Quantas pessoas condutoras de bicicletas (e motos) têm acidentes em PT devido a abertura de portas de carro?

Vi http://en.newsner.com/everyone-in-the-netherlands-opens-the-door-this-odd-way-when-the-reason-is-revealed-you-ll-want-to-do-the-same/about/tricks e depois de iniciar conversa com uma amiga fiquei a pensar se existe algum estudo que indique quantas pessoas têm acidentes em Portugal devido a aberturas de portas de carro.

Esse estudo será no meu entender uma 1ª ação para perceber se faz sentido tentar promover uma medida deste género (p.ex nas escolas de condução).

Alguém sabe responder ?

A informação que tenho até á data é:

http://www.pordata.pt/Portugal/Acidentes+de+viação+com+vítimas++feridos+e+mortos+++Continente-326

e em concreto sobre ciclistas (obrigado Joana Ribeiro): http://www.ansr.pt/Estatisticas/FichasTematicas/Documents/2014/FICHA%20TEMÁTICA%20-%20VELOCÍPEDES.pdf

Enviei email para ANSR:

-------- Forwarded Message --------
Subject: PENSE 2020 - pedido de esclarecimento
Date: Wed, 30 Aug 2017 23:37:04 +0100
From: Diogo Cordovil S. Cordeiro [email protected]
To: [email protected]

Boa tarde,

Na sequência da conversa disponibilizada em Quantas pessoas condutoras de bicicletas (e motos) têm acidentes em PT devido a abertura de portas de carro?

e após ter tomado contacto com o PENSE2020 e em concreto a medida

A15.66. Elaborar estudo de caraterização dos acidentes com utilizadores de velocípedes

venho perguntar se já existe algum detalhe para a mesma, e se a mesma permitirá responder à questão “quantos acidentes com velocípedes e motociclos é que existem decorrentes da abertura das portas dos carros?”.

Desde já agradeço a vossa atenção,

Com os Melhores cumprimentos,

Diogo Cordovil S. Cordeiro

1 Curtiu

As consequências da abertura de portas e viaturas para a via pública já está enquadrada e é sempre responsabilidade do condutor cuja porta abriu. Recorda uma situação há uns anos em que uma condutora “limpou” as portas de uma série de taxis estacionados e ganhou o processo.

1 Curtiu

Viva…nao entendo o contexto da resposta. De que forma é que a abertura estar prevista em termos legais pode ajudar a perceber se faz sentido estimular uma medida como a indicada acima no link de referência para o caso holandes em que as pessoas aprendem a abrir a porta com a mão contraria (minimizando assim o risco de acidente por assegurar maior visibilidade por parte do condutor) ?

----- Mensagem Original -----

1 Curtiu

A responsabilidade é sempre de quem abre a porta mas isso não serve de sossego aos ciclistas e motociclistas que levem com elas e se magoem… eventualmente com seriedade se forem projectados para o meio do trânsito.
Acho que o interesse aqui é perceber qual a representatividade deste tipo de acidentes, e de que forma é possível diminuir o seu risco/ocorrência. Existem ciclovias pelo país que são colocadas juntinho às portas dos carros estacionados… e isto potencia fortemente o risco deste tipo de acidentes! Que podem ter contornos graves uma vez que a porta empurra para a estrada ao lado onde pode estar a passar algum carro no momento.

Eis a continuação da conversa com a ANSR (responderam entretanto).

Alguém sabe se existe alguma BD ou plataforma com Dados abertos no que refere a este BEAV ?

Apenas encontrei ANSR e não parece ser exaustivo nas várias categorias.

-------- Forwarded Message --------
Subject: Re: PENSE 2020 - pedido de esclarecimento
Date: Tue, 5 Sep 2017 15:01:37 +0100
From: Diogo Cordovil S. Cordeiro
To: transito ansr [email protected]

Boa tarde,

De acordo com o que consultei em http://www.ansr.pt/Estatisticas/BEAV/Documents/BEAV.pdf
que me parece ser o documento que referem,

através do cruzamento de informação entre a categoria E4 (INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A AÇÕES E MANOBRAS ), item 14 - Abertura de Portas e a categoria D - Veículos Intervenientes, items 1 e 2 (velocípedes e velocípedes com motor),

No BEAV não vejo qualquer condição que indique que o preenchimento de E4, 14 seja limitado a acidentes com peões.

Não compreendo assim porque referem que "essa variável está imputada exclusivamente à categoria de utente Peões. " e que a ação é “inexequível”.

Podem esclarecer melhor ?

Existe alguma base de dados pública onde esteja registada a informação estatística recolhida do preenchimento do BEAV ?

Desde já agradecendo a vossa atenção,

Com os Melhores Cumprimentos,

Diogo Cordovil S. Cordeiro

On 05-09-2017 14:36, transito ansr wrote:

Boa tarde,

Em resposta ao email abaixo, informa-se que a ação que pretende escrutinar – “(…) abertura das portas dos carros” em associação com condutores de quaisquer categorias de veículos é, pela própria arquitetura do instrumento de notação - adiante designado por BEAV (boletim estatístico de acidente de viação) – inexequível. Em sede de BEAV, essa variável está imputada exclusivamente à categoria de utente Peões.

Com os melhores cumprimentos,

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: logo-ansrcid:[email protected]

Unidade de Prevenção e Segurança Rodoviária

Tel. 214 236 800; Fax 214 236 907

Parque de Ciências e Tecnologia de Oeiras
Avenida de Casal de Cabanas,
Urbanização de Cabanas Golf, n.º 1 - Tagus Park
2734-507 Barcarena

Segurança Rodoviária, Uma Responsabilidade de Todos

1 Curtiu

Agradeço à Maria Helena Clemente da ANSR a resposta.

Haja informação disponível e disponibilidade para mudar de opinião e prestar a informação solicitada em face de dados e argumentações concretas.

Em anexo enviaram um excel, com a seguinte informação:

Selecção_002

Encaminho continuação da conversa, onde peço mais informações.

-------- Forwarded Message --------
Subject: Fwd: RE: PENSE 2020 - pedido de esclarecimento
Date: Wed, 6 Sep 2017 17:10:00 +0100
From: Diogo Cordovil S. Cordeiro [email protected]
To: [email protected]

Boa tarde,

Desde já agradeço a prontidão na resposta com a informação solicitada.

Podem indicar qual a área geográfica a que se referem os dados?

Será possível enviar a mesma tabela referente a aberturas de porta discriminada por

  • zona do país (distrito, concelho e freguesia - campos A2 do BEAV)
  • categoria/classe (campo D1 do BEAV) - onde se discrimina entre o veículo que “abriu a porta” e o que colidiu com a mesma

?

Pergunto ainda se existe alguma base de dados disponível para consulta online associada ao BEAV e se não, se já equacionaram disponibilizar uma?

(no contexto p.ex de http://www.dados.gov.pt ) (Já adicionei lá a ideia que aguarda aprovação)

Obrigado,
Com os Melhores Cumprimentos,

Diogo Cordovil S. Cordeiro

-------- Forwarded Message --------
Subject: RE: PENSE 2020 - pedido de esclarecimento
Date: Wed, 6 Sep 2017 11:28:12 +0000
From: Maria Helena M. L. M. De Almeida A. R. Clemente [email protected]

Bom dia,

Pedindo, desde já, desculpas pelo nosso lapso, junto se anexa um ficheiro com os dados solicitados.

Com os melhores cumprimentos,

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: logo-ansrcid:[email protected]

Unidade de Prevenção e Segurança Rodoviária

Tel. 214 236 800; Fax 214 236 907

Parque de Ciências e Tecnologia de Oeiras
Avenida de Casal de Cabanas,
Urbanização de Cabanas Golf, n.º 1 - Tagus Park
2734-507 Barcarena

Segurança Rodoviária, Uma Responsabilidade de Todos

3 Curtiram

Os trolls tem esse dom! Respondem e baralham as conversas!

Acho o tema muito interessante. Vai dando notícias aqui para acompanharmos.

Não sei se estou a interpretar bem esse excel…
Não distingue motociclos de velocípedes, o que pode induzir em erros de avaliação.
Por exemplo no que se refere a 2016, temos 41 vitimas… isso significa perda de vida?

Boa iniciativa e bom trabalho!

@Nuro_Carvalho 41 acidentes com vítimas. Em 2016 houve 41 acidentes dos quais resultaram 45 feridos feridos ligeiros, é assim que eu interpreto esses números. Ficaram excluídos os acidentes dos quais não resultaram feridos ou vítimas mortais.

1 Curtiu

Isto e’ das cenas que mais me preocupa http://www.youtube.com/watch?v=RyXZ2iKBnIA e mantenho sempre ate’ uma exagerada distancia perante os carros parados / estacionados

Sera’ possivel a Mubi promover uma campanha como esta para sensibilizar automobilistas http://www.theguardian.com/lifeandstyle/2017/sep/11/encourage-dutch-reach-to-stop-cyclists-car-door-deaths-says-charity ?

Em particular com ciclistas o ângulo de impacto com a porta encontra nesta a sua maior resistência e portanto mais graves consequências para o mesmo. Por regra nunca estaciono em lugares desses. Aliás deveriam ser todos convertidos em estacionamento diagonal.

Eu já tive a a minha porta na cara. Fui ultrapassado, metros a frente o carro parou. Quando fui passar, felizmente apenas a 10 kmh, levei com a porta passageiro. Não fiquei ferido, apenas a porta sofreu danos…valeu a minha velocidade reduzida.

Entretanto deixei de ter respostas…
e a caixa de correio eletrónico [email protected] parece estar “cheia”.

Enviei novo email. A ver se dizem algo.

-------- Forwarded Message --------
Subject: Fwd: [Café Central] Quantas pessoas condutoras de bicicletas (e motos) têm acidentes em PT devido a abertura de portas de carro?
Date: Thu, 2 Nov 2017 09:41:40 +0000
From: Diogo Cordovil S. Cordeiro [email protected]
To: [email protected], transito ansr [email protected]

Bom dia,

Venho reiterar o meu pedido de informação, se possível, considerando

Podem indicar qual a área geográfica a que se referem os dados anteriormente enviados, quanto aos acei?

Será possível enviar uma tabela referente a aberturas de porta discriminada por

zona do país (distrito, concelho e freguesia - campos A2 do BEAV)
categoria/classe (campo D1 do BEAV) - onde se discrimina entre o veículo que "abriu a porta" e o que colidiu com a mesma

considerando o cruzamento de informação entre a categoria E4 (INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A AÇÕES E MANOBRAS ), item 14 - Abertura de Portas e a categoria D - Veículos Intervenientes, items 1 e 2 (velocípedes e velocípedes com motor),

?

Este tema está a despertar interesse junto de algumas pessoas e gostava de poder contar com a cooperação da ANSR para prevenir acidentes deste tipo. Uma forma de o fazer, nesta fase, é através da disponibilização destes dados.

Obrigado pela vossa atenção,

Diogo Cordovil S. Cordeiro

2 Curtiram

Diogo, não deixes aqui o teu contacto telefónico, abraço

1 Curtiu

Entretanto enviaram o ficheiro que anexo que contém mais informação.

Acidentes - abertura portas - 2012-2016.xlsx (38.4 KB)

Haverá por aqui alguém que possa fazer um infograma, com a distribuição dos acidentes pelo país ou algo similar?

2 Curtiram

Terminando esta série de contatos com a ANSR,
enviaram mais informação após pedido de mais detalhe, desta vez com o número de vítimas, pelo que agradeço desde já a colaboração.

Sinistralidade - Abertura portas 2012-2016_Vitimas.xlsx (57.1 KB)

Alguém quer/pode trabalhar o excel para extrair p.ex. a info seguinte:
Nº de acidentes e Nº de vitimas por freguesia/concelho/distrito por mês/ano ?

Entretanto o Resumo foi retificado para:
Selecção_003

-------- Forwarded Message --------
Subject: Quantas pessoas condutoras de bicicletas (e motos) têm acidentes em PT devido a abertura de portas de carro?
Date: Wed, 15 Nov 2017 11:58:31 +0000
From: transito ansr [email protected]
To: [email protected] [email protected]

Bom dia,

Em resposta ao email abaixo, envia-se em anexo um novo ficheiro onde se acrescentou à listagem o total de vítimas por acidente.

Com os melhores cumprimentos,

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: logo-ansrcid:[email protected]

Unidade de Prevenção e Segurança Rodoviária

Tel. 214 236 800; Fax 214 236 907

Parque de Ciências e Tecnologia de Oeiras
Avenida de Casal de Cabanas,
Urbanização de Cabanas Golf, n.º 1 - Tagus Park
2734-507 Barcarena

Segurança Rodoviária, Uma Responsabilidade de Todos

De: Diogo Cordovil S. Cordeiro [mailto:[email protected]]
Enviada: segunda-feira, 6 de novembro de 2017 18:11
Para: transito ansr
Assunto: Re: Quantas pessoas condutoras de bicicletas (e motos) têm acidentes em PT devido a abertura de portas de carro?

Boa tarde,

Desde já agradeço a resposta

Do que pude observar na “Listagem”, não é direta a dedução dos números que apresentam no quadro de resumo,
será que têm a possibilidade de acrescentar uma coluna com o número de feridos/mortos por acidente?

Obrigado

3 Curtiram