Ocupação do espaço público - esplanadas e ciclovia

Boa tarde,
Local: Av. Duque de Ávila em Lisboa
Situação: Sendo frequentador da ciclovia que atravessa a avenida, a ocupação da mesma pelos peões sempre foi algo de crítico. No entanto essa situação agravou-se recentemente dado que foram criadas um conjunto de esplanadas que ocupam áreas excessivas e que em conjunto com o mobiliário urbano, “empurram” os peões para a ciclovia.
A situação é algo delicada pois são lugares de restauração (e receita) que estão em causa, mas devem existir regras mínimas. Já não é tanto situação de educação dos peões, mas de desregulação do uso do espaço público.
A quem me devo dirigir especificamente? O “A Minha Rua” não me parece o mais indicado nestes casos. A MUBI tem algum espaço de interação direta com a CML que possa ajudar?
Esta situação ocorre nos troços junto à avenida da república.
Podem ver algumas imagens em https://www.dropbox.com/sh/s2dir25pex2us5d/AABSZFOSc_AAQ1UOkDTpOEJHa?dl=0
Obrigado.
Nuno Clímaco

2 Curtiram

Manda a tua queixa para o Vereador Carlos Castro. [email protected],
Com conhecimento da Geral ACA-M [email protected], da MUBi, da FPCUB, da PSP, etc
Melga, só assim dão atenção.

Além do que o Nuro disse, podes também abrir um tópico no grupo de trabalho Local e aí trabalharmos um texto e imagens para a MUBi enviar. Pode ser que assim seja levado mais a sério.

Já fiz uma queixa desse género ao portal “Na Minha Rua” e surtiu efeito. Mas, se calhar, o melhor seja mesmo enviar ao Vereador Carlos Castro.

Isto é uma mera opinião minha. Mas acho que a existência de esplanadas é boa para a cidade. Cria espaços de convívio ao ar livre. Uma cidade virada para as pessoas, passa por ter este tipo de oferta de serviços.
Não sei se a redução de esplanadas ia tirar os peões da ciclovia…

1 Curtiu

O problema não está, claro, na existência de esplanadas. O problema dá-se quando não há um corredor óbvio, desimpedido e com um percurso directo. São vários os casos em Lisboa em que o posicionamento das esplanadas, legítimo ou não, impede a normal circulação de peões e utilizadores de bicicleta (o caso do Cais do Sodré parece-me paradigmático: no caminho óbvio para circulação pedonal e ciclável está uma esplanada num palco sobrelevado de madeira).

No caso da Duque de Ávila, há um convite expresso para os peões circularem na ciclovia (a culpa não é só do piso lisinho).

2 Curtiram

Caro Tiago Santos,
Desculpa a demora na resposta, mas não consigo perceber onde está o grupo local no forum.
Podias ajudar-me a localizar o grupo. Obrigado.
Nuno Clímaco

Há vários grupos de trabalho no fórum que os sócios só conseguem consultar e participar se estiverem inscritos. Por exemplo: GT-Comunicação, GT-Internacional, GT-Nacional, GT-Local, GT-Sexta de Bicicleta, GT-Bike Buddy, GT-Bike to School e GT-Selo. Quem quiser inscrever-se é só manifestar essa intenção que eu ou outra pessoa tratará desse processo.

O Café Central é só a ponta do icebergue do forúm. :slight_smile:

1 Curtiu

Caros, sem conhecer o caso em concreto por perto, diria que o problema é sempre o mesmo. Carros a mais e demasiado alcatrão, colocando os “outros” a digladiar-se pelas migalhas que sobram.

PS: Vi agora as fotos e não acho que esplanadas por princípio seja mau, aliás diria que essa avenida é o caso paradigmático que expulsando a lataria da cidade, o comércio só tem a ganhar, ao contrário do que que dizem alguns parasitas comerciantes que querem lugares à porta das lojas. Mas obviamente que a esplanada também não pode ocupar o passeio todo.

1 Curtiu

Quais fotos?

O vereador diz que vai averiguar o assunto.
A ver vamos, se temos alterações.
Acho que a Dq. Avila vai ser um grande case-study. :slight_smile:

1 Curtiu