Problema com termos os GTs em sub-categorias da Core

Olá!

Comecei a suspeitar disto há uns tempos e hoje fiz uma experiência que, salvo erro, confirmou a seguinte hipótese:

  • Há uns tempos, passámos as categorias dos grupos de trabalho de projetos autónomos (Sexta, Selo, BB, etc) para sub-categorias da categoria Core.
  • Como sabem, alguns desses GTs têm membros que não estão na Core. Por exemplo, isso acontece no grupo de voluntários do Sexta de Bicicleta.
  • O que confirmei hoje: criei um utilizador falso e inscrevi-o nos grupos “socio” e “sdb”. Fiz login nessa conta e confirmei que o novo utilizador consegue ver as categorias visíveis aos sócios mas não consegue ver a categoria de trabalho “Core-Sexta de Bicicleta”. Depois adicionei-o ao grupo Core e aí já deu para ver a sub-categoria de trabalho do SdB.

Parece-me que a razão é evidente: como a categoria “Core-Sexta de Bicicleta” é sub-categoria da categoria “Core”, as restrições de acesso da categoria mão são herdadas pelas sub-categorias também.
Logo, os membros não-core dos GTs acabam por não ter acesso às categorias de trabalho, mesmo depois de nós os acrescentarmos a essas (sub-)categorias.

Isto vai contra o princípio de podermos ter voluntários não-core nos GTs.

Solução?
A solução óbvia passa por mover as categorias de trabalho de cada GT para fora da categoria Core.
Dessa forma, as categorias de trabalho de cada GT passariam a ter regras de acesso independentes das regras de acesso da categoria Core.

Opiniões?

Eu diria que este assunto é urgente, pois há voluntários que recentemente manifestaram os seu desejo de ajudar em GTs mas neste momento o fórum não lhes permite isso.

joao

5 Curtiram

Concordo contigo…

1 Curtiu

Só para ilustrar o que está em causa:

Recentemente, houve 3 novos sócios que mostraram interesse em colaborar no Sexta de Bicicleta.
Juntei-os ao grupo, publiquei tópicos a apresentá-los ao resto do grupo, mas nunca tivémos resposta de nenhum desses novos membros. :slight_smile:

Só hoje percebi porquÊ! Apesar de os juntarmos ao grupo, eles nunca chegam a ver a categoria, pois é sub-categoria da Core, o que barra o acesso a estes sócios não-core.

3 Curtiram

sim @jpbarreto também testei há pouco e confirmo isso.

A tua sugestão parece ser a única possível, para garantir que socios nao core possam integrar os grupos de trabalho.
Importanto será deixar a distinção atraves do nome do grupo ou prefixo para distinguir a categoria pública da categoria de trabalho que ha uns tempos deu confusão a algumas pessoas (eu incluido) que foram postar na categoria pública questões do trabalho interno do grupo.

E já que se vai alterar não faria sentido que o grupo core pudesse não só ler (como está agora) e também escrever em todos os grupos para permitir contribuir pontualmente?
por ex: lembro-me uma questão/sugestão que a @anabananasplit queria colocar ao Selo mas não o conseguia fazer no grupo por não conseguir escrever

2 Curtiram

Concordo, João. Mas é importante perceber porque razão se deu este passo:

Talvez tenha sido uma alteração das novas versões do discourse. Não altura o Pimentel tinha a teoria que as permissões são sempre independentes e não concatenadas. Talvez fosse verdade na altura.

A passagem dos GT para dentro da core foi tb uma proposta do Pimentel que foi aceite e se bem me lembro foi só para organizar melhor a estrutura do fórum. Essa questão das permissões foi colocada e acho que testada.

Podemos voltar à estrutura inicial.

1 Curtiu

Pois, também tive essa curiosidade. Pesquisei por tópicos no fórum e não encontrei nenhuma discussão onde se tenha tomado essa decisão.

Como me parece consensual e urgente, acho que temos luz verde para corrigir isto.

Alguém com mais experiência pode tratar disto? Ou ajudar-me?

É crucial que os tópicos já existentes em cada sub-categoria não se percam, claro.

Eu não consigo agora @jpbarreto, mas poderias mudar apenas o sdb para já.

Penso que os endereços para respostas aos tópicos atraves do email poderão ficar quebrados mas não tenho a certeza. Talvez o @Bruno_Santos possa ajudar

estive a ver parece ser simples e nao é necessario mudar o endereço aparentemente
queres que experimente?
Mas a categoria devia mudar de nome, eliminando o prefixo core_ mas mantendo a distinção da categoria pública. Ja tinhas alguma ideia?

Eu acho que as categorias de “trabalho” devem ter um prefixo comum, para ser intuitivo para todos.

Core_* parece-me bem.

Também podemos pensar em alternativas:

  • Trabalho_*
  • GT_*
  • Voluntarios_*

Mas inclino-me a manter o “Core_” pois já estamos habituados e parece-me ser a que menos ondas causa.

Eu prefiro GT_ para diferenciar do que é a Core.

2 Curtiram

@antoniopedro, tratas então de passar a sub-categoria Core-Sexta de Bicicleta para fora da Core?

Muda o nome para GT-Sexta de Bicicleta.

Experimentamos primeiro com esta sub-categoria. Depois aplicaríamos a mesma fórmula às outras.

4 Curtiram

@jpbarreto
Já coloquei a categoria fora da Core com o nome GT-Sexta de Bicicleta

Testei com um user que tenho só para testes.
Quem está apenas como sócio não vê, mas quem está como sócio e pertence ao grupo sdb já tem acesso.

mantive o “título” da categoria (trabalho-sdb) porque é o que consta depois nos links aos tópicos.
Mas parece-me que links que tenham sido feitos antes a topicos no gt do sdb fiquem quebrados porque o endereço agora é http://forum.mubi.pt/c/trabalho-sdb e antes era http://forum.mubi.pt/c/mubi-core/trabalho-sdb

Em relação ao endereço de email da categoria (para respostas via email) não alterei porque nõa acompanhei as ultima alterações e não conheço o funcionamento e as implicações de alterar este endereços.

Neste momento o endereço é [email protected]
Deveria ser algo como [email protected] concordam?

@Bruno_Santos e @tiagosantos, podem ajudar?

2 Curtiram

Boa, António.

Esta experiência com a categoria do Sexta é importante porque depois será replicada para os outros GTs

A mim parece-me que o prefixo “mubi-socios” é redundante (pois os GTs só estão abertos a sócios) e só complica.
Se for fácil, eu tornaria apenas “[email protected]

joao

1 Curtiu

Quando acertarem as alterações todas, enviem-me uma lista do que mudou e do que é preciso mudar nos endereços, para fazer tudo de uma vez.

Tipo:
Antigo nome do grupo de trabalho -> Novo nome do grupo de trabalho
email antigo -> email novo

1 Curtiu

sim concordo, e prefiro a versão mais simples, mas deixei o prefixo porque lembro-me que a lista de endereços criados para todos os topicos partiam deste principio de haver um prefixo que indicava os subgrupos a que pertencem. Os membros do GT Sdb já nao sao “socios” e “core” mas sao “socios”.

Não insisto com isto claro mas pareceu-me fazer sentido.

1 Curtiu

Obrigado, @antoniopedro.

Corrigi só uma pequena coisa: a categoria (agora autónoma, não sub-categoria da core) tinha permissões “criar/ler/responder” para os membros do GT sdb e permissões “ler” para os membros da Core.
Mudei para os membros da Core terem permissões “ler/responder”, pois foi isso que foi definido quando discutimos o modelo dos grupos de trabalho, aqui noutro tópico.

Entretanto, penso que não há razão para não replicarmos isto com as restantes categorias associadas aos GTs de projetos autónomos:

  • Core-Viagens
  • Core-Bike Buddy
  • Core-Selo
  • Core-Bike to School
  • Pedidos Bike Buddy (este não sei se deve ser autónomo ou sub-categoria da categoria do BB… @ricferr, @mexa, @tiagosantos, @Flepis, qual é a ideia?)

E assegurar, por coerência, que:

  • Mudar os nomes de “Core-" para "GT-”.
  • Cada categoria tem permissões “criar/ler/responder” para o GT respetivo + permissões “ler/responder” para Core

Alguma objecção?

4 Curtiram

Podes deixar o pedidos BB de parte porque só serviu para testes. Se viermos a usar eu aviso.

1 Curtiu

Faltava passar as categorias dos GTs BB e BtS para fora da categoria core, assim como uniformizar os respetivos nomes de categoria/grupo.
Já está feito.

Só deixei a categoria viagens dentro da core, pois não é ainda certo que haja pessoas disponíveis para avançar com este projeto com grupo de trabalho autónomo (até agora ninguém o escolheu no doodle que está a decorrer).

Marco como resolvido.

3 Curtiram