Parklets pelo mundo

Já viram o que está a acontecer em Roma? @JoaoBernardino @anabananasplit

https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-06-13/outdoor-dining-versus-parking-in-rome

3 Curtiram

Parece-me que as pessoas não estão a ver alternativas ao uso do automovel. Por isso é que é muito importante criar condições antes de retirar espaço aos automoveis. Só quando as pessoas olharem para o outro lado como sendo “mais vantajoso” é que vao mudar, e muitas vezes o unico factor é o factor economico (dinheiro).

Daí que existam muitas situações historicas, em que se conseguiu uma mudança simplesmente oferecendo preços abaixo da média de mercado para conquistar clientes e mudar hábitos, para depois voltar tudo ao mesmo mas as pessoas já têm outros habitos. Sim, estou-me a lembrar dos super/hiper mercados que prometiam preços mais baixos e agora até lojas de proximidade têm (voltou tudo ao mesmo).

Portanto, historicamente é fácil mudar, só precisamos de vontade politica pra dar muitos incentivos às pessoas para passarem a andar noutro tipo de transportes.

1 Curtiu

A última frase é brutal:

Um dos argumentos da Junta de Freguesia de Arroios é a ausência de "parques de estacionamento de grande dimensão que consigam constituir alternativas ao estacionamento em via pública", uma vez que esta localidade caracteriza-se por ser uma “zona de alta densidade populacional da cidade de Lisboa, que contém inúmeras ruas e arruamentos estreitos e onde a dificuldade de estacionar, de moradores e trabalhadores, é uma realidade diária”.

O Executivo afirma ainda que o espaço público é “finito e terrivelmente limitado” e que nunca considerará que “existam demasiadas esplanadas”, assim como nunca considerará “que existam demasiados lugares de estacionamento para moradores”.

1 Curtiu

O link do Polígrafo que o @jmpa colocou aponta para uma petição a pedir para não se removerem as esplanadas:

2 Curtiram
1 Curtiu
1 Curtiu