Odivelas Cidade Europeia do Desporto

Aqui para os meus lados é só promessas; ainda não vi nada feito.

Para o nome do Painel de Cidadãos sugiro o nome ALLÔ-Ciclo. ALLO: Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas.

2 Curtiram

Cá está, provavelmente, uma candidatura ao Portugal Ciclável. Bastante promissor para os 3 concelhos. Mais do que nunca há que contactar e fazerem-se ouvir. Força

4 Curtiram

Aí nesse caso nome do Painel de Cidadãos seria com algo do género LOL: Lisboa, Odivelas, Loures.

CicLOL ou algo que o valha.

2 Curtiram

Evito esse lado a todo o custo… a velocidade do restante tráfego é demasiada para quem circula e tem limites a 25 km/h, aí a percepção de velocidade é enganadora e as distrações em função do trânsito serem mais que muitas.
Entre o raill os buracos e o trânsito sinceramente não me parece sequer opção para circular em duas rodas na velocidade destinada a velocípedes.
Fazia falta uma ciclovia ou área de utilização mista com pedonal no outro lado de forma a ligar às ciclovias já existentes que se encontram desligadas.
Enquanto não existir a ligação da ciclovia na Calçada de Carriche nunca será minimamente seguro circular por aí em velocípedes e equiparados.

4 Curtiram

Vamos lá marcar reunião bi mensal para afinar agulha.

4 Curtiram

Feito:

3 Curtiram

O desenho deve ser aos sss com um presidente movido a álcool… :smile:

4 Curtiram

Boas
Ambos os departamentos têm o mesmo contacto de email, ou seja, [email protected]
Vou reencaminhar o meu email, com as dicas do @antoniopedro, com o seguinte texto e tentar saber-se mais:

Comentem sff.

PS - Este post não deveria estar acessível apenas a associados? Sei que foi criado no Café Central mas…

4 Curtiram

Eu tenho por hábito criar sempre tudo no Café Central, até porque acho que o fórum da Mubi é demasiado fechado para leitura exterior, pois tem um único tópico aberto para tal.

Já me tenho insurgido contra tal clausura, mas parece que o pessoal não concorda comigo.

O presente tópico tenho-o mesmo propositadamente aberto, para poder “mandar bocas” à Câmara e a outras entidades que tais, com links para mensagens que eu ou outras pessoas aqui escrevem.

3 Curtiram

Eu também sou muito critico e já fui muito espontâneo lol
O que achas do email? Acrescentavas ou retiravas algo? Tentei juntar o máximo de info.
Relembro que o meu email anterior foi:

28.05.2020
“mensagem
Boa tarde, face à situação actual que originou um investimento de muitas cidades em vários países para a melhora da mobilidade e acessos pedonais e ciclísticos e combate à poluição, gostaria de saber o que está planeado, pela Cidade Europeia do Desporto 2020, nomeadamente em ciclovias.Sou morador em Odivelas, Ramada - Bons Dias e desloco-me diariamente para a Amadora e Alfragide de carro. Vou avançar agora com a compra de uma bicicleta eléctrica e parar / vender o carro pois acho que já existe demasiada poluição de carros em Odivelas, além de custos elevados em € e para saúde / ambiente. Para fazer este percurso de bicicleta, já verifiquei que só terei uma ciclovia no início da Amadora (muito recente) conforme se pode verificar no site ciclovias.pt. No site ciclovias.pt verifica-se que toda a zona sul de Odivelas, este e oeste, há imensas ciclovias (Lisboa, Amadora, Olivais, Cascais etc) mas em Odivelas não existe nada ou quase. De referir que actualmente em Lisboa “nascem” ciclovias ao final de uns dias. Sei que o ciclista pode circular nas faixas de rodagem respeitado o código da estrada e quando não há ciclovias mas essa circulação, pelos motivos que sabemos, não é tão seguro como nas ciclovias. Desta forma, gostaria que me informassem o que está planeado pela câmara para o investimento em ciclovias. Fico aguardar, cumprimentos.”

2 Curtiram
  1. Para começar, fomatava melhor o texto. Até para mim que sou informático, isso é um bloco maçudo em forma de rectângulo, que tira completamente o prazer da leitura. Eu separei em parágrafos.

  2. Fiz algumas minúsculas correcções.

  3. Também se pode referir que começaram a aparecer mais ciclistas. Eu aqui em baixo, tanto em Odivelas como na Póvoa, desde o início do confinamento, tenho constatado um aumento considerável, sejam estudantes, pessoas que vão às compras e restaurantes, trabalhadores e também para o passeio higiénico ou o puro divertimento.

  4. Também podes referir que no Concelho de Odivelas há um problema crónico de carro-dependência, causado por vias de acesso a Lisboa e outros locais muito adequadas para carros, mas muito sofríveis ou impossíveis de utilizar para o ciclista e para o peão. A Calçada de Carriche, a CRIL, a A8, a Radial de Odivelas e a Radial da Pontinha são óptimos, ou melhor, péssimos exemplos.

    (Parêntesis: Em última análise, também causa mais problemas:

    • a sobrelotação por carros e por consequência o estacionamento em passeios
    • a completa desadequação das ruas residenciais, ao tráfico pedonal. A Gago Coutinho na Póvoa é um exemplo.
      )
  5. Onde referes que é possível o ciclista andar na estrada, podias referir que no Concelho de Odivelas, ao contrário de Lisboa, os condutores de carros não têm uma consciência de que o elemento ciclista deva fazer parte da circulação na estrada, e que é considerado por eles um cidadão de 4. ou 5. categoria e nem sequer deveria poder circular na estrada.

2 Curtiram

O café central é indexado pelo Google e tudo o que escreveres é facilmente encontrado. Decidimos que os conteudos dos associados estão abertos apenas a associados. Isso permitirá maior liberdade para quem queira escrever, debater aspectos sem querer que fique aberto ao mundo inteiro.

Ja debatemos muito isso, mas não há neste momento muita gente a defender o que tu dizes. Eu próprio já defendi abertura total, mas tb mudei de ideias.

1 Curtiu

Eu não defendo abertura total. Nunca disse tal coisa. A minha opinião é que nos moldes actuais é demasiado fechado.

E concordo que há matéria que não deve extravasar do fórum e ficar apenas por aqui. Por exemplo, a gestão do próprio fórum ou certos discussão de estratégias para combater o marketing dos “Barbosas”, entre várias outras.

1 Curtiu

Ontem desci pela Ponte, para ver como estava.

Já não tem nenhuns tapumes actualmente a impedirem a entrada nem a saída.

Além de todas as situações problemáticas que já identifiquei nas mensagens 67 e 77 da presente sequência, ontem ainda identifiquei mais uma:

A extremidade — assinalada na imagem com uma envolvente azul — da Ciclovia de acesso não tem ligação a coisa alguma; e tem uma descida abrupta para um terreno de ervas. Para agravar, existe um rego de água fundo entre o passeio e o bocado que tem o mato e a ciclovia, o que constitui uma autêntica barreira e obriga a desmontar.

Fiz um bocado do percurso a “roçar mato” no terreno das ervas com a bicicleta, até começar a ganhar medo de caír; depois desmontei atravassei o rego à mão, e comecei a pedalar no passeio.

Não tenho visto nada para aqueles lados que indique que a obra ainda está em execução; o que significa que vai ficar assim por muito mais tempo. :frowning_face:

Corolário: Estou inclinado para continuar a descer pela Estrada do Desvio, tal como fazia antes de existir a dita Ponte.

2 Curtiram

No forum há 3 níveis de acesso.

1. Não associados da MUBi
Tem acesso a apenas uma categoria “Café central” que corresponde a uma categoria all in one, onde todos são livres de postarem o que quiserem.
Qualquer um pode ler, mas para criar tópicos ou escrever em tópicos é preciso registo no forum, mas este registo não é aprovado, ou seja é possível um anónimo inscrever-se e postar o que quiser
2 Notas importantes: (1) tudo o que é escrito no “Café Central” é indexado pelo google ou seja os conteudos aparecem nos resultados dos motores de busca. (2) A moderação é feita pelos proprios utilizadores, ou seja, quando haja conteudo inapropriado ou ofensivo os utilizadores podem por uma “flag” e ao fim de 3 flags o conteudo deixa de estar visivel e os moderadores do forum analisam e agem de acordo com o necessário.

2. Associados
Acesso a a todas as categorias de associados onde são debatidos inumeros temas (Mobilidade Sustentável, Bicicletas e Acessórios, Viagens, etc.)
Para aceder é preciso ser associado da MUBi. Pode ler e escrever todos os que tiverem um login criado no Forum sem no entanto serem anónimos, ou seja o nickname é o seu nome.

3. Associados que colaboram regularmente com a MUBi
Dentro da orgânica da MUBi existem núcleos (Nacional, Local, Gestão Interna, Comunicação). Dentro do Núcleo Local ainda há secções locais. Neste momento em funcionamento existe a SL Aveiro, SL Lisboa, SL Porto e SL Setubal.
Os associados que desejam colaborar de forma assídua em alguns destes núcleos passam a ter acesso a categorias específicas onde estão os assuntos em desenvolvimento.

3 Curtiram

Boas,
A minha opinião neste tópico é deixar como está ou seja vedado ao publico e mantendo o Cafe aberto para os não socios.
Disse.

Seguiu há uns minutos para a CMO:

Exmos Senhores,
Bom dia.

A 28 de Maio deste ano, enviei pelo “chat” do site na Câmara Municipal de Odivelas, o email abaixo.

Até à data não recebi qualquer resposta e acredito que o mesmo se tenha extraviado pois em contactos anteriores com os órgãos / freguesia da Ramada, recebi sempre uma resposta.

Entretanto continuei a pesquisar e descobri este link https://www.fundoambiental.pt/listagem-noticias/programa-portugal-ciclavel-2030.aspx que fala sobre o programa Portugal Ciclável 2030. A Câmara Municipal de Odivelas está envolvida neste programa / candidatou-se?

O Município de Loures começa esta semana com as obras para uma ciclovia, https://www.facebook.com/MunicipiodeLoures/posts/3420196871332746 e que de acordo com alguns sites de jornalismo, https://portugalms.com/loures-quer-criar-rede-de-ciclovias-com-os-municipios-de-lisboa-e-de-odivelas/ terá vários quilómetros e em freguesias ao lado de freguesias de Odivelas. E brevemente haverá uma ligação da expo (Lisboa) a Loures https://www.facebook.com/groups/vou.de.bicicleta/permalink/3181416868568519/?sfnsn=mo.

Do outro lado de Lisboa, como sabem, já existe uma ciclovia aérea na Calçada de Carriche, feita pela Câmara Municipal de Lisboa, supostamente para ter ligação / continuidade por Odivelas.
Ainda há dias lá passei e não existe qualquer vestígio de continuidade desta ciclovia. Existe sim muitas ervas, algumas bem altas, uma zona completamente abandonada, provavelmente intransitável para uma bicicleta.

Existe algum projeto da Câmara Municipal de Odivelas para continuidade desta ciclovia para o concelho?

Conforme referi no email abaixo, já existem ciclovias no concelho da Amadora, algumas são recentes. Há algum projecto da Câmara Municipal de Odivelas para uma ligação as ciclovias na s freguesias da Amadora?

Eu reparei e V. Exas. também já devem ter reparado, que desde o início do confinamento, há mais ciclistas em Odivelas, na Ramada, Póvoa, etc. adultos e alguns jovens. Nas últimas semanas houve mesmo um aumento considerável de ciclistas e eu pretendo ser mais um em breve.

Gostaria de saber que projectos existem pela Câmara Municipal de Odivelas para ciclovias.

Caso este não seja o email correto para obter resposta, podem-me informar o(s) email(s) correcto(s).

Agradeço a V/ atenção e ajuda.
Obrigado,

Fernando Costa

De: cm-odivelas
Enviado: 28 de maio de 2020 14:35
Para: nankov
Assunto: Obrigado pelo seu contacto

Confirmamos a receção da seguinte mensagem, a qual desde já agradecemos. Não responda a este e-mail, trata-se de uma caixa de correio que não permite entrada de e-mails. Entraremos em contacto o mais breve possível. Obrigado.
nome

Fernando
mensagem

Boa tarde, face à situação actual que originou um investimento de muitas cidades em vários países para a melhora da mobilidade e acessos pedonais e ciclísticos e combate à poluição, gostaria de saber o que está planeado, pela Cidade Europeia do Desporto 2020, nomeadamente em ciclovias.Sou morador em Odivelas, Ramada - Bons Dias e desloco-me diariamente para a Amadora e Alfragide de carro. Vou avançar agora com a compra de uma bicicleta eléctrica e parar / vender o carro pois acho que já existe demasiada poluição de carros em Odivelas, além de custos elevados em € e para saúde / ambiente. Para fazer este percurso de bicicleta, já verifiquei que só terei uma ciclovia no início da Amadora (muito recente) conforme se pode verificar no site ciclovias.pt. No site ciclovias.pt verifica-se que toda a zona sul de Odivelas, este e oeste, há imensas ciclovias (Lisboa, Amadora, Olivais, Cascais etc) mas em Odivelas não existe nada ou quase. De referir que actualmente em Lisboa “nascem” ciclovias ao final de uns dias. Sei que o ciclista pode circular nas faixas de rodagem respeitado o código da estrada e quando não há ciclovias mas essa circulação, pelos motivos que sabemos, não é tão seguro como nas ciclovias. Desta forma, gostaria que me informassem o que está planeado pela câmara para o investimento em ciclovias. Fico aguardar, cumprimentos.

6 Curtiram

Eu também prefiro que este tópico seja vedado ao “publico”

2 Curtiram

Malta, vamos criar um espaço aqui no fórum para vocês trabalharem. De acordo?

3 Curtiram
1 Curtiu