Premio Nacional da Mobilidade em Bicicleta

Como alguns sabem em 2006 a FPCUB decidiu criar o Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta como um reconhecimento público do contributo de determinadas entidades que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e de facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste veículo.

Deve a MUBi criar algo do genero, passando a premiar/parabenizar as entidades que se destaquem a promover o ciclismo urbano? Eu acho que sim !

3 Curtiram

Concordo.

Este ano a FPCUB premiou a Câmara Municipal de Cascais que já implementou algumas ciclovias e ciclofaixas -pelo que vi, de qualidade duvidosa- mas sobretudo apresentou uma grande promessa, para ser concretizada até dezembro 2017:
implementar um sistema de 1.200 bicicletas partilhadas, 2.000 suportes de estacionamento para bicicletas e 70km de ciclovias interligadas por toda a mancha urbana do concelho.

A MUBi pode diferenciar-se premiando os municípios que realmente concretizam as medidas que promovem a utilização da bicicleta.

4 Curtiram

O maior entrave que vejo é que criar um prémio regular implica esforço regular (criação de júri, apreciação de candidaturas, apresentação dos premiados, etc).

E a MUBi, pela sua estrutura Baseada na dedicação de voluntários, não se costuma dar bem com projetos que impliquem esforço regular/contínuo.

Mas acho que faz todo o sentido discutir-se a ideia, especialmente se atrás dela houver pessoas entusiasmadas e que queiram dedicar algumas horas e pô-la em prática nos grupos de trabalho.

Aproveitando a alavanca dos que dizem que somos bota-abaixo, devíamos antes dar os prémios da imobilidade.

Câmara Municipal com piores medidas em relação à mobilidade sustentavel.
O pior troço de ciclovia construído no ano civil.
Projecto com o pior custo-beneficio.
etc…

5 Curtiram

Boa ideia.

Por um lado simplificaria muito as coisas: não seria necessária a cerimónia de entrega de prémios, pq ninguém os viria receber :smiley:
Por outro, com tantos candidatos de qualidade, a decisão do júri seria extremamente difícil.

Todos sabemos que o problema não é esse! É sim os ditos cujos não terem autonomia para decidir.

E vejo outro problema @MCostaHenriques.
Tem esse prémio um prémio monetário? Ou simbólico!

@jpbarreto, para evitar trabalho, bastava delegar aos sócios da MUBi uma votação!

Obviamente seria simbolico Aonio, a menos que algum patrocinador quisesse oferecer algo.

Gostei da ideia do Antonio Cruz, podemos premiar os exemplos positivos e eleger tambem os piores exemplos… podia ser que algumas autarquias/freguesias/entidades tivessem mais vergonha.

Isto vai dar mais visibilidade ‘a MUBi, porque sera’ falado…principalmente os “exemplos negativos”.

Todos? :slight_smile:

A que “ditos cujos” te referes? :slight_smile:

1 Curtiu