Porto: Nova rede de ciclovias

Na zona do Bom Sucesso o canal está bastante delimitado, com pinos plásticos.
Confesso, melhor do que estava à espera. :ok_hand:
Importante que se veja utilização do espaço, e se reclame dos abusadores que vai haver.
Mas preferia ver destes, iguais aos existentes na Av. Brasil:

5 Curtiram

Entretanto já há pessoal a abusar. Quando confrontado, o condutor desta viatura até quis que eu pedisse desculpa. Sem educação e principalmente fiscalização, as ciclovias não servem de muito.

6 Curtiram

Sei que no Porto não tem sido levado em conta pelas autoridades, mas podem continuar a insistir…

7 Curtiram

O que há a fazer, neste caso, é colocar um pino no meio das duas faixas da ciclovia, precisamente onde está o carro. As biclas passam na mesma e os carros não.

4 Curtiram

Onde está esta ciclovia?

E depois as bicicletas com atrelado?

2 Curtiram

Este canal do Bom Sucesso é bastante largo, pelo que vi (já andei nele). Pode-se colocar um pino no meio sem prejudicar a mobilidade de bicicletas com atrelado, parece-me.

2 Curtiram

Sim, é bastante espaçoso. Fui usada uma via normal que por si já é larga. Pinos no meio às entradas ou nas secções de intersecção era de facto uma maneira de prevenir isto. Seria algo a comunicar à Câmara do Porto quando esta pedir o parecer à MUBi.

1 Curtiu

Na altura fui à Polícia para saber o que poderia ter feito. Foi-me dito que o mais correcto seria chamar o reboque da Câmara Municipal. O número é 222 090 461. Acho que vou meter nos favoritos.

Pode não parecer, mas à sombra das árvores o carro via-se muito mal, principalmente no percurso que estava a fazer no sentido Rotunda → Campo Alegre (como está orientado o carro). Para ultrapassar tive que ir para a via à esquerda senão ainda ficava com as marcas da porta na cara. Acima de tudo é uma falta de civismo. Teve sorte pois a polícia municipal não atendeu antes de saírem, senão ainda ia a pé para casa.

5 Curtiram

Informação de dois modelos de atrelado que eu conheço “ao vivo”:


Largura = 78 cm


Largura = 80 cm

Embora haja atrelados mais largos, sobretudo os que levam duas crianças par-a-par.
Estive a ver na net e encontrei:


Largura = 105 cm

Penso que a distância entre pinos deverá então ser 120 cm ou pouco abaixo disso. Não há nenhum carro tão estreito.

Até para um tractor agrícola pequeno será difícil de entrar.

1 Curtiu

Pois, por aí acho que tão cedo não vamos lá, aqui no Porto.
Estive a falar com um amigo da PSP, eles não ligam nada à App.
Ainda me alertou para o facto dessa App usar os nossos dados do CC, além de implicar recolher dados de terceiros, uma foto de um carro em determinado local e hora, o que segundo o novo RGPD pode ser um dado pessoal indireto.

1 Curtiu

O limite legal de largura para circulação em ciclovia é 100 cm.

Percebo. Contudo não parece fazer muito sentido, já que a matrícula, ou seja o dado que poderá identificar o condutor, é visível na via pública. Vou pesquisar mais sobre este assunto.

A matrícula identifica um carro, que é um objeto! Depois existem trâmites legais por quem de direito para apurar responsabilidades.

3 Curtiram

Fonte?

(A publicação tem que ter pelo menos 10 carateres)

isso é tanga!
em Lisboa e Oeiras fiz muitas denuncias que deram em autos de contraordenação!

As autoridades queixam-se e com razão de falta de meios, mas tb não fazem um bom serviço com estes pruridos todos.

Em UK as filmagens são usadas para fazer denuncias e provar crimes e ilegalidades rodoviárias.

3 Curtiram

Código da estrada…

1 Curtiu

Obrigado. Está aqui o texto, no ponto 3:

Segundo o gdpr.eu e um documento da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, a matrícula de um automóvel poderá identificar o proprietário do mesmo, não podendo assim ser livremente transmitida.

Agora a questão que coloco é esta recolha é proibida para fins de denúncia, já que o infractor poderá não ser o proprietário.

a matrícula está à vista de todos… não faz sentido.

1 Curtiu