Projecto ´Bicification Braga´ permite aos utilizadores de bicicleta acumular dinheiro para gastar no comércio local

9 Curtiram

Inesperado. Mudei-me para Braga há 5 anos e sempre senti muita resistência (da autarquia e da generalidade da população) a qualquer meio de transporte que não o automóvel privado. Lançar um projecto piloto destes sem apostar em infra-estrutra vale o que vale, mas se for um sinal de uma potencial mudança de atitude para com a bicicleta, já é melhor do que nada…

1 Curtiu

São fundos europeus, e dá um máximo de 112€/pessoa… acho que é uma coisa em que eles podem dizer que “incentivam a bicicleta” mas, na verdade, não têm que fazer nada.

No site do projecto diz isto de Braga:

The case of Braga is extremely suitable for the BICIFICATION project, since it is a city that now aims to develop a cycling culture. Braga gathers all the conditions to become a cycle-friendly city, but in the past it was dominated by cars, due to policies of easy accessibility and parking in the centre. Braga is really undertaking the mission to change it and it has just finished the development of a SUMP and developed a cycling network. It will also create “tactical urbanism” projects, using temporary interventions and involving the community and local groups to change their perspective of public space. The pilot demonstration will be coordinated by the Municipality, with the involvement of the Local Group for Mobility. The pilot demonstration will cover an area of bout 20 km2 and its cost will be covered by Structural Funds, Social Funds and the Municipality budget. Braga will disseminate the activity for attracting users and it will assess its results and viability.

Alguém que confirme se isto é verdade, que tudo o que tenho ouvido de Braga é um bocado o oposto disto :stuck_out_tongue:

3 Curtiram
3 Curtiram

Nos próximos dois anos, a vontade é estendê-la até aos 22 quilómetros, através do prolongamento da Variante do Fojo e da execução das ciclovias nas avenidas da Liberdade e da Dr. António Palha.

Para atingir os quase 80 quilómetros, o autarca junta à lista uma via de perfil turístico, o projecto da ecovia do Cávado, a qual “vai seguramente estender a rede em largas dezenas de quilómetros” até ao ano de 2025.

2 Curtiram

A Braga Ciclável sugere que, para “haver mais adesão” dos bracarenses, os decisores e técnicos municipais devem inscrever-se, deixando-lhes um desafio: “Participando, iam perceber a insegurança de pedalar em Braga, quando há automóveis a atingir velocidades inaceitáveis em avenidas urbanas. Se se inscrevessem, se calhar, aí sim, teríamos os 80 quilómetros de ciclovia em três anos”.

https://www.facebook.com/1520299268230283/posts/3078590459067815/

4 Curtiram