Opiniões sobre Bicicletas Elétricas Dobráveis

Boas Malta!

Ando à procura de uma bicicleta elétrica dobrável para as minhas deslocações para trabalho e afins (tudo dentro Lisboa central). Faço regularmente estes trajetos de 40min-1h de GIRA, mas queria arranjar algo meu que estivesse sempre ao meu dispor.

Após alguma pesquisa, encontrei 3 que me pareceram interessantes:

Alguém têm uma destas ? Se sim, falem-me um bocadinho da vossa experiência. Vi neste fórum muitas opiniões acerca da TILT 500 E da decathlon, que penso que foi substituída agora pela Fold E 500, e sobre essa ainda não encontrei nenhuma opinião.

Obrigado

1 Curtiu
  • Regra número 1: nunca comprar bicicletas numa loja que não é de bicicletas, e que não te garante assistência técnica
  • Regra número 2: nunca comprar bicicletas de marcas pouco conhecidas e pouco estabelecidas no mercado, principalmente se tiverem peças proprietárias como é o caso das dobráveis eléctricas
  • Regra número 3: nunca comprar uma bicicleta eléctrica numa loja online que não te garanta assistência técnica local e te obrigue a ter de enviar a bicicleta não sei para onde, quando precisares de assistência

Dito isto, não te recomendo nenhuma dessas opções, tirando a da Decathlon, que é a menos má. Mas também não a recomendo porque a assistência técnica da Decathlon é mázinha. Os mecânicos não são competentes o suficiente, e não costumam garantir peças proprietárias algum tempo depois de descontinuarem os modelos.
Portanto, se queres uma dobrável barata para desenrascar, compra a da Decathlon. Se quiseres algo que te dure uns anos, continua na Gira e poupa mais algum dinheiro para uma boa dobrável eléctrica (nem que seja em 2ª mão).

4 Curtiram

Quanto melhor e adequada a bicicleta, mas uso lhe damos. Por isso, com a ajuda do Fundo Ambiental em 50% do custo (até 500€), pode ser bem aproveitado para obter um modelo que não comprometa a expectativas e utilizações futuras.
Há dobráveis com vários tamanhos de roda (até de roda 28"), mas pelo que indica, tem preferência pela roda 20". Neste caso evite modelos que pesem mais que 17Kg, cujo binário seja inferior a 40Nm e menos de 7 velocidades/mudanças.
Se procurar estes requisitos verificará como o preço nada tem a haver com os dos exemplos que indicou. Não se surpreenda se os preços chegarem facilmente aos 2000€. Já é possível obter condições de pagamentos fraccionados sem juros para ajudar no INVESTIMENTO - uma bicicleta nunca é uma despesa ou renda, basta usar para poupar na saúde e na carteira.

3 Curtiram

Se puderes guardar a bicicleta em casa e no local de trabalho lá dentro (idealmente até no próprio escritório ao teu lado), é mais fácil optar por uma bicicleta de gama mais alta. Por outro lado, se tiveres que a deixar na rua em qualquer dos casos, eu compraria mais barata para desencorajar roubos (que, mesmo assim, acontecem).

O peso da bicicleta é um factor maior ou menor conforme as alturas onde tenhas que a carregar à mão. Se precisas de subir alguns andares em escadas em casa ou no trabalho, o peso é importante. Se for tudo em elevador é menos grave. Se o peso for importante, não te esqueças de tentar comparar com acessórios incluídos, nomeadamente porta-bagagens, guarda-lamas, e descanso. Diferentes bicicletas têm acessórios incluídos diferentes e eles também pesam (nomeadamente os primeiros dois).

Recomendo muito que a bicicleta tenha porta-bagagens (como a Fold 500 E tem) ou que seja possível de colocar. É muito mais confortável fazer esses percursos com o peso na bicicleta do que numa mochila.

A Decathlon permite alugar as bicicletas deles. Podes marcar um aluguer da Fold 500 E e ver como te sentes em algumas das subidas de Lisboa, para testares se o binário de 35 Nm é um problema ou não.

4 Curtiram