Odivelas Cidade Europeia do Desporto

Foi o que partilhei no face :wink:

28.05.2020

"mensagem

Boa tarde, face à situação actual que originou um investimento de muitas cidades em vários países para a melhora da mobilidade e acessos pedonais e ciclísticos e combate à poluição, gostaria de saber o que está planeado, pela Cidade Europeia do Desporto 2020, nomeadamente em ciclovias.Sou morador em Odivelas, Ramada - Bons Dias e desloco-me diariamente para a Amadora e Alfragide de carro. Vou avançar agora com a compra de uma bicicleta eléctrica e parar / vender o carro pois acho que já existe demasiada poluição de carros em Odivelas, além de custos elevados em € e para saúde / ambiente. Para fazer este percurso de bicicleta, já verifiquei que só terei uma ciclovia no início da Amadora (muito recente) conforme se pode verificar no site ciclovias.pt. No site ciclovias.pt verifica-se que toda a zona sul de Odivelas, este e oeste, há imensas ciclovias (Lisboa, Amadora, Olivais, Cascais etc) mas em Odivelas não existe nada ou quase. De referir que actualmente em Lisboa “nascem” ciclovias ao final de uns dias. Sei que o ciclista pode circular nas faixas de rodagem respeitado o código da estrada e quando não há ciclovias mas essa circulação, pelos motivos que sabemos, não é tão seguro como nas ciclovias. Desta forma, gostaria que me informassem o que está planeado pela câmara para o investimento em ciclovias. Fico aguardar, cumprimentos.

Termos de Aceitação

A submissão deste formulário implica os consentimentos infra e a aceitação dos nossos termos e condições no que diz respeito a dados pessoais. Os dados recolhidos serão objeto de tratamento interno, não sendo cedidos para terceiros para além das obrigações legais. Os dados serão armazenados de forma segura durante 10 anos após finalização de tratamento."

3 Curtiram

Para quem não tem Facebook, quero repasssar um texto que deixei na página do Movimento Cívico Contra o Fim da Linha Amarela, que passo a transcrever:
«
Quando a Câmara de Odivelas vier dizer que comprou carros híbridos a pensar na Mobilidade Sustentável — para apenas meia dúzia de gatos pingados que trabalham na CMO — podemos mostrar-lhes um mapa que os envergonha, quando comparado com os outros concelhos da AML: A única ciclovia dentro do concelho está fora da via pública, dentro da Escola Profissional Agrícola D. Dinis / Paiã. Ou seja, serve de muito pouco ao interesse público.
https://www.ciclovias.pt/
»

3 Curtiram

Partilhado Sérgio :wink:

3 Curtiram

A população de Odivelas para mim sempre foi um fenómeno porque votaram sempre no partido que lá está sem nada que o justificasse, a não ser os caixotes de lixo cheios de trampa até verter, isso sim a Câmara tem conseguido manter. O actual presidente antes era vereador e foi duas vezes apanhado a conduzir com excesso de álcool. Enfim, cada população tem o que merece.

1 Curtiu

Engraçado que ainda ante-ontem me falaram no num episódio de ele ter sido apanhado com a conduzir com a pinga; não seria por aí que eu avaliaria um mandato dele como Presidente, embora ache que uma figura pública que tem um cargo de poder e reponsabilidade esteja a dar um mau exemplo com tal atitude.
Os caixotes do lixo ele tem responsabilidade no cartório, pois ele é o Presidente do Conselho de Administração dos SIMAR. Já fiquei duas vezes sem água em casa no ano passado, e uma delas a estimativa para a hora em que íamos voltar a ter água estava sempre a derrapar :rage:

Mas para mim,o pior dele, como eu constatei, na única vez que o vi em presença, é o ter duas caras, uma a defender a linha circular do metro para o PS/Governo, e outra para a população de Odivelas, na Audiência Parlamentar que ocorreu a 2020/03/11, no Pavilhão Multi-Usos de Odivelas.

Quanto à população de Odivelas, o município é muito recente, e penso que o voto no PS, deve ter começado na altura da fundação do Concelho em 1998, como um voto de protesto contra a gestão CDU da Câmara de Loures, que segundo consta, desinvestiu muito na Zona que actualmente é o Concelho de Odivelas.

Tivessem em vez de ter fundado um concelho autónomo, feito força para serem parte do Concelho de Lisboa e, ao meu ver, estavam mais bem servidos.

1 Curtiu

Agora que vasculhei mais a fundo as histórias de condução com excesso de álcool do Hugo Martins, percebi que são um problema bem mais grave:

1 Curtiu

E é hoje presidente da camara de odivelas quando é referido na noticia “A autarquia refere que os agentes políticos e titulares de cargos públicos devem assumir os impactos públicos, «mesmo quando tais impactos decorram de acontecimentos da esfera da sua vida privada».”

3 Curtiram

A CM de Odivelas tem gente a desenhar a rede ciclável, @Sergio_Loureiro, nao queres reunir mais pessoas de Odivelas e pedir uma reunião para conhecer a equipa mostrando que há uma comunidade de utilizadores de bicicleta e as suas preocupações e anseios?

4 Curtiram
  1. Quem é que está a desenhar? E peço a reunião a quem?

  2. Sou munícipe recente em Odivelas, mudei-me para cá quando começou o ano de 2019; tenho algum conhecimento de Odivelas, mas muito pouco. Talvez puxar para aqui @pauloj_rosa, @Nuno, @Nankov, @Jose_Quinteiro e demais pessoal do Concelho e das redondezas.
    Aliás, o @Nankov já lhes enviou email e não foi correspondido (@Nankov: poderá ter ido para à pasta do Spam; mas tenho ouvido dizer que no PS Odivelas são pouco abertos a propostas que vêm de fora ou de outros partidos)

  3. Dado o tamanho reduzido do Concelho de Odivelas (8. mais pequeno do país), e de ser um dormitório do Concelho de Lisboa, ao meu ver, devia-se fazer o planeamento da rede em conjunto com os municípios limítrofes de Lisboa, Loures e Amadora. Sintra talvez não seja tão importante.
    Parece bastante óbvio que fazem muita falta, duas estradas, para a utilização pedonal e ciclística, de maneira verdadeiramente segura:

    • uma Calçada de Carriche/Radial de Odivelas

    • uma CRIL

4 Curtiram
  1. Começa por aqui, endereçando ao Presidente e aos departamentos
  2. É insistir, e em vez de assinares tu, assina por ex: como “colectivo de utiizadores de bicicleta do Concelho de Odivelas”
  3. O Programa Portugal Ciclável - Fundo Ambiental, Ministério do Ambiente
    “O programa PC2030 tem como objetivo principal a identificação de um conjunto de situações no território nacional do continente português, passiveis de virem a integrar um plano de conectividade intermunicipal”
    Na carta perguntem se o Municipio está envolvido ou se candidatou ao programa.
    Podem também perguntar pela rede, e faseamento previsto etc. mais como pontos a discutir na reunião.
    Evitem centrar para já em questões muito técnicas ou específicas, e procurem estabelecer quem são as pessoas responsaveis, reunir contactos numa primeira fase e começar por ai.
5 Curtiram

Já conhecia esse “currículo” do autarca.
vivo em Odivelas há 5/6 anos e tenho feito amiúde algumas interações via e-mail e Facebook da CMO e junta de freguesias (porque entretanto mudei de freguesia).
Sinceramente nunca abordei a questão do tema bicicleta porque me parece que nem valeria a pena face à cultura instalada.
Tenho procurado tentar sensibilizar para a escassez e estado de conservação dos passeios pedonais, elevado risco em vias onde as pessoas não têm passeios para caminhar e os carros circulam em flagrante excesso de velocidade e zonas próximas das escolas. A n8/n250 é um bom exemplo deste total abandono ou a estrada da paiã, junto ao strada.
Outro tema tem sido o lixo e entulho em alguns sítios, posso dizer que o lixo que está em frente ao parque da paiã (ou estava até 1 mês atrás) reportei em 2018.
Neste tempo todo, as únicas coisas positivas que vi foi um polícia de bicicleta em Caneças e a requalificação da estrada que vai do parque da paiã para a escola agrícola.
Do que puder apoiar é só dizer, que dentro da minha disponibilidade terei todo o gosto.

5 Curtiram

Sim, há quase 1 mês que enviei o email (está mais acima) e ainda não recebi resposta (tenho controlado a pasta do spam).
Já tive outro contacto anterior, por outro motivo, com a União das Freguesias da Ramada e Caneças e demoraram cerca 2 a 3 meses a responder. Voltei a enviar outro email em resposta e já lá vai quase 8 meses sem resposta.

Sobre ciclovias, a minha experiência é 0. A minha experiência em 2 rodas, além da bicicleta na infância, foi com as motas há uns anos.
Ainda não tenho a ebike, ando a ver os modelos mas já a estudar os eventuais acessórios, itinerários, além de ter estado presente no seminário on-line sobre “pedalar em segurança” feito há umas semanas atrás pela escola de bicicletas “Cenas a Pedal”.
O meu itinerário será para fazer da Ramada para Amadora e depois para Alfragide / Carnaxide e regresso.

Não acredito que uma pessoa, mesmo em nome de um grupo, vá ter atenção desta Câmara. Talvez um contacto importante lá dentro ou publicações de um grupo nas redes sociais. Sou muito mas muito pessimista em relação a políticos.

Se entretanto receber a resposta da câmara, partilho e claro que vos apoio no que conseguir.

2 Curtiram

O que eu estava a dizer é que o teu email poderia ter ido para ao Spam deles, na Câmara.

1 Curtiu

Não acredito porque recebi a confirmação deles :wink:

“Confirmamos a receção da seguinte mensagem, a qual desde já agradecemos. Não responda a este e-mail, trata-se de uma caixa de correio que não permite entrada de e-mails. Entraremos em contacto o mais breve possível. Obrigado.”

2 Curtiram

Entretanto, um conhecido da familia da minha mulher, hoje na calçada de carriche:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10157353306400658&id=681960657

Falando de intervenções julgo que as mais urgentes será em coordenação com Loures na n8 pela ponte de frielas que vem paralela ao ic17 até ao metro de Odivelas e continuação até ao parque da paiã e depois para o parque junto ao dolcevita. Tem a grande vantagem de ser terreno plano.É gritante cm não foi logo contrapartida aquando do ic17. A desvantagem é que seria uma intervenção de fundo é algo dispendiosa.
A ligação a Lisboa via calçada de carris também me parece prioritária, mas penso que seria mais simples e barato visto Lisboa já estar a construir aí, mas confesso conheço mal essa obra. A ligação à pontinha via escola agrícola já tem eparador em betão, também seria relativamente fácil colocar uma solução em condições.
Dentro do concelho face ao tsunami urbanístico será muito difícil. Confesso que uma solução à lá Amadora com passeios já me deixava minimamente agradado

2 Curtiram

Fui a um Magusto na Amadora no ano passado. Fiz conversa com uma pessoa que nem sabia quem era e era a Presidente da Câmara Carla Tavares! No decorrer da conversa disse-lhe que tinha vindo pela Ciclovia; a cara de !? ponto de interrogação e exclamação que ela fez para mim ainda hoje perdura na minha cabeça; ficou alguns segundos a olhar para mim com uma estranha expressão facial e depois responde-me “Aquilo não são ciclovias”. Refiro-me a
https://www.ciclovias.pt/?f=CV1613 e
https://www.ciclovias.pt/?f=CV1838

2 Curtiram

Já desconfiava, passo na recta dos salgados quase todos os dias e apesar de ter aquele piso num dos passeios, não há qualquer indicação de ser uma ciclovia :frowning: Esta é igual: https://www.ciclovias.pt/?f=CV1738 :frowning:

1 Curtiu

Caros, vocês já são uns quantos… juntem mais um ou dois e com base nos multiplos documentos e histórico de suporte aqui na MUBi enderecem missivas às entidades competentes, não apenas aos presidente e departamentos mas tb às oposições na própria camara.

Podem para já fazer assinar como disse o António como “colectivo de utiizadores de bicicleta do Concelho de Odivelas”.

(Quiça um dia materializem uma secção local da MUBi)

3 Curtiram