PAN, PEV e BE ao lado da MUBI

Pois, e a maior parte dessas 350 mil devem ser desportivas. Espero que não que seja aceite e que se guarde o trunfo para as bicicletas de carga.

1 Curtiu

:rofl: bike TIR ?:rofl:

Não sei. Nunca vi dados de isso. Mas tb não existe categorização formal do q é uma bicicleta desportiva ou para outros fins.
Mas, segundo o mesmo relatório da CONEBI: http://www.conebi.eu/wp-content/uploads/2018/09/European-Bicyle-Industry-and-Market-Profile-2017-with-2016-data-update-September-2018.pdf, o preço médio (com IVA incluído) das bicicletas vendidas em Portugal foi em 2016 de 250 Euros.
O q nos leva a concluir q o grosso não serão bicicletas desportivas, mas sim bicicletas de relativamente baixa gama.
Em contraste, na Holanda o preço médio foi de 1010 Euros.

A ECF tem um mt interessante relatório em q analisa o relatório da CONEBI de 2016 (com dados de 2015): https://ecf.com/sites/ecf.com/files/CONEBI%20market%20report%20analysis%202016_1.pdf, onde, por exemplo, tem esta imagem q correlaciona o preço médio das bicicletas vendidas com a repartição modal da bicicleta nos países da europa ocidental:


e q contraria a ideia generalizada de q são as bicicletas desportivas q dinamizam o mercado. As pessoas estão dispostas a pagar mais pela sua bicicleta quando existem condições que permitem a sua utilização regular como modo de deslocação.

4 Curtiram

Desportivas/Lazer. Se a maior parte fosse com outro intuito, a taxa modal de utilização de bicicleta seria bem diferente. 350 mil equivale a 3,5 % da população portuguesa.

O Relatório de Diagnóstico do Plano Municipal de Mobilidade de Aveiro - o tal q ficou a meio e q parece q diz q agora é q vai prosseguir - refere q no concelho de Aveiro existem, salvo erro, 600 e tal bicicletas por mil habitante, mais do q carros.
No relatório do Portugal Ciclável 2030, o próprio Governo argumenta q já existem muitas bicicletas em Portugal prontas a circular por este país fora.

Na minha perspectiva, existem duas questões indissociáveis:
As pessoas compram e têm bicicletas com o intuito de as usarem no dia-a-dia, quando existem condições para as usarem no dia-a-dia.

3 Curtiram

De acordo, mas por isso é que espero que esta proposta do PAN não avance, e que o apoio seja só para as eléctricas e que para o ano se tente as cargobikes. Parece-me que quem compra uma bike destas, é mais provável que já tenha em consideração a inexistência de condições.

2 Curtiram

http://miguelmaia.tumblr.com/tagged/bicla-de-carga/chrono#.W_yWhu5UnxM

2 Curtiram

Isso é preocupante. Uma bicicleta de 250 € que circule todos os dias ao fim de um ano tem os rolamentos e mudanças estoiradas. São obviamente modelos para uso casual. Se forem sujeitas a uso intensivo vai-se perceber que são muito fracas

1 Curtiu

Eu sei que é o meu partido, mas é sempre ótimo começar a ouvir isto de forma clara no discurso político.

4 Curtiram
3 Curtiram

Mas acho q esta é (essencialmente) uma das propostas q o PAN submeteu para o OE, e q foi chumbada:

E, a AR vai ser dissolvida daqui a acho q 3 semanas.
Ou tou a ver mal, ou esta e qq iniciativa metida agora vai simplesmente cair com a dissolução.
Ou será q isto vai no âmbito de algo q está ainda agendado para votação antes da dissolução?

2 Curtiram

Ok, afinal foi no âmbito do pacote sobre alterações no IRC por causa de, ou aproveitando para corrigir, as asneiras no IUC:

e:

foi também debatido e votado um projeto do PAN, de alteração ao IRC visando a criação de incentivos fiscais para que as empresas promovam a mobilidade ciclável dos trabalhadores. A iniciativa, que não teve abstenções, foi chumbada com o voto contra do PS, PSD e PCP e o voto favorável dos restantes partidos.

4 Curtiram