#PassaParaAOutraVia

As pessoas inteligentes, mas mais importante que isso, as pessoas decentes, quando vão de carro (ou mota, ou whatever) e encontram alguém de bicicleta à sua frente, só ultrapassam quando é seguro, e respeitando estas 3 coisas - sim, são 3, e a primeira é: passar totalmente para a via do lado, como fariam com outro carro.

Vamos passar a palavra até isto deixar de ser uma questão?

#PassaParaAOutraVia

Em cima de uma bicicleta vai o filho, irmão, pai, tio, primo, marido, amigo, de alguém.

8 Curtiram

@anabananasplit, boa ilustração!
vai ser divulgado nas redes?

Tento sempre fazer isso e fazer uma ultrapassagem com distância de segurança mas já tive espertinhos que me ultrapassaram (eu de carro) e ao ciclista para se meterem à nossa frente e travarem por causa do trânsito no sentido contrário ou haver fila mais à frente
Por acaso um coisa que reparei que também as vezes me acontece é não passar completamente para a outra via caso exista espaço, vou estar mais atento.

1 Curtiu

Eu às vezes como ciclista até prefiro que me passem, mesmo que não cumpram com o ir para a via adjacente, para não estar a sentir a pressão dum carro que venha atrás. É horrível estar numa bicicleta e sentir um carro, que atinge mais velocidade do que eu, mesmo atrás de mim.

3 Curtiram

Se forem a ultrapassar devagar…

1 Curtiu

Sim, vai. Já está a ser, devagarinho. Share away, please! Para pelo menos pôr a malta consciente da questão, e a pensar nisto, mesmo que os comportamentos levem mais tempo a mudar.

2 Curtiram

Numa rua onde não há espaço para deixar os 1.5m, as razias vão continuar. Muitos não aceitam ficar atrás da bicicleta…

Não faz mal, desde que passem para a outra via, e abrandem razoavelmente, o resto conseguimos nós gerir. O problema é termos a nossa via invadida, além da pouca distância. Se a malta começar a usar a outra via, talvez mais uns anitos e comecem a perceber o pq e como dar 1.5 m além disso.

3 Curtiram

Pois mas eu estava a falar de uma rua de sentido único onde só há uma via…

Bom, mas essas são fáceis, né? Basta ocupar a via, se não há espaço para passar, está resolvido.

2 Curtiram

Pois. Ficar zen face aux apitos, ameaças com motor a rugir, alguns insultos…

1 Curtiu

Sim, isso é uma chatice, mas mais chatice ainda é lear razias por pessoas que nem se apercebem do que estão a fazer.

2 Curtiram

Não percebo por que é que sharrows ainda são uma coisa…

Para as poderem pintar encostadas à berma, ou à fila de carros estacionados, como vejo muitas vezes feito

1 Curtiu

Olá, só vi isto agora.
Não o encontrei no fb da MUBi. Foi partilhado em que redes?

Bonito, bonito, vai ser quando pudermos dizer com naturalidade “podia ser a tua avó!” :smiley:

2 Curtiram

Oi, foi partilhado em montes de sítios no FB, e tb no Twitter, e nos Insta, e no Linkedin. Não me lembro se a MUBi tb partilhou, por acaso, mas eu tentei disseminar bastante.

3 Curtiram