esqueci me de responder Rui, meteram no inicio deste ano.
eu nao sei se eles saem do chao facilmente, mas puxando e abanando os um pouco os para cima eles sobem uns centimetros do chao, o que nao me da muita confianca tendo em conta que foi assim que me roubaram uma bike
uma pena, porque aqui na rua todos os postes estao ocupados com motas/bikes, esses parques dariam jeito mas a abanar assim nao sei…
Olá Pedro,
Desculpa ter demorado a responder. Esses de facto não são os da Biciway. pelo que vejo eles abanam por terem sido mal instalados. Tenta remover com força, se saírem é porque o travamento que deveriam ter na extremidade debaixo do solo não foi feita.
Se for esse o caso, cuidado ao meter aí a bike.
pois, reportei no site da minha rua a ver se fazem algo… mas se estiver mal posto de raiz nao sei se apenas meter um pouco de cimento a volta fará grande diferenca
Ah passei lá e agora já sem nenhuma força sai todo do chão… fantástico trabalho…
Problema e que isto me deixa a duvidar de todos os parques que a CML anda a espalhar pela cidade…
Ouch, esses estacionamentos não estão bem feitos, o prumo não tem qualquer travamento., será só puxar e saem.
E só tens de ter dúvidas nos que têm duas barras, nós instalámos só os sem barra ou com uma.
Hoje fui acompanhar o meu sobrinho de 11 anos à escola de bicicleta. Tristemente um polícia que lá costuma estar não me deixou prender a bicicleta do miúdo num poste Não percebo como é possível não terem já estacionamentos de bicicletas em todas as escolas. Tive de fazer 100m a pé com as duas bicicletas para a prender no parqueamento mais próximo. Vá lá não era muito longe, mas devia estar à porta que até tem espaço.
O naminharuaLX funciona bem.
Fiz um pedido no dia 18/08/2020.
Resposta no dia 18/11/2020: A Direção Municipal de Mobilidade informa que já realizou levantamento do local e considerou, no seu plano de expansão, estacionamento para velocípedes na rua em questão.
Que absurdo! Como se uma bicicleta de um miúdo num poste fosse atrapalhar alguém…
Tenho uma história parecida para contar do outro lado do oceano, de 2011. Ia sempre ao escritório de bicicleta e sempre a prendia no poste em frente ao prédio. Certo dia, como todos os outros, fiz o mesmo e, a certa altura, um funcionário do prédio chegou apressado no andar da empresa que trabalhava: “Arlindo, corre lá, estão querendo levar a sua bicicleta!” Desci e vi umas 20 funcionários da Câmara Municipal, além de dois camiões de lixo com diversas bicicletas. Já me apercebendo do que iria ocorrer, discretamente peguei o telemóvel e comecei a filmar, e fui ter com o tipo que parecia comandar a operação. Disse que não poderia prender a bicicleta no poste na rua, que tinha ordens para as remover, “mas ainda bem que você chegou para não termos de fazer isso”, então argumentei que a bicicleta só estava no poste porque não havia bicicletário no prédio, ao que o tipo respondeu “você pode parar ali junto às motos”, efetivamente deixando a bicicleta solta. Pedalei até o bicicletário subterrâneo mais próximo (lá seus quase 1km) e quando voltei ao escritório subi o vídeo para o YouTube. Teve uma certa viralização, ~5 mil visualizações na plataforma, até que alguns meses depois no Dia Mundial Sem Carro o autarca passou um decreto explicitamente autorizando que se prendesse bicicletas nos postes e outros objetos de mobiliário urbano “desde que não atrapalhasse a passagem dos peões”. Os amigos próximos até brincavam que deveria se chamar “Lei Arlindo Pereira”.
Muito bom! Pelo menos surtiu efeito. De facto devia haver uma lei que permitisse prender as bicicletas a postes, desde que não atrapalhasse os peões e que não fosse por longa duração.
É incompreensível equiparar uma bicicleta a um carro. Não é viável haver um suporte de bicicleta em todo o lado.
Vamos ver se ligam alguma coisa ao meu pedido. Também enviei um email à junta de freguesia a ver se surte efeito.
Na realidade estou desconfiado que já haveriam de fazer um parqueamento na dita escola de qualquer forma, visto que estão agora a fazer obras de pintura e sinalização para ligar as várias escolas da zona (Campo de Ourique) por ciclovias “partilhadas”.
Responderam me isso do NaMinhaRua LX:
“Caro Munícipe Acusamos a receção da sua exposição que mereceu a nossa melhor atenção. A Direção Municipal da Mobilidade informa que foi assinalada a localização onde pretende a criação de estacionamento para velocípedes junto à entrada da Esc. Josefa Óbidos, para que possam ser instalados suportes, logo que seja possível. Foi também realizado contacto com a direção da escola na tentativa de implementação de estacionamentos no interior do estabelecimento, tendo já sido analisado o local, mas aguarda-se validação da instituição.”