No programa “contas poupança” (este episódio está no top 5 do site da sic notícias) dizem-nos qual o melhor carro para comprar, para assim “poupar”. Mas mais uma vez, estamos perante o paradigma! Imaginam um comercial chegar a alguém que recebe o salário mínimo recomendando-lhe um certo iate comprar para assim poupar?
Poupar na mobilidade é nem sequer comprar um carro.
Pode acontecer. Eu tenho um amigo que mora em Torres e trabalha em Entrecampos. Vai e vem todos os dias de autocarro e nunca o ouvi queixar-se. Vou perguntar-lhe melhor se a oferta é escassa.
Contas por alto, usando o Autocustos, de Torres a Entrecampos todos os dias úteis de carro teria um custo de cerca de 650€ por mês.
Não me parece muito pagar 120€ por um passe mensal, pois de TP existiria uma poupança de 530€ mensais. Um carro, só transportando 5 passageiros seria minimamente rentável.
Esses valores do autocustos têm muito que se lhe diga,. Boa parte deles continuariam a existir simplesmente porque poucos são os que residem a uma distância a pé da estação e acabariam por ter automóvel de qualquer forma até porque a oferta de TPs reduz-se fortemente ao fim de semana e se quiseres ir a algum lado precisas do automóvel. Essa poupança apenas é real para eremitas.
Cada um sabe de si, mas já pensaste mudar de casa ou procurar um trabalho mais próximo? Pessoalmente, considero que fazer 100km por dia para ir trabalhar é manifestamente um exagero.
Acuso! Sou “eremita”! Mas daqueles que por aí andam na rua despercebidos, pago impostos tenho casa e família.
Eu faço uma distância a pé até à estação que uma grande parte (senão a maioria mesmo) das pessoas que conheço já se recusam a fazer por considerarem ser muita. Qual é o critério?
Pah, eu não sei que raio de resposta queres que dê a isso…
Como queres que te levem a sério, se são estas coisas que sabes dizer quando te fazem questões?
Eu não perguntei na tradição estalinista! Se queres que te leve a sério e responda a isso, diria que na tradição estalinista não conta a distância certamente porque, pelo que sei, na ex-URSS a certa altura o estado literalmente oferecia 1 carro a cada agregado familiar, bastando para isso que se candidatassem e se se colocassem na lista de espera para receber um (com o senão de que a espera podia ser grande… entre 2 a 5 anos, algo do género).
Eu perguntei na tradição portuguesa!! Qual é o critério? É se para o Three a distância é muita?