uma bicicleta ou componentes/acessorios, mas depois ao darem uma vista de olhos pelas restantes categorias vai trazer novas enriquecedoras mensagens e alguns novos socios que, caso nao tivessemos uma categoria vendas/compras, essas pessoas nem sequer entrariam no Forum uma primeira vez, porque quando pesquisassem no google “comprar vender bicicleta / cadeado / quadro” etc o Forum MUBI nao aparecia.

3 Curtiram

É um problema bem colocado.

Já fui apoiante da abertura do fórum ao público. Mas não é uma posição que me sinta totalmente seguro. O @MarioJAlves levantou sempre boas questões sobre a sua abertura e por isso achei que não valia a pena prosseguir o debate.

Mais recentemente sugeri fechar totalmente o fórum ao público. Acho que como está nem é carne nem é peixe e tal como o João aponta dá uma imagem enganadora. Sugeri também incorporar outras categorias no café central.

Resumindo: sugiro o fórum fechado, com uma categoria para os sócios e os GTs a funcionar de forma autónoma.

1 Curtiu

C’os diabos, não é necessário ir para situações tão radicais!
Porque não substituir-se a mensagem que lá está por outra do tipo:

Caro visitante do Fórum da MUBi, convidamo-lo desde já a “sentar-se” no nosso Café Central e a “ouver” ou participar livremente nas “conversas” que lá se fazem.

Queremos no entanto dizer-lhe que este Fórum é muito maior que o Café Central. Temos secções de Viagens, Bicicleta e Acessórios, Mobilidade Sustentável, Educação e Cultura, etc. Estas secções estão reservadas aos sócios da MUBi, mas é muito, muito fácil fazer-se sócio:

Vá a http://mubi.pt/junte-se-a-nos/faca-se-socio/, inscreva-se e verá o Fórum a “desenrolar-se” à sua frente, como uma estrada num longo passeio de bicicleta"

3 Curtiram

Lembrei-me dessa solução, Rui. Mas se repararmos há uma boa parte dos utilizadores do fórum que usam exclusivamente o Café Central e que serve para tudo. Nem vale a pena investirem em conhecer o resto do fórum porque no Café Central podem iniciar qualquer discussão.

A minha sugestão vai ao encontro do que eram as ML e é uma visão mais prática do fórum.

1 Curtiu

Sim Tiago, aceito isso.
Mas…
Parece-me que o que nos deve preocupar não é o que cada um faz dentro das opções que conhece mas sim o que muitos não fazem por não se aperceberem das possibilidades que há!

4 Curtiram

Não sei se concordo com isso.
Com as mailling list “comias” com tudo.
No Fórum só vais ler o que te interessa.
Lembro-me no tempo das mailling-list de estar a apagar tópicos de enfiada que não me interessavam… :slight_smile:

3 Curtiram

Pois, uma coisa é o que imaginamos que vai ser o comportamento dos utilizadores outra é o comportamento real. Eu achava que o café central podia ser a porta de entrada no fórum, mas hoje já não sei se será assim.

Venham mais opiniões.

Acho que me alinho mais com o que escreveu o @ruifmartins.

Reconheço que uma área de compra e venda iria gerar muito tráfego, mas tenho sérias dúvidas de que esse tráfego se traduzisse em mais do que muito ruído. E é importante não esquecer que mais tráfego pode significar mais custos de manutenção do fórum.

O que o @MarioJAlves tem defendido é que é importante manter o estatuto de sócio diferente de um não sócio, e que se abrimos o fórum totalmente (ou quase), essa diferença dilui-se muito. Tendo a concordar com esse argumento.

abraços

RF

1 Curtiu

Mas Tiago, esse é precisamente o meu ponto, por isso proponho um tipo de texto diferente.
Não é porta de entrada porque as pessoas não se apercebem do que poderá haver para lá dessa porta

1 Curtiu

Sobre esta questão não me pronunciei… não sei.
Se os custos forem financeiros e razoáveis talvez valesse apenas testar o valor de atração desse item. Agora se os custos forem em trabalho de voluntários (montagem e manutenção) aí já acho que não vale o teste. Há tanta coisa importante a fazer…

1 Curtiu

Desde o início do fórum achei que categoria de compras e vendas poderia ser um bom chamariz. Mas não tenho a certeza.

Se as compras e vendas ficarem como sub-categorias do café central acho que se eliminaria o ruído de certa forma. E ficava fora da responsabilidade da MUBi. Pode ser algo a experimentar. A ver se pega e dá trabalho e depois fazer um balanço.

UPDATE: editei a primeira frase que não fazia qq sentido! Pressas! :slight_smile:

Porque é que não me incomoda tanto ou nada que a categoria de compras e vendas seja indexada pelo google e que haja anónimos? Porque neste caso é um serviço sem responsabilidades da MUBi em que o sócio ou outros podem decidir participar ou não. A indexação pode até a ajudar a vender o produto.

Para o resto o meu raciocínio segue outra lógica:

1- Uma associação cívica não pode permitir anónimos nas discussão no seu seio.
2 - Uma associação cívica deve ter a responsabilidade de proteger a identidade dos seus sócios e que estes não sejam indexados pelas maquinas de pesquisa.

O Café Central está fora destas duas regras.

1 Curtiu

Independentemente das questões “de fundo” que exigem discussão talvez nos pudéssemos concentrar um pouco no problema inicial que colocou o @jpbarreto e que não parece difícil de resolver:

Colocar um texto adequado na introdução ao Fórum!

4 Curtiram

Concordo com o @ruifmartins. A frase enganadora no topo da página principal do fórum deve ser corrigida para não induzir em erro.

“Caro sócio MUBi, contribui para os tópicos existentes ou cria um novo tópico na categoria adequada. Participa, és bem-vindo!”

Fui ver como se corrigia essa frase e, aparentemente, não dá para corrigir através da consola de administrador do fórum. Ou seja, provavelmente só editando os ficheiros com o “fraseado” usado pelo discourse.
Eu não tenho permissões para fazer isso. @Bruno_Santos, tu podes ajudar?

O @ruifmartins fez uma proposta numa mensagem mais acima neste tópico. O meu receio com a proposta do Rui é que a mensagem parece ocupar demasiado espaço, pois roubará espaço ao que mais interessa - o conteúdo das discussões.
Idealmente não deveria ocupar mais que 1 linha (quanto muito, 2 linhas).

Além de haver espaço limitado, é pena que a frase seja sempre a mesma, independentemente da pessoa já estar “logged in” ou não. O ideal seria termos frases diferentes consoante o estado do utilizador, mas não parece ser o caso.

Uma alternativa radical ao que o Rui propõe é simplesmente corta-se a tal frase de todo, libertando assim espaço de ecrã.

Outras propostas?

joao

1 Curtiu

Acho que dá e sei onde. Fui eu que escrevi a frase que lá está antes das alterações…

As agora estou com pouco tempo.

1 Curtiu

Pelos vistos a maioria nao se opoe a uma nova categoria “Compras & Vendas”. Vamos experimentar?

Podes adicionar essa categoria @brunobarao @jpbarreto sff

1 Curtiu

Como subs do café…

Diz-me o que devo substituir.

Acrescentar uma categoria de “Compras & Vendas” de leitura e escrita publica @Bruno_Santos

Surgiu-me outra ideia, depois de ver aqui um topico sobre um roubo de uma bicicleta, seria util criar outra categoria de “Bicicletas Roubadas”, como sabem e’ algo muito frequente.
Todos os dias diversas pessoas escrevem, pelos diferentes grupos do FB, “roubaram-me a bicicleta”.

Seria uma categoria importante para termos uma estatistica dos roubos, para quem compra bicicletas em 2ª mao ter um local onde pesquisar as bicicletas roubadas para NAO comprar bicicletas roubadas, e para podermos estar todos atentos e ajudar a descobrir as bicicletas de quem foi roubado.

Não sou a favor de mais categorias ou sub-categorias públicas. Basta ver que para alguns sócios o fórum é o Café Central.

O que é que queremos do fórum? Mais participação no Café Central ou nos grupos de trabalho?