Odivelas Cidade Europeia do Desporto

Sempre que enviarem emails a juntas de freguesia, câmaras ou outras entidades, sugiro que ponham a MUBi em cc. É uma forma muito eficaz de recolha de evidência que poderá ser usada com mais impacto a qualquer altura.

5 Curtiram

Uma das mais antigas e movimentas avenidas de Odivelas a sofrer obras profundas. Com tanto espaço pedonal e pouco de estacionamento (já a ser criticado), terá uma ciclovia?

1 Curtiu

Pelo comentário, vai ficar na gaveta e não será de admirar…

4 Curtiram

https://www.facebook.com/263534167013468/posts/3919819444718237/?sfnsn=mo&extid=tBauoxZOws1UVQJx parte final fala da rede ciclável

Já não era sem tempo. Já tinha vindo de bicicleta da Expo por aqui para Odivelas, mas tive que descer com a bicicleta à mão porque ali é um caminho de terra com muitos buracos e era de noite.

Eu próprio já o tinha sugerido numa proposta que fiz no Orçamento Participativo Odivelas 2019:

Depois disso durante a pandemia, dei um passeio higiénico de casa para o cimo de lá estava ver que desmaiava, do cansaço da subida. Ali é um bairro meio manhoso e o pessoal não estava a gostar da minha presença ali. Mesmo assim fico feliz da população do dito bairro ficar também beneficiada.
Quando desci era de dia e mesmo assim tive de trazer a bicicleta à mão para não caír.

Já tenho visto carrinhas grandes dos bombeiros de Camarate a descer por aqui, o que significa que mesmo sendo um piso de terra merdoso há vantagem em relação a descer pela extremamente assustadora Rua 20 de Abril.

A obra vai melhorar para mim o caminho ciclístico Expo - Odivelas, pelo menos nesse sentido; no outro não sei se será bem assim; depende de como ficar o resultado do percurso da dita subida. Terei assim uma maneira de evitar passar pela Calçada de Carriche, ou melhor Autódromo de Corridas de Fórmula 1 de Carriche.

https://forum.mubi.pt/t/melhor-caminho-odivelas-expo/7924

2 Curtiram

Hoje de manhã, pela primeira vez depois das obras, circulei na Rua de Angola, no Olival Basto. Estava de bicicleta.

A primeira surpresa foi o novo jogo de semáforos onde cruza com a Rua da Guiné estar a funcionar. A outra foi ter começado a ver carros a circular no sentido oposto.

Eu já sabia que andavam a fazer aqui as obras, pois às vezes cruzava-me com elas, tanto de carro como de bicicleta; o que eu não contava era terem acabado tão cedo.

E também fiquei a saber há pouco tempo qual o objectivo, pois está claro em:

E tópico “Reperfilamento da Rua Angola - Olival Basto” — é preciso clicar no título do botão colapasável para abrir o conteúdo — em:

Apesar de ser uma obra para agradar sobretudo a automobilistas, considero que também acaba por beneficiar ciclistas, pois assim será possível atravessar LEGALMENTE e SEM DESMONTAR DA BICICLETA a Rua de Angola por completo, desde a “Rotunda” esquisita do Senhor Roubado até à Rotunda da Av. Heróis de Chaimite.

Eu próprio sugeri algo que dava aos carros os dois sentidos no pequeno trecho onde era sentido proibído em diálogos com o @pauloj_rosa ao abrigo do Painel de Cidadãos ALLÔ-Ciclo. ALLO: Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas

Podia ser assim:


Desde a rotunda esquisita do Senhor Roubado — já agora o melhor nome de sempre para uma estação de Metro! — até à ponte sobre a CRIL.

Se não percebeste era: - inverter o sentido da via do meio, o que até deixaria alguns automobilistas contentes pois há um bocado em que por agora só podem andar num sentido. - A via mais encostada aos cruzamentos seria uma ciclovia.

A minha proposta era definitivamente mais bike friendly.

4 Curtiram

O “remendo” ate funciona bem e gosto mas como tudo a sempre um mas! A camara neste caso Odivelas faz de ouvidos moucos a quem quer contribuir com novas propostas ou sugestões e os bons exemplos na mobilidade que Lisboa faz.Este município é de esquecer a quanto a o nosso lema MOBILIDADE porque gosta fazer propaganda barata é preciso mais acção da nossa parte e da população, contra mim falo que ja deixei de ser chato com as minhas visitas a pagina para deixar a minha opinião\sugestão a edil camarária.
Disse.

1 Curtiu

Acabado de avistar na Estrada do Desvio:

Será uma nova ciclovia?

2 Curtiram

Normalmente colocam um painel com as informações da obra, é só aí ou estendia-se pela estrada?

Havia pelo menos mais um lanço antes e um depois.Tinha interrupções onde coincidia com os portões das garagens. Estava muito escuro, como se pode ver nas fotos, não consegui ver mais nada.

Hoje passei de carro (não me matem!) pela primeira vez depois das obras na Avenida Dom Dinis em Odivelas. Só o primeiro trecho, quem vai da N8 / Rua Guilherme Gomes Fernandes para a rotunda da Escultura de Dom Dinis (onde a Av Dom Dinis intersecta a Rua Dr Fernando da Cunha e a Alameda Infante Dom Henrique) está pronto.

O que agora aí existe é uma rua de sentido único com uma única faixa de rodagem, no sentido Este => Oeste, envolvida por duas faixas de estacionemento.

Eu tenho mixed feelings em relação ao resultado das obras.
Primeiro, porque não consegui perceber onde é que os autocarro param, talvez não parem lá agora, não sei.
Depois, prevejo que ciclistas possam levar com portas de carros estacionados, sobretudo do lado direito, pois aqui em Odivelas o pessoal acha que a maneira de ultrapassar um ciclista é entalá-lo na nesga o mais apertada possível à direita, em vez de esperar ou ir para a faixa adjacente :frowning:

Há aqui uma parte positiva para segurança de todos, inclusive dos carros, que é o abrandamento da velocidade dos mesmos. Tudo por causa de terem uma só via de andamento no meio de duas faixas para parque.

Os peões são os grandes beneficiados com a obra, pois os passeios ficaram mais generosos.

Sei que há protestos da malta dos carros, mas pelo que percebi são um “incoveniente menor.” Neste trecho antes até era proibido circular no sentido Oeste => Este, excepto transportes públicos, mas o pessoal ou não respeitava, ou nem via o sinal.

Dado o trecho que vai da rotunda até ao Centro Comercial Oceano estar em obras, não consigo aferir se será ou não de sentido único, pois ainda está muito em cru, não é minimamente perceptível. Vou assumir que sim, pois parece-me ser a intenção das obras.

O caminho legal lógico para um carro que venha da Paiã e queira ir por exemplo, para o metro de Odivelas será:

  • Virar à esquerda pela Rua Dr. Manuel Simões Gomes Coelho, depois à direita para a Rua Gil Eanes (Mercado de Odivelas), de seguida virar à esquerda para a Fernando Cunha e finalmente direita para a Rua Guilherme Gomes Fernandes.

  • Ou outra alternativa, Virar à direita pela Rua Dr. Manuel Simões Gomes Coelho, na rotunda virar à esquerda para a Rua dos Bombeiros Voluntários, na N8 quando se chega à rotunda ao fundo da descida, faz-se inversão de marcha, e na rotunda ao cimo (conhecida como rotunda das Finanças), virar à direita para a Rua Major Caldas Xavier.

Reconheço que isto possa ser problemático para uma pessoa que venha de carro e não conheça Odivelas. Ou mesmo de bicicleta. E poderá andar tontinha às voltas até encontrar a saída.

Mas a mobilidade em bicicleta aqui não foi contemplada. E era aqui que eu queria chegar. Há percursos que obrigam a “escalar montanhas”. A primeira alternativa que eu disse, é claríssimo que a tal obriga.
Na segunda tem que se passar num sítio algo perigoso para bicicletas que é a rotunda ao fundo da N8 e depois voltar a subir
Penso que seja razão suficiente para se querer ter uma ciclovia no trecho da Dom Dinis que ficou em sentido único.

3 Curtiram

Também fiquei com essa impressão. E ainda bem. Quando o ambiente é 100% automóvel e 0% para os restantes, acho bem que se comece pelo peão que está no fim da “cadeia alimentar”.

Acho que estas intervenções causam menos anticorpos e são menops propensas áquela conversa de sempre do antibicicletas. Fico com a sensação que é melhor no longo prazo para a mudança de hábitos das pessoas um projeto começando pelo peão e gradual. Agora é preciso continuar com este tipo de intervenções, em maior número e mais rápido.

3 Curtiram

O link está partido ou desactualizado. Aqui vai um actual:

1 Curtiu
2 Curtiram

https://www.facebook.com/odivelasslideshow/photos/a.595318820575964/3264515613656258/

3 Curtiram

Fiquei perplexo com isto!

Este pessoal sendo de Odivelas e sabendo que o concelho é muito sofrível para circulação em bicicleta, presta-se a tais figuras tristes?!

1 Curtiu

A esperança nunca morre :wink: e passado quase 1 ano dessa noticia, com uma pandemia, continua tudo igual em Odivelas :frowning:
Quando comecei a ler a noticia, pensei que o clube era de Odivelas, das Colinas do Cruzeiro :wink: porque pensei isso?! Lol

1 Curtiu

Para futuro, a Autarquia tem um novo projecto de construção de uma verdadeira ciclovia que irá ligar a Quinta da Paiã à Feira do Silvado.

Mas… quando?!

1 Curtiu

Aos 2:01:15 o Miguel Gaspar dá uns bitaites interessantes sobre a Calçada de Carriche.

3 Curtiram

Mais um exemplo do estado da arte em Odivelas, mais propriamente Caneças. Começou no mês passado esta obra onde se reduz-se para metade o espaço exterior de uma escola para se fazer o quê? Parque de estacionamento no valor de 110.000€+IVA.
Só espero que após este “investimento” deixem de estacionar os pópós em cima dos passeios…ou talvez não né.




2 Curtiram