One cyclist in Lisbon

Não conhecia… Tem muitas situações estranhas, algumas na própria conduta do ciclista.

9 Curtiram

Já conhecia. Por acaso é um canal que gosto muito de acompanhar.

2 Curtiram

também ja vi uns videos giros, será que ele anda por aqui? :slight_smile:

até é uma pessoa bastante paciente

3 Curtiram

O Miguel reporta bem algumas das cenas mais caricatas que todos os que usamos a Bicicleta diariamente vivemos :smile:

Gosto particularmente do pormenor de legendar tudo in English, e’ fundamental porque ha’ cada vez mais estrangeiros a viver em Lisboa.

O @pmmsanches conheceu o Miguel http://www.youtube.com/watch?v=k9x6h-rTH4U convidaste-o para participar aqui no forum?

Ja’ agora :loudspeaker: sou so’ eu que falo deste Forum a todos os ciclistas com que me cruzo (em velocidade que da’ para falar, ou nas paragens em semaforos etc) :biking_woman: ou a malta aqui em geral faz isso ?

5 Curtiram

Boa noite. Sim criei ontem uma conta a convite de MCostaHenriques : )

10 Curtiram

Alguem com mais paciencia que eu, que responda pedagogicamente a esta resposta do "Joao Rafael Gomes Baptista " ao meu comentario neste video http://www.youtube.com/watch?v=uzIV5dtDhUw&lc=UgzPC4tbF5unYCy_h8F4AaABAg.8bKlbn-PfwJ8bLH7NSeo1U :pensive:

Ha’ sempre infiltrados do ACP em todo o lado… @core eu avisei que 2018 vai ser complicado, porque os carrolicos andam em brasa com as migalhas que se tem conseguido para as Bicicletas :biking_woman:

Miguel, a mensagem podia ser tambem no incio dos videos :wink: ou no final, como preferires.

2 Curtiram

Olá MCosta.
O que eu posso é fazer um clip dedicado a esta plataforma e partilhá-la num vídeo e com um título chamativo. Apenas 11% da minha audiência é Portuguesa e como tal não faz muito sentido para mim pois não influencia a maioria. Para além do mais eu não sou muito assíduo aqui ( falta de energia por vezes ) e não sou o melhor para a partilhar pois não tenho os conhecimentos para tal. Para já não quero representar grupos, empresas, marcas…o que for.
Se quiser envie-me um texto ou informação complementar do que pretende que eu diga que depois analiso e faço algo giro para este fórum.
Eu sugeria a MUBI a criar um canal de youtube e aí sim produzir contéudo de qualidade. Eu posso ajudar esse possível projecto no futuro :slight_smile:

6 Curtiram

A MUBi tem um canal de YouTube, mas a malta da MUBi é toda voluntários, pelo que nem sempre há tempo para dedicar a todas as frentes…

Último vídeo feito com parcos meios:

3 Curtiram

Miguel, ainda que sejam “apenas” 11% visto que o teu canal tem milhares de seguidores, representa seguramente algumas centenas de pessoas.
Uma simples frase no fim ou no inicio dos videos com algo do tipo “Portugueses participem no http://forum.Mubi.pt caso vos interesse o tema da Mobilidade”, ou algo deste genero, em nada afecta os teus videos e acredita que ja’ estavas a fazer muito para promover a mobilidade sustentavel.

Calculo que tu, sendo um habitual utilizador da bicicleta como meio de transporte, tem tanto interesse como eu ou outro utilizador qualquer em que a MUBi se torne mais forte, com mais membros, de modo a poder realizar mais actividades, iniciativas, reunioes com entidades governativas e outras e desse modo termos uma cidade e um Portugal com mais, e melhores, infra-estruturas para todos que usam a Bicicleta, e uma cidade mais segura.

Isso so’ se conseguira’ com mais voluntarios.

Se puderes pegar tu, no canal do youtube da MUBi e ir la’ colocando alguns videos, seria tambem uma grande ajuda, porque infelizmente acho que nao temos ninguem na “equipa” com teu talento para criar e editar videos.

1 Curtiu

Envie-me mensagem privada para debatermos melhor essa possibilidade!

1 Curtiu

vi alguns vídeos, tem coisas interessantes que gostei de ver, não gosto todavia como trata e rebaixa os peões, tem a mesma atitude que alguns automobilistas.

2 Curtiram

Eu aplaudo a atitude dele para com os peões. Buzina com antecedência e agradece. É assim que deve ser.

5 Curtiram

Também não acho que seja abusado com os peões… pelo contrário.

1 Curtiu

Não é questão de buzina, é mais amplo, é uma questão de sarcasmo e de superioridade moral perante os peões; exatamente a mesma que os automobilistas demonstram perante os ciclistas, o sentimento de superioridade hierárquica providenciado pelo bloqueio da serotonina que a máquina mais pesada e potente lhes providencia em relação aos demais.

1 Curtiu

No máximo, podes equiparar a irritação que nos provoca um peão na ciclovia à irritação que nós ciclistas provocamos a um condutor na estrada.

Mas nós ciclistas estamos autorizados e obrigados pelo CE a andar na estrada.

Os peões estão proibidos de andar na ciclovia, e fazem no por puro comodismo.

Lido bem, moralmente, com umas buzinadelas pedagógicas.

Acho que uma campainha de bicicleta ou uma corneta não se equipara bem a uma buzina…

1 Curtiu

Não só! Temos este hábito nefasto e “cultural” de “valorizar” a calçada à portuguesa, mas é desconfortável para caminhar a pé, e por isso muitos peões usam a ciclovia pois o piso é mais confortável. Ademais a CML e muitas câmaras fizeram ciclovias roubando espaço aos peões.

O CdE também refere explicitamente que ninguém pode “perturbar o trânsito”. Muitos automobilistas podem arrogar-se desse princípio para fazer bullying sobre os ciclistas.

@Aonio_Lourenco percebo o teu ponto.

Eu pessoalmente, não me incomoda nada se existir um ou outro peão na ciclovia… não me incomoda partilhar espaço. Incomoda-me quando são em tal quantidade, ou quando estão posicionados de tal forma, que obstruem a passagem e, por cima disso, não ouvem a campainha da bicicleta ou não reagem a ela…

Eu como sou de Algés, uso muito a ciclovia ribeirinha e acredita, a postura dos portugueses e dos turistas é muuuito diferente… tu podes ir a pedalar na direcção de um grupo de portugueses virados para ti e a tocar a campainha que simplesmente se estão a marimbar e esperam que sejas tu a sair da ciclovia e a contorná-los pelo passeio. Os turistas, em geral, assim que ouvem a campainha, dão logo um pulo! Percebe-se que muitos deles estão habituados a lidar com as bicicletas enquanto elemento da envolvente urbana de uma maneira muito diferente dos portugueses. Os portugueses ouvem a campainha e muitas vezes pensam “que raio é que este gajo quer”. E às vezes dá mesmo é a sensação de que na verdade pensam é que “lá vem mais um maluco parasita das 2 rodas, ele se quiser passar que vá à volta”. Andam completamente à nora.

Como disse, não me importo de partilhar o espaço… mas é muito raro ver peões a partilhar esse mesmo espaço de forma correcta. Há muita gente a correr que usa as ciclovias precisamente por causa do piso, mas devem ser tipo 0,01% as que correm no extremo da ciclovia e virados para o fluxo de bicicletas. Quando assim o fazem, é super seguros para todos, porque o peão vê-me, eu percebo que ele me está a ver, e tenho espaço para passar ao lado dele sem o surpreender e sem necessidade sequer de usar a campainha. Nem me chateio quando a tenho de usar… desde que reajam a ela. Mas é raro apanhar isto. O mais frequente são peões no meio, ou grupos de peões, a obstruir a circulação, e a ignorar os sons da campainha.

O que fazes tu nestes casos? Aguardas pacientemente atrás de cada pessoa que se cruza à tua frente, pedes gentilmente ‘com licença’, e só depois de saírem da ciclovia é que regressas ao teu ritmo?

3 Curtiram

Pode-se sempre usar uma buzina a ar comprimido :smiley:
Na região Oeste ( Torres Vedras e arredores) a presença de ciclistas na estrada é uma realidade desde há muitas décadas antes da “moda” das ciclovias pelo que a convivência entre automobilistas e ciclistas tem sido pacífica excepto para os “outsiders” que teimam em aparecer recentemente.

1 Curtiu