Pedidos de melhorias das ciclovias de Matosinhos junto a Loja do Munícipe

O caminho para solicitar melhorias junto às Câmaras Municipais tem sido frutífero?

Estou tentando minha sorte pela primeira vez. Moro em Senhora da Hora e circulo com frequência em Matosinhos.

A Ciclovia da Praia, que percorre parte da Rua Sousa Aroso, tem um problema grave: há descontinuidades nas duas últimas quadras, sentido praia, em que não é possível acessar a ciclovia pois não há rampas. É preciso desmontar da bicicleta para vencer o obstáculo, o que não é nada agradável de fazer com uma miúda na cadeirinha…

Cadastrei uma solicitação na Loja do Munícipe utilizando a aplicação para telemóvel “Mais Matosinhos”, uma vez que não consegui fazê-lo pelo computador (o site exige o preenchimento de formulário PDF usando o Adobe Acrobat Reader, o que fiz, mas a opção de Submeter nunca fica disponível).

Tem algumas outras questões em outras vias, o que pretendo cadastrar e anexar neste tópico. Por exemplo, entre as avenidas Comendador Ferreira de Matos e Dom Afonso Henriques, há um prédio em construção com um guindaste a interromper a ciclovia, é preciso seguir pela rua, de forma que nesta quadra poderia haver sinalização de compartilhamento da via (sharrow), para garantir a continuidade da ligação. O mesmo acontece entre as Ruas Brito Capelo e Brito e Cunha.

Este é o caminho adequado? Sugerem alguma outra ação/canal de solicitação?

8 Curtiram

Algo que podes tentar fazer é falar com a @veralvespdiogo e o @joaobrandao que são alguns dos associados que dinamizam a MUBI Porto (e arredores) para te inteirares do trabalho que está a ser feito e como podes eventualmente ajudar…

3 Curtiram

O errado não é a ciclovia, o errado é não perceberem que isso foi feito para bicicletas BTT.

1 Curtiu

1 Curtiu

Antes de mais, boa sorte! Já estive nessa guerra

Essa ciclovia (Sousa Aroso) teve vários degraus em todas as interseções, foram feitas rampas que estão com a inclinação que sabes (se não abrandas, saltas fora da bicicleta). Quando pintaram e pavimentaram deixaram propositadamente essa zona que mencionas por intervir, por isso aposto que vai desaparecer.

De momento tens, se não estou em erro, 3 obras a decorrer lá onde a ciclovia serviu de cedência para os estaleiros.

Além de tudo o que de mais ridículo se passa, Matosinhos Sul continua a ser o orgulho do planeamento e urbanismo…

É muito fácil e relativamente económico resolver Matosinhos pelo menos a zona Sul, mas não há vontade politica. Não esperes muito de uma Câmara Municipal que, ela própria coloca outdoors em cima da ciclovia :upside_down_face:

6 Curtiram

Claro, chatear por chatear, sejam os maluquinhos das bicicletas.

Que tenham sido cometidos erros de planeamento no passado, lamenta-se. Agora que hoje, séc XXI, em que toda a gente por umas dezenas de euros viaja por locais onde se sabe desenhar o espaço público, se continue a assassinar o nosso desenho urbano, e a cometer erros que demorarão décadas para corrigir, sequer se for alguma vez possível, isso é que dói.

5 Curtiram

Sim. É isso mesmo. Estou a gravar uma série de vídeos nas infraestruturas cicloviárias da cidade - fazendo um vídeo por sentido, quando aplicável. Ainda não fiz todos, mas em breve subirei aqui no fórum.

Edit: criei um tópico para os vídeos: Vídeos das ciclovias do Porto e de Matosinhos

s

3 Curtiram

Subi um vídeo na thread acima sobre a ciclovia em questão.

1 Curtiu

Oi @arlindopereira !
Boa iniciativa! Creio que seguiste a via disponível, em Matosinhos, pelo que expões. Não vivo aí, portanto desconheço.
A MUBi Porto só tem comunicado com a CMP. Como já deves saber sem conseguir ter qualquer influência em planeamento de ciclovias. Só depois dos planos feitos, é que nos foram apresentados e solicitadas sugestões, que já apresentamos.
Quando puderes participar numa reunião, podemos em coletivo discutir a possibilidade de comunicar com a CMM.
Fica bem!

2 Curtiram

Aliás, olhando na zona de Matosinhos Sul em mais detalhe:

Me parece que para conectar as ciclovias a norte (R. Tomáz Ribeiro, R. França Júnior, R. Álvaro Castelões, R. do Godinho) com as a sul (Av. Menéres e R. Sousa Aroso) deveria haver um binário de ruas com, pelo menos, marcação de ciclocarimbo/sharrow: Rua Dom João I no sentido sul-norte e R. Mouzinho de Albuquerque no sentido norte-sul. Algo assim:

Vou encaminhar esta sugestão para a câmara.

3 Curtiram

1 Curtiu