Queimar vermelhos e as suas consequências

Fiz este video com uns mini videos feitos hoje e na semana passada.

Partilhem por ai sempre que:
Aparecerem campanhas a dizer que 15% dos peões usa o telemóvel sem estacionar e meter os 4 piscas
Vierem dizer que os terroristas das bikes passam vermelhos
Disserem que os atropelamentos em Portugal é porque os peões se atiram para as passadeiras
"se querem ser respeitados tem de respeitar"
etc

15 Curtiram

estou a fazer uma biblioteca de insólitos, entre videos e fotos, mais dos estacionamentos… Se assim o chamam…

2 Curtiram

Neste estudo da PRP:

“dos 2051 condutores observados junto a passadeiras onde se encontravam peões a atravessar, 25,4% não cedeu passagem.”

40% dos 1354 condutores observados passou um sinal vermelho nos primeiros três segundo após a sua fixação, situação que é ainda mais grave nos motociclos, em que a percentagem ultrapassou os 60%

46,3% dos condutores, num universo de 1242, não fizeram “pisca” antes de mudar de direção”

“Dos 1266 veículos ligeiros observados pela PRP, cerca de 10% apresentaram pelo menos uma deficiência no sistema de iluminação

http://www.jn.pt/sociedade/interior/um-quarto-dos-condutores-nao-cede-passagem-aos-peoes-nas-passadeiras-4195719.html


"Em 2010, em Portugal, a PSP e a GNR detectaram e multaram mais de 60 mil condutores sem inspecção nas viaturas … A conduzirem sem seguro foram apanhados 40 mil condutores em todo o país,"

Esses números são os apanhados pela polícia. Não me parece exagerado assumir q os q não são apanhados sejam 10 vezes esses valores. O q dá qq coisa como meio milhão sem seguro e inspecção obrigatória.

3 Curtiram

Excelente vídeo documental.

Numa outra nota: passadeiras. Quando estou a pé e um motorista não pára numa passadeira, leva uma chapadinha no espelho retrovisor. As pessoas só reagem a estímulos negativos, infelizmente.

pá, cabe mais um

@sequeira_pedro_rc, já estou a dar uso ao teu vídeo.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1540939195917030&id=100000028946543

boa!

a cena que mais irrita é que os carros só o fazem da pior maneira, que é no inicio do vermelho, e a grande velocidade

p acaso enquanto filmava passaram 2 ambulâncias (só tive lá uns 8 ciclos, foi mm coincidência) e ninguém passou o vermelho (a baixa velocidade) para dar espaço lol, uns lá se chegaram timidamente meio metro pro lado (com a traseira praticamente no mesmo sitio eheh

enfim, gostava de fazer um contra ponto que era, a forma como os ciclistas o fazem, e porque é que pode ser boa ideia por vezes

alguém alinha em fazer uns videos ali em entrecampos (ou noutro sitio em que achem que é um bom exemplo

3 Curtiram

eu alinhava, mas só tenho tempo no FS. apartir de 20 de Março vou tirar mini férias, se der até lá, ajudo :slight_smile:

1 Curtiu

Explica lá isso melhor, @sequeira_pedro_rc.

A minha opinião acerca dos vermelhos é algo conservadora. Sei bem que existem N situações em que não há perigo algum para as partes envolvidas se um ciclista passar um vermelho. No entanto, por norma, costumo parar e aconselhar os outros a fazer o mesmo só para evitar estar a chatear-me no meio do trânsito.

Qual é que seria a ideia do video?

3 Curtiram

A ideia do video é ir mais além, e mostrar que em algumas situações passar no vermelho é mais seguro do que esperar pelo verde

E assim, com um exemplo bem explicado, mostrar que por vezes (pelo menos) os ciclistas passam no vermelho não para ganhar tempo mas (também) para ficarem mais seguros. Apesar de estarmos fora da lei, um pouco à semelhança do “ocupar a vir” há 3 anos.

O sitio que proponho é este

Depois há os casos mais simples, em que nem vale a pena fazer nada, tipo semáforos só para passadeiras de peões, em que se vê claramente que não vem ninguém (e nas bikes n temos angulos mortos) em que parar é perder, tempo, energia, e a hipótese de andar um troço sem carros ao lado

E obrigado André, se não der até lá falo contigo :wink: o ideal seria um dia de semana, de preferência com muito trânsito ^^

2 Curtiram

Não sei se não será muito cedo para começarmos a falar do Idaho Stop (chamemos-lhe assim). Mas pode ser que esteja errado. :slight_smile:

2 Curtiram

não é para afectar já a legislação, é para ser um complemento ao outro video, para ir explicando porque é que (em alguns casos) os ciclistas passam os vermelhos ^^ depois quando a lei eventualmente chegar será mais fácil

é que chateia-me imenso quando metem as coisas ao mesmo nível (bike vs car), até neste video, que queria deixar porque fala num sistema de semáforos inteligente muito interessante,

aos 3min mostram 1 ciclista a passar vermelho numa rua vazia, e depois dizem “but motorists are JUST as bad” quando um condutor faz o mesmo, com a diferença do peso, velocidade, e claro, de passar por uma passadeira com verde cheia de peões e ciclistas…

3 Curtiram

Não sei se não será contraproducente estar a explicar aos carroólicos que os ciclistas passam vermelhos por esta ou aquela razão. Na cabeça deles, os ciclistas passam vermelhos só porque sim e porque são uns anarquistas. Não entra mais nada.

Isto é, mostrar exemplos práticos de carros a passar vermelhos é boa ideia e até complementaria com exemplos de ciclistas a PARAR nos vermelhos. Para mostrar que “nós” respeitamos mais a semaforização do que “eles”.

2 Curtiram

mas é para começar a entrar :wink:

acho que são tudo medidas complementares

1 Curtiu

Eu concordo com o Pedro Sanches, mt condutores (ainda) acham q as bicicletas nem sequer deviam andar na estrada … quanto mais poder passar vermelhos.

1 Curtiu

Não consigo medir muito bem qual o efeito que terá mas não custa tentar. Qual seria a tua ideia ali em Entrecampos? Ter uma câmara onde e concluir o quê?

Hoje por acaso alcancei 1 ciclista no meio da ciclovia sem mãos, tive de lhe mandar um berro para agarrar no guiador, depois, passou um vermelho a alta velocidade (vá, eu a metade da velocidade tinha tempo de analisar tudo, e passar se tivesse seguro, mas à dele não

Assim a ideia é mostrar que não somos todos loucos.

Na prática seria ter alguém a filmar, e outro na bike a experimentar as 2 versões,

  1. passar o vermelho, quando for possível, e mostrar o relax que é andar naquele bocado de estrada sozinho

  2. esperar pelo verde, arrancar com os carros, e se tivermos sorte (azar) levar os ganchos à direita que naquele sitio são bastante comuns (a via da direita é BUS, e portanto a malta entra na rotunda na 2ª e 3ª via e depois querem sair logo na primeira saída, cortando as bikes que querem seguir em frente

Hoje apanhei esta personagem:

Tinha certamente mais de 70 anos e demonstrava grande dificuldade em estacionar o carro devidamente. Pergunto-me como é que esta gente está habilitada a conduzir…

1 Curtiu

@pmmsanches se todos os condutores fossem assim estavamos safos!! (refiro-me em particular à velocidade praticada ^^

Admiro a coragem em conseguir passar um carro na lateral da Av.da República, eu por mais que me esforçe na fininha não consigo :slight_smile:
Antes das obras ainda passava tranquilamente, agora vou pela ciclovia.

Boas pedaladas!

Mário