Odivelas Cidade Europeia do Desporto

Caros, vocês já são uns quantos… juntem mais um ou dois e com base nos multiplos documentos e histórico de suporte aqui na MUBi enderecem missivas às entidades competentes, não apenas aos presidente e departamentos mas tb às oposições na própria camara.

Podem para já fazer assinar como disse o António como “colectivo de utiizadores de bicicleta do Concelho de Odivelas”.

(Quiça um dia materializem uma secção local da MUBi)

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Eu já tinha sugerido fundar-se um Painel de Cidadãos

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Fiquei dividido… entre um gajo que rouba ao Estado e um que bebe copos e manda porrada nas forças da autoridade, não sei qual escolher… Na verdade, a minha preocupação maior vai para o que isso diz do nosso sistema judicial…

Seja como for, desejo-vos muita coragem!

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Referias-te ao Isaltino?

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quem mais :slight_smile:

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Aqui para os meus lados é só promessas; ainda não vi nada feito.

Para o nome do Painel de Cidadãos sugiro o nome ALLÔ-Ciclo. ALLO: Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas.

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Cá está, provavelmente, uma candidatura ao Portugal Ciclável. Bastante promissor para os 3 concelhos. Mais do que nunca há que contactar e fazerem-se ouvir. Força

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Aí nesse caso nome do Painel de Cidadãos seria com algo do género LOL: Lisboa, Odivelas, Loures.

CicLOL ou algo que o valha.

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Evito esse lado a todo o custo… a velocidade do restante tráfego é demasiada para quem circula e tem limites a 25 km/h, aí a percepção de velocidade é enganadora e as distrações em função do trânsito serem mais que muitas.
Entre o raill os buracos e o trânsito sinceramente não me parece sequer opção para circular em duas rodas na velocidade destinada a velocípedes.
Fazia falta uma ciclovia ou área de utilização mista com pedonal no outro lado de forma a ligar às ciclovias já existentes que se encontram desligadas.
Enquanto não existir a ligação da ciclovia na Calçada de Carriche nunca será minimamente seguro circular por aí em velocípedes e equiparados.

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Vamos lá marcar reunião bi mensal para afinar agulha.

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Feito:

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O desenho deve ser aos sss com um presidente movido a álcool… :smile:

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Boas
Ambos os departamentos têm o mesmo contacto de email, ou seja, [email protected]
Vou reencaminhar o meu email, com as dicas do @antoniopedro, com o seguinte texto e tentar saber-se mais:

Comentem sff.

PS - Este post não deveria estar acessível apenas a associados? Sei que foi criado no Café Central mas…

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Eu tenho por hábito criar sempre tudo no Café Central, até porque acho que o fórum da Mubi é demasiado fechado para leitura exterior, pois tem um único tópico aberto para tal.

Já me tenho insurgido contra tal clausura, mas parece que o pessoal não concorda comigo.

O presente tópico tenho-o mesmo propositadamente aberto, para poder “mandar bocas” à Câmara e a outras entidades que tais, com links para mensagens que eu ou outras pessoas aqui escrevem.

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Eu também sou muito critico e já fui muito espontâneo lol
O que achas do email? Acrescentavas ou retiravas algo? Tentei juntar o máximo de info.
Relembro que o meu email anterior foi:

28.05.2020
“mensagem
Boa tarde, face à situação actual que originou um investimento de muitas cidades em vários países para a melhora da mobilidade e acessos pedonais e ciclísticos e combate à poluição, gostaria de saber o que está planeado, pela Cidade Europeia do Desporto 2020, nomeadamente em ciclovias.Sou morador em Odivelas, Ramada - Bons Dias e desloco-me diariamente para a Amadora e Alfragide de carro. Vou avançar agora com a compra de uma bicicleta eléctrica e parar / vender o carro pois acho que já existe demasiada poluição de carros em Odivelas, além de custos elevados em € e para saúde / ambiente. Para fazer este percurso de bicicleta, já verifiquei que só terei uma ciclovia no início da Amadora (muito recente) conforme se pode verificar no site ciclovias.pt. No site ciclovias.pt verifica-se que toda a zona sul de Odivelas, este e oeste, há imensas ciclovias (Lisboa, Amadora, Olivais, Cascais etc) mas em Odivelas não existe nada ou quase. De referir que actualmente em Lisboa “nascem” ciclovias ao final de uns dias. Sei que o ciclista pode circular nas faixas de rodagem respeitado o código da estrada e quando não há ciclovias mas essa circulação, pelos motivos que sabemos, não é tão seguro como nas ciclovias. Desta forma, gostaria que me informassem o que está planeado pela câmara para o investimento em ciclovias. Fico aguardar, cumprimentos.”

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  1. Para começar, fomatava melhor o texto. Até para mim que sou informático, isso é um bloco maçudo em forma de rectângulo, que tira completamente o prazer da leitura. Eu separei em parágrafos.

  2. Fiz algumas minúsculas correcções.

  3. Também se pode referir que começaram a aparecer mais ciclistas. Eu aqui em baixo, tanto em Odivelas como na Póvoa, desde o início do confinamento, tenho constatado um aumento considerável, sejam estudantes, pessoas que vão às compras e restaurantes, trabalhadores e também para o passeio higiénico ou o puro divertimento.

  4. Também podes referir que no Concelho de Odivelas há um problema crónico de carro-dependência, causado por vias de acesso a Lisboa e outros locais muito adequadas para carros, mas muito sofríveis ou impossíveis de utilizar para o ciclista e para o peão. A Calçada de Carriche, a CRIL, a A8, a Radial de Odivelas e a Radial da Pontinha são óptimos, ou melhor, péssimos exemplos.

    (Parêntesis: Em última análise, também causa mais problemas:

    • a sobrelotação por carros e por consequência o estacionamento em passeios
    • a completa desadequação das ruas residenciais, ao tráfico pedonal. A Gago Coutinho na Póvoa é um exemplo.
      )
  5. Onde referes que é possível o ciclista andar na estrada, podias referir que no Concelho de Odivelas, ao contrário de Lisboa, os condutores de carros não têm uma consciência de que o elemento ciclista deva fazer parte da circulação na estrada, e que é considerado por eles um cidadão de 4. ou 5. categoria e nem sequer deveria poder circular na estrada.

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O café central é indexado pelo Google e tudo o que escreveres é facilmente encontrado. Decidimos que os conteudos dos associados estão abertos apenas a associados. Isso permitirá maior liberdade para quem queira escrever, debater aspectos sem querer que fique aberto ao mundo inteiro.

Ja debatemos muito isso, mas não há neste momento muita gente a defender o que tu dizes. Eu próprio já defendi abertura total, mas tb mudei de ideias.

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Eu não defendo abertura total. Nunca disse tal coisa. A minha opinião é que nos moldes actuais é demasiado fechado.

E concordo que há matéria que não deve extravasar do fórum e ficar apenas por aqui. Por exemplo, a gestão do próprio fórum ou certos discussão de estratégias para combater o marketing dos “Barbosas”, entre várias outras.

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Ontem desci pela Ponte, para ver como estava.

Já não tem nenhuns tapumes actualmente a impedirem a entrada nem a saída.

Além de todas as situações problemáticas que já identifiquei nas mensagens 67 e 77 da presente sequência, ontem ainda identifiquei mais uma:

A extremidade — assinalada na imagem com uma envolvente azul — da Ciclovia de acesso não tem ligação a coisa alguma; e tem uma descida abrupta para um terreno de ervas. Para agravar, existe um rego de água fundo entre o passeio e o bocado que tem o mato e a ciclovia, o que constitui uma autêntica barreira e obriga a desmontar.

Fiz um bocado do percurso a “roçar mato” no terreno das ervas com a bicicleta, até começar a ganhar medo de caír; depois desmontei atravassei o rego à mão, e comecei a pedalar no passeio.

Não tenho visto nada para aqueles lados que indique que a obra ainda está em execução; o que significa que vai ficar assim por muito mais tempo. :frowning_face:

Corolário: Estou inclinado para continuar a descer pela Estrada do Desvio, tal como fazia antes de existir a dita Ponte.

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No forum há 3 níveis de acesso.

1. Não associados da MUBi
Tem acesso a apenas uma categoria “Café central” que corresponde a uma categoria all in one, onde todos são livres de postarem o que quiserem.
Qualquer um pode ler, mas para criar tópicos ou escrever em tópicos é preciso registo no forum, mas este registo não é aprovado, ou seja é possível um anónimo inscrever-se e postar o que quiser
2 Notas importantes: (1) tudo o que é escrito no “Café Central” é indexado pelo google ou seja os conteudos aparecem nos resultados dos motores de busca. (2) A moderação é feita pelos proprios utilizadores, ou seja, quando haja conteudo inapropriado ou ofensivo os utilizadores podem por uma “flag” e ao fim de 3 flags o conteudo deixa de estar visivel e os moderadores do forum analisam e agem de acordo com o necessário.

2. Associados
Acesso a a todas as categorias de associados onde são debatidos inumeros temas (Mobilidade Sustentável, Bicicletas e Acessórios, Viagens, etc.)
Para aceder é preciso ser associado da MUBi. Pode ler e escrever todos os que tiverem um login criado no Forum sem no entanto serem anónimos, ou seja o nickname é o seu nome.

3. Associados que colaboram regularmente com a MUBi
Dentro da orgânica da MUBi existem núcleos (Nacional, Local, Gestão Interna, Comunicação). Dentro do Núcleo Local ainda há secções locais. Neste momento em funcionamento existe a SL Aveiro, SL Lisboa, SL Porto e SL Setubal.
Os associados que desejam colaborar de forma assídua em alguns destes núcleos passam a ter acesso a categorias específicas onde estão os assuntos em desenvolvimento.

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