Odivelas Cidade Europeia do Desporto

Seguiu há uns minutos para a CMO:

Exmos Senhores,
Bom dia.

A 28 de Maio deste ano, enviei pelo “chat” do site na Câmara Municipal de Odivelas, o email abaixo.

Até à data não recebi qualquer resposta e acredito que o mesmo se tenha extraviado pois em contactos anteriores com os órgãos / freguesia da Ramada, recebi sempre uma resposta.

Entretanto continuei a pesquisar e descobri este link https://www.fundoambiental.pt/listagem-noticias/programa-portugal-ciclavel-2030.aspx que fala sobre o programa Portugal Ciclável 2030. A Câmara Municipal de Odivelas está envolvida neste programa / candidatou-se?

O Município de Loures começa esta semana com as obras para uma ciclovia, https://www.facebook.com/MunicipiodeLoures/posts/3420196871332746 e que de acordo com alguns sites de jornalismo, https://portugalms.com/loures-quer-criar-rede-de-ciclovias-com-os-municipios-de-lisboa-e-de-odivelas/ terá vários quilómetros e em freguesias ao lado de freguesias de Odivelas. E brevemente haverá uma ligação da expo (Lisboa) a Loures https://www.facebook.com/groups/vou.de.bicicleta/permalink/3181416868568519/?sfnsn=mo.

Do outro lado de Lisboa, como sabem, já existe uma ciclovia aérea na Calçada de Carriche, feita pela Câmara Municipal de Lisboa, supostamente para ter ligação / continuidade por Odivelas.
Ainda há dias lá passei e não existe qualquer vestígio de continuidade desta ciclovia. Existe sim muitas ervas, algumas bem altas, uma zona completamente abandonada, provavelmente intransitável para uma bicicleta.

Existe algum projeto da Câmara Municipal de Odivelas para continuidade desta ciclovia para o concelho?

Conforme referi no email abaixo, já existem ciclovias no concelho da Amadora, algumas são recentes. Há algum projecto da Câmara Municipal de Odivelas para uma ligação as ciclovias na s freguesias da Amadora?

Eu reparei e V. Exas. também já devem ter reparado, que desde o início do confinamento, há mais ciclistas em Odivelas, na Ramada, Póvoa, etc. adultos e alguns jovens. Nas últimas semanas houve mesmo um aumento considerável de ciclistas e eu pretendo ser mais um em breve.

Gostaria de saber que projectos existem pela Câmara Municipal de Odivelas para ciclovias.

Caso este não seja o email correto para obter resposta, podem-me informar o(s) email(s) correcto(s).

Agradeço a V/ atenção e ajuda.
Obrigado,

Fernando Costa

De: cm-odivelas
Enviado: 28 de maio de 2020 14:35
Para: nankov
Assunto: Obrigado pelo seu contacto

Confirmamos a receção da seguinte mensagem, a qual desde já agradecemos. Não responda a este e-mail, trata-se de uma caixa de correio que não permite entrada de e-mails. Entraremos em contacto o mais breve possível. Obrigado.
nome

Fernando
mensagem

Boa tarde, face à situação actual que originou um investimento de muitas cidades em vários países para a melhora da mobilidade e acessos pedonais e ciclísticos e combate à poluição, gostaria de saber o que está planeado, pela Cidade Europeia do Desporto 2020, nomeadamente em ciclovias.Sou morador em Odivelas, Ramada - Bons Dias e desloco-me diariamente para a Amadora e Alfragide de carro. Vou avançar agora com a compra de uma bicicleta eléctrica e parar / vender o carro pois acho que já existe demasiada poluição de carros em Odivelas, além de custos elevados em € e para saúde / ambiente. Para fazer este percurso de bicicleta, já verifiquei que só terei uma ciclovia no início da Amadora (muito recente) conforme se pode verificar no site ciclovias.pt. No site ciclovias.pt verifica-se que toda a zona sul de Odivelas, este e oeste, há imensas ciclovias (Lisboa, Amadora, Olivais, Cascais etc) mas em Odivelas não existe nada ou quase. De referir que actualmente em Lisboa “nascem” ciclovias ao final de uns dias. Sei que o ciclista pode circular nas faixas de rodagem respeitado o código da estrada e quando não há ciclovias mas essa circulação, pelos motivos que sabemos, não é tão seguro como nas ciclovias. Desta forma, gostaria que me informassem o que está planeado pela câmara para o investimento em ciclovias. Fico aguardar, cumprimentos.

6 Curtiram

Eu também prefiro que este tópico seja vedado ao “publico”

2 Curtiram

Malta, vamos criar um espaço aqui no fórum para vocês trabalharem. De acordo?

3 Curtiram
1 Curtiu

Acabei de receber a confirmação de entrega do email:

"Recibo comprovativo de entrega

Exmo.(a) Sr.(a)

Informamos que foi rececionado o seu email, apresentado em 17-07-2020, pelas 09:36:07 h, o qual foi registado com o n.º Entrada/2020/23826 criado em 20/07/2020 11:10:00 h.

Este recibo comprovativo de entrega é emitido nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 3 do artigo 106.º do Código do Procedimento Administrativo.

Por favor não responda a esta mensagem.

Cumprimentos.

A Câmara Municipal de Odivelas"

2 Curtiram

Optima ideia!!

1 Curtiu

Boa tarde Fernando, já respondi ao seu email :wink:
Vamos no bom caminho. Ainda muito no inicio, mas no bom caminho.
um abraço

4 Curtiram

Não sei se acompanham a página do fb da CMO, mas nos últimos dias publicaram 2/3 posts acerca de reperfilamento de ruas, uma delas na Ramada junto às escolas.
Embora não seja possível obter detalhes das intervenções, não tenho ilusões de que se tratam de obras exclusivamente com a perspetiva da circulação rodoviária.
De qualquer modo no texto dos posts acompanham as modas e dizem "…mais mobilidade e qualidade de vida, assente na segurança pedonal e rodoviária… ".

3 Curtiram

Viva Nuno, eu acompanho a página atentamente e acredito que seja só a moda do texto da mobilidade. Tal como referiste, cada vez que comunicam uma obra, seja de que genero for, é acompanhada por esse texto.

1 Curtiu

Por segundos pensei que seria a primeira ciclovia em Odivelas… :sweat::sweat:

Deve ser o circuito de algum autocarro digo eu.
Ciclovia para estes lados não acredito.
Só que começassem pelos passeios e reperfilamento das passadeiras, mas nem isso…
Aqui em Caneças andaram há 3 meses a tapar alguns buracos na estrada, um deles colocaram alcatrão em metade da passadeira. Se eu disser que 3 meses depois a passadeira ainda não foi pintada…

Sim, estão a identificar o circuito de um autocarro que vai parar em vários espaços públicos, “mais mobilidade e qualidade de vida…”
Eu tenho a ideia que isso é geral no concelho, excepto se for nas Colinas do Cruzeiro :stuck_out_tongue: Até aposto que as primeiras ciclovias vão ser nas Colinas lol… Ainda estou aguardar por uma resposta da CMOdivelas sobre o eventual projecto das ciclovias…

As colinas estão na fase de converter faixas em estacionamento automóvel e/ou alargar estradas para ter 2 faixas em cada sentido. Mesmo assim deverá ser do melhor que há no concelho sem dúvida.
Devemos estar 30/40 anos atrasados em relação ao estado da arte no mundo…

1 Curtiu

Enviei agora email à CMO a questionar se apresentaram alguma candidatura para isto:

4 Curtiram

A mubi enviou atempadamente comunicações a todos os municípios e áreas metropolitanas a alertar dos fundos e datas limite… Vamos todos insistindo a ver se se mexem!

5 Curtiram

Sempre que enviarem emails a juntas de freguesia, câmaras ou outras entidades, sugiro que ponham a MUBi em cc. É uma forma muito eficaz de recolha de evidência que poderá ser usada com mais impacto a qualquer altura.

5 Curtiram

Uma das mais antigas e movimentas avenidas de Odivelas a sofrer obras profundas. Com tanto espaço pedonal e pouco de estacionamento (já a ser criticado), terá uma ciclovia?

1 Curtiu

Pelo comentário, vai ficar na gaveta e não será de admirar…

4 Curtiram

https://www.facebook.com/263534167013468/posts/3919819444718237/?sfnsn=mo&extid=tBauoxZOws1UVQJx parte final fala da rede ciclável

Já não era sem tempo. Já tinha vindo de bicicleta da Expo por aqui para Odivelas, mas tive que descer com a bicicleta à mão porque ali é um caminho de terra com muitos buracos e era de noite.

Eu próprio já o tinha sugerido numa proposta que fiz no Orçamento Participativo Odivelas 2019:

Depois disso durante a pandemia, dei um passeio higiénico de casa para o cimo de lá estava ver que desmaiava, do cansaço da subida. Ali é um bairro meio manhoso e o pessoal não estava a gostar da minha presença ali. Mesmo assim fico feliz da população do dito bairro ficar também beneficiada.
Quando desci era de dia e mesmo assim tive de trazer a bicicleta à mão para não caír.

Já tenho visto carrinhas grandes dos bombeiros de Camarate a descer por aqui, o que significa que mesmo sendo um piso de terra merdoso há vantagem em relação a descer pela extremamente assustadora Rua 20 de Abril.

A obra vai melhorar para mim o caminho ciclístico Expo - Odivelas, pelo menos nesse sentido; no outro não sei se será bem assim; depende de como ficar o resultado do percurso da dita subida. Terei assim uma maneira de evitar passar pela Calçada de Carriche, ou melhor Autódromo de Corridas de Fórmula 1 de Carriche.

https://forum.mubi.pt/t/melhor-caminho-odivelas-expo/7924

2 Curtiram