Painel de Cidadãos ALLÔ-Ciclo. ALLO: Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas

https://www.facebook.com/municipiodaamadora/posts/4125237990869126

Amadora Município

Wednesday, May 26 2021 at 15:14 ·

Com o objetivo de promover o uso da bicicleta como forma de mobilidade em meio urbano, sobretudo em deslocações pendulares e em complementaridade à oferta de transpores públicos, privilegiando as ligações que permitam atingir o maior número de cidadão, a Câmara Municipal da Amadora assinou hoje os contratos relativos à construção de 3 ciclovias que vão unir a Amadora a Lisboa, Sintra e Odivelas.

As pistas vão ser construídas através do Fundo Ambiental no âmbito do Programa Portugal Ciclável.

A cerimónia, que decorreu na estação de metro do Senhor Roubado, foi presidida pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, e pelo secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, contando ainda com a presença do presidente da EMEL, Luís Natal Marques.

#amadoracidade


https://www.facebook.com/MunicipiodeLoures/posts/4349806305038460

Município de Loures

Wednesday, 26 May 2021 at 11:41 ·

Loures assina contratos para a construção de ciclovias

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, assinou esta manhã os contratos relativos à construção de duas ciclovias que vão unir Loures a Lisboa e a Odivelas.

Os dois projetos inserem-se no programa do Governo “Portugal Ciclável 2030”, que tem um valor global de 3,5 milhões de euros.

“Continuamos a ampliar a nossa rede de ciclovias, que temos vindo a desenvolver no interior do concelho”, destacou Bernardino Soares, acrescentado que “estas duas novas ciclovias intermunicipais se inserem no plano concelhio de desenvolvimento ciclável”.


2 Curtiram

Relativamente à minha mensagem anterior:
@fredericovalles A CM Odivelas vai dar ouvidos a alguém sobre o traçado do percurso? Ou vai ser onde a Câmara as decidir pôr?
Tenho cá para mim que quando ciclistas não são ouvidos, o traçado é péssimo ou fazem ciclovias inúteis.
@pauloj_rosa @Nankov @Jose_Quinteiro @Nuno e demais pessoal dos concelhos de Odivelas, Loures e Amadora.

1 Curtiu

Em nenhuma noticia refere ciclovias em Odivelas, só refere ciclovias que ligam ao concelho de odivelas. Como sabemos, é o único concelho sem uma única ciclovia.

A fazerem, conforme a resposta que partilhei da câmara, a única que haverá é na D. Dinis, com ligação à de Loures e à de Lisboa.
A ligação à Amadora é " - Odivelas/Amadora – Linha de ligação entre o interface de transportes da Pontina e Encosta do Sol (Amadora), no sentido Nascente-Poente." Porque também não fazem ligação há D. Dinis?

Desculpem mas só acredito que se faça algo a sério quando este presidente das “colinas do cruzeiro” for “despedido”, talvez nas próximas eleições, espero que sim (sem nada contra ti @fredericovalles)

3 Curtiram

Acho muito improvável que o Hugo Martins saia. Ele vai ganhar anti-corpos por causa da linha circular do Metro, mas não tantos que dêem para ele saír.
A única possibilidade seria uma coligação vodka-laranja, mas tenho cá para mim que o PSD não quer nada com o PCP nestas autárquicas de Odivelas. Ainda por cima agora ao contrário de 2017 https://pt.wikipedia.org/wiki/Eleições_autárquicas_de_2017_em_Odivelas , o PSD não vai junto com o CDS.

E até hoje, na curta história do Município, a única vez que o PS esteve quase a saltar fora, foi quando o PSD candidatou o Hernâni Carvalho, e tinha o apoio do CDS em 2009, e ficou à cunha de ganhar a Câmara em 2009 https://pt.wikipedia.org/wiki/Eleições_autárquicas_de_2009_em_Odivelas
Com uma coligação vodka-laranja, o PS iria perder a Câmara nessa altura; o que me faz pensar que o Hernâni Carvalho seria a pessoa indicada para tentar ganhar a Câmara dessa maneira.

1 Curtiu

Ola Fernando e Sérgio.
Antes de mais quero mais uma vez deixar claro que sou tecnico na camara de Odivelas, sem cor politica e sem qualquer cargo politico. Sou eng. civil e apenas técnico.
Alem disso, sou ciclista e uso a bicicleta muitas vezes como forma de me deslocar. Tenho todo o interesse na concretização destas ciclovias e tenho a certeza que irão avançar.
A ligação do metro da pontinha à amadora parece-me ter um percurso evidente.
Existem muitas variaveis para estas candidaturas ao FA terem sido aceites, nomeadamente a passagem por locais de interesse ( escolas, centros de saude, interfaces TP, ect)
Os traçados têm de respeitar a passagem por esses locais.
Na vossa opinião, qual seria o melhor traçado para a ligação da Calçada de Carriche à Av. D. Dinis?

5 Curtiram

Já tinha dado uma opinião em

mas não é uma questão se ser a melhor, mas sim a mais directa e talvez a menos má.

Outra opção seria dar a volta por uma rota mais plana, mas mais longa: pela Rua de Angola do Olival Basto, como explicado na imagem ao fundo de

seguir para a esquerda na rotunda do Lidl em direcção ao Metro e voltar em direcção ao centro de Odivelas. O problema é que depois do cruzamento com a Rua José Gomes Monteiro o espaço começa a estreitar. Talvez entrar para uma das ruas a Sul da Caldas Xavier de maneira a ir ter à Rua Alexandre Herculano seja melhor do queseguir por ela, onde o espaço inesxiste e é preciso subir. Implicava tirar alguns lugares de estacionamento no segmento que é sentido único da Alexandre Herculano. E depois daí fazer um pequeno trecho de ciclovia na N8 e uma ciclo passadeira para a Dom Dinis.

Outro problema que esta opção tem é falta de espaço no Viaduto da rotunda do Lidl por cima da CRIL.
E ainda como a rua de Angola esteve em obras há muito pouco tempo, duvido que lhe queiram voltar a mexer tão cedo.

Basicamente a CRIL e a Radial de Odivelas é que condenam todas as hipóteses de haver boas ciclovias de transição entre os dois concelhos.

Já agora, nesta área com o contorno a azul será que é toda ela privada? Ou há aí partes públicas?

1 Curtiu

Sobre o evento de ontem que houve em Odivelas :slight_smile:

3 Curtiram

Obrigado @fredericovalles

A minha questão é como se irá por ciclovia, por exemplo da D. Dinis, que terá ligação à ciclovia de Loures e de Lisboa, para a Pontinha?

Se a ciclovia que liga Odivelas à Amadora for na Pontinha, não haverá uma ligação continua da ciclovia na D. Dinis para os outros concelhos, faltará a da Amadora, quando existem várias possibilidades de ligação.

Existe a estrada da Paiã, aonde já se vê muitos ciclistas (eu sou um deles) durante a semana e alguns com os filhos ao fim de semana, com faixas de rodagem largase com passeio em ambos os lados.
No final da estrada da Paiã, se viramos à esquerda na rotunda em direção à Pontinha, no topo da subida há uma escola. Na Pontinha, já há ciclovias.
Se na rotunda seguirmos em frente e passarmos por baixo do viaduto da IC16 (https://goo.gl/maps/PaK6byaG7yYiqGz89), estaremos na Amadora.

E se a estrada da Paiã, na sua totalidade, não cumpre as variáveis das candidaturas, acredito que a Rua Padre Américo Monteiro Aguiar no bairro da Serra da Luz, que tem ligação à D. Dinis e à estrada da Paiã, já se cumpria estas variáveis.

Só não entendo porque, e desculpa o desabafo sabendo que não tens responsabilidades nisso, com tantos gastos que esta câmara tem feito, como a tal frota de carros elétricos, o painel da “cidade europeia do desporto” na rotunda do Sr. Roubado, entre outros, só fazem determinadas obras “ambientais”, como as ciclovias, se houver apoios comunitários.

Sobre a ligação à Calçada de Carriche, também já tinha comentado :wink:
Penso que o essencial será garantir que não haverá estacionamento de carros na ciclovia por causa do fluxo no metro. É cada mais difícil fazer uma caminhada de ponto x a y, sem ter que sair do passeio e ir para a faixa de rodagem por causa de carros mal estacionados (já nem falo de esplanadas de cafés e restaurantes).

A estrada da Paiã tem um potencial enorme. Faz-me confusão como uma estrada destas está no estado em que está. Uma ciclovia nesta estrada era excelente para ligar à Amadora (bastaria chegar ao Dolce Vita por exemplo que já é Amadora), ou como foi dito subir para a Pontinha, que passa por uma escola, e ligar ao metro, e que poderia divergir para a Amadora. Querem melhor ligação entre concelhos?
A estrada da Paiã tem largura para fazer ciclovias, passeios e tudo e mais alguma coisa. Aqueles passeios estão num estado miserável, e muitas vezes inexistentes! Serviria como acalmia de trânsito também às velocidades que nela se praticam.

2 Curtiram

Conversa entre mim e o @pauloj_rosa sobre uma possibilidade de ciclovia para esses lados, a ligar a Av. Fundação Calouste Gulbenkian à Av. Pedro Álvares Cabral:

Imagens ampliadas:

Não se percebe muito bemaqui na cópia, mas o @pauloj_rosa escolheu a 2. imagem.

Devias ter tirado o laçarote Inês, para o Observador não implicar com o Ministro.

O estacionamento para bicicletas dessa estação existe há PELO MENOS 19 meses:

Não podia concordar mais.
Faltou só dizer que ligava o Parque junto aos bombeiros de Odivelas- parque da paiã - parque junto ao dolce vita.

Em relação às ligações aos concelhos vizinhos:
Odivelas- Loures via N8. aproveitando para requalificar passeios e afins, um pouco como fizeram na N10.
Odivelas- Amadora , diria que o melhor seria via Pontinha, subindo ou na Escola da Paiã ou mais junto ao Dolce vita, onde também existe uma escola.
Odivelas- Lisboa, parece-me o sitio mais complicado, pois acho que a zona do senhor roubado merecia uma intervenção de fundo que não acredito que haja coragem politica para fazer. Aproveitando o existente e desconhecendo se a ponte pedonal do ic17 tem condições para, acho que devia ir por ai a ligação à calcada de carriche- Lisboa.

Tenho-a descrita no início de

se é o que estou a pensar.

Sim é essa, nunca lá passei. Podia levar uma intervenção e ficar mais larga e acessível. Porque não até com alguma estética como as remodelações e obras nas pontes pedonais do museu dos coches e MAAT respetivamente.

Porquê uma só estrela? (Sim, eu sei, o Senhor Roubado talvez merecesse um bicicletário fechado e seguro.)

E tem 10 lugares, ainda falhaste por mais que os 4 do Observador…

Eu normalmente contabilizo o n. de ferros, portanto o meu engano deve ser por 1. A estrela não sei se fui eu que a pus ou não, talvez tenha sido.

@capc2000, vai tenhas interesse em participar nesta conversa.

1 Curtiu

Mas se tapete vermelho na D. Dinis não é uma ciclovia, quando deveria ser o ponto de partida para Odivelas, não acredito nas restantes ligações, pelo menos do lado de Odivelas.
Atenção que a noticia não referia ciclovias em odivelas mas sim ligações a Odivelas…

3 Curtiram

No Domingo fui ao LoureShopping usando a respectiva ciclovia e uma coisa que eu gostaria de ter encontrado eram bebedouros de água pelo caminho.

Só encontrei dois, entrando dentro do Parque da cidade de Loures, mesmo antes de onde começa a ciclovia e nenhum deles estava a funcionar🙁

Alguém sabe dizer se é restrição temporária devido à pandemia, ou se não costumam funcionar?

@pauloj_rosa sendo tu funcionário na Câmara de Loures, sabes se há alguma fonte de dados com informação dos sítios onde estão os bebedouros?

Faço a mesma pergunta ao @fredericovalles em relação a Odivelas.

E a quem quer que seja sobre Lisboa.

Não conheço ninguém que trabalhe na SIMAR nem na EPAL, para me poder dar as infos que preciso. O propósito seria mapear os bebedouros e outras formas de água disponível para beber na via pública, com fontes, chafarizes, etc. no site https://www.ciclovias.pt e talvez até noutras plataformas.

Obrigado desde já.

1 Curtiu