O programa Contas-Poupança da SIC é um embuste

No programa “contas poupança” (este episódio está no top 5 do site da sic notícias) dizem-nos qual o melhor carro para comprar, para assim “poupar”. Mas mais uma vez, estamos perante o paradigma! Imaginam um comercial chegar a alguém que recebe o salário mínimo recomendando-lhe um certo iate comprar para assim poupar?

Poupar na mobilidade é nem sequer comprar um carro.

3 Curtiram

Não me digas, é comprar uma bicicleta para fazer 2 x 50 km por dia? Demagogia. Se o conseguisse fazer inscrevia-me na volta a França.

Poupar na mobilidade é ficar quieto como um vegetal.

1 Curtiu

Não, é usar o comboio ou o autocarro para fazer 2 x 50 km por dia. :slight_smile:

1 Curtiu

Se existirem, algo que não sucede em muitos locais, ou existindo não garante o serviço como a linha do Oeste por exemplo

2 Curtiram

Pode acontecer. Eu tenho um amigo que mora em Torres e trabalha em Entrecampos. Vai e vem todos os dias de autocarro e nunca o ouvi queixar-se. Vou perguntar-lhe melhor se a oferta é escassa.

1 Curtiu

Um passe desses custa 118,45 € por mês. Mas se o destino forem os parques empresariais de Amadora e Oeiras já passas dos 150 €.

1 Curtiu

Contas por alto, usando o Autocustos, de Torres a Entrecampos todos os dias úteis de carro teria um custo de cerca de 650€ por mês.
Não me parece muito pagar 120€ por um passe mensal, pois de TP existiria uma poupança de 530€ mensais. Um carro, só transportando 5 passageiros seria minimamente rentável.

2 Curtiram

Esses valores do autocustos têm muito que se lhe diga,. Boa parte deles continuariam a existir simplesmente porque poucos são os que residem a uma distância a pé da estação e acabariam por ter automóvel de qualquer forma até porque a oferta de TPs reduz-se fortemente ao fim de semana e se quiseres ir a algum lado precisas do automóvel. Essa poupança apenas é real para eremitas.

1 Curtiu

Cada um sabe de si, mas já pensaste mudar de casa ou procurar um trabalho mais próximo? Pessoalmente, considero que fazer 100km por dia para ir trabalhar é manifestamente um exagero.

Acuso! Sou “eremita”! Mas daqueles que por aí andam na rua despercebidos, pago impostos tenho casa e família.

1 Curtiu

Eu faço uma distância a pé até à estação que uma grande parte (senão a maioria mesmo) das pessoas que conheço já se recusam a fazer por considerarem ser muita. Qual é o critério?

Pagar uma renda de 800 € é que é um exagero e mesmo assim continuaria a precisar de carro.

Não será o meu caso defintivamente.

Não há casas que te agradem por valores acessíveis a 25km de Lisboa?

É esse o critério?

mas que trol!!

Pah, eu não sei que raio de resposta queres que dê a isso…
Como queres que te levem a sério, se são estas coisas que sabes dizer quando te fazem questões?

Eu não perguntei na tradição estalinista! Se queres que te leve a sério e responda a isso, diria que na tradição estalinista não conta a distância certamente porque, pelo que sei, na ex-URSS a certa altura o estado literalmente oferecia 1 carro a cada agregado familiar, bastando para isso que se candidatassem e se se colocassem na lista de espera para receber um (com o senão de que a espera podia ser grande… entre 2 a 5 anos, algo do género).

Eu perguntei na tradição portuguesa!! Qual é o critério? É se para o Three a distância é muita?