Queres começar a mexer-te de bicicleta? Fica a saber o essencial

2 Curtiram

“12 – MUDANÇAS DE DIRECÇÃO DEVEM SER ASSINALADAS
Se não queres ser surpreendido com uma coima entre os 30 e 150 euros ou, mais importante, colocar a tua segurança em risco, deves assinalar as tuas mudanças de direcção com antecedência: braço esticado para a esquerda se quiseres virar à esquerda ou mudar para a faixa da esquerda; braço esticado para a direita se quiseres fazer o mesmo para o lado oposto; mão esquerda no ar caso queiras parar; mão esquerda para baixo no caso de existir um obstáculo à tua frente e precises de abrandar.”

Onde está esta obrigatoriedade no Código da Estrada ou em algum outro Decreto de Lei?

“O Código da Estrada permite que duas bicicletas circulem lado a lado numa estrada caso não empatem o restante trânsito ou causem perigo a si ou aos demais.”

“… – podem, por isso, andar no meio da faixa.”

São situações semelhantes. Se andar a par pode estorvar o transito o mesmo sucede quando se circula no centro da faixa e no entanto é feita a distinção. Não percebo !

é no centro da via, e não da faixa.
e sim, não faz sentido nenhum… a não ser pelo tema do 1,5 mts de mínimo que aí o veículo motorizado teria de ir para a outra via e ainda ir quase para a berma!

1 Curtiu

Não está. Nos velocípedes não é obrigatório assinalar a mudança de direcção, apesar de ser aconselhável, sempre que possível.

E há várias situações onde tal não é possível porque para assinalar mudanças de direcção implica tirar uma das mãos do guiador, o que nem sempre dá. A descer, por exemplo, é preciso travar e não podemos tirar a mão dos travões para dizer que vamos mudar de direcção.

3 Curtiram