Redução do IVA para bicicletas, será desta?

Marta, no próximo dia 12 de Dezembro, das 14h às 17h30, vai haver uma formação (dada por mim) em condução para os utilizadores das bicicletas do U-BIKE no IPL, em Leiria. Esta edição será aberta a todos os interessados, e não só aderentes do programa. E será gratuita (financiada pelo projecto U-BIKE e IPL). Sugiro que aproveite a oportunidade. :slight_smile: Ficarei em Leiria o resto do dia, e terei todo o gosto em conversar consigo depois e ajudar a encontrar soluções para as dificuldades que sente (sejam de condução ou de uso da bicicleta).

6 Curtiram

Claro que tinha de sair uma resposta idiota como se apenas os obesos suassem.

Portanto segundo a sua doutrina, suar é sinónimo de obesidade ! Nada mais imbecil, até porque quem não transpira são os porcos!

Ena, obrigada pela informação, parece-me excelente, eu só posso sair do trabalho ás 15:30, mas mais vale chegar tarde do que não ir. É em que Polo?
Já está na minha agenda!
PS: ando de trotinete elétrica, mas as dificuldades na circulação são semelhantes

2 Curtiram

Sim, mais vale pouco que nada! :slight_smile:
É no campus principal, frente ao LeiriaShopping.

1 Curtiu

O comboio da ironia nunca pára na tua estação, pois não, @Three?

Agora chama-lhe ironia …

@martassm, não se apoquente com intervenções mais acesas da nossa parte. O @Three é o nosso troll residente, e às vezes sabe carregar-nos nos botões certos e provocar reacções mais intempestivas.

Interacções com ele não são, de todo, representativas do resto da comunidade.

2 Curtiram

És adorável.

1 Curtiu

Adorável é censurar as minhas respostas e manter as mensagens do provocador !

Censura fascista, é o nome apropriado!

Mas se for plano, e tiveres uma elétrica, qual é a questão?

Queres ver que estas velhotas têm maior preparação física que tu?

Mas desde quando suas se for plano e e tiveres uma elétrica?

Estás nesse direito!

4 Curtiram

Então mas não era necessário esperar pela decisão da Comissão Europeia?

P.S. Acho que já tivemos esta discussão, mas não a encontro.

3 Curtiram

O artigo diz: «Se for aprovado pela Comissão Europeia…» E ainda por cima inclui também as bicicletas eléctricas.

2 Curtiram

Para além de condenarmos as gerações vindouras, estamos a (con)formar a mentalidade das gerações jovens que ainda têm o impeto de usar o próprio corpo de modo funcional para a sua livre deslocação. Começamos a transmitir a mensagem de que “não, nas tarefas do dia-a-dia não faz sentido fazeres atividade física. Fazes isso no tempo livre, nas aulas de educação física e nos treinos.” Transmitimos o sedentarismo e a dissociação entre mente/vida e corpo, associada à dissociação entre espaço urbano e natureza.
Assim, em vez de se protegerem as imediações dos estabelecimentos de ensino da circulação automóvel, estas áreas são as mais congestionadas! As crianças aprendem pois, que é normal haver carros nos passeios, que é a lei da vida o trânsito, que os carros são muito necessários ou imprescindíveis e que a sua energia anímica tem de ser libertada em horários pré-definidos, em atividades apenas para esse próprio fim…
Isto preocupa-me.

4 Curtiram

Não foi pelo IVA, mas começaram os incentivos às eléctricas. Pena ser um Fundo com poucos fundos.

“Quase 40% dos incentivos à aquisição de bicicletas elétricas foram atribuídos num mês e meio, desde o lançamento do apoio financeiro de 250 euros pelo Ministério do Ambiente no passado dia 5 de março.
O Fundo Ambiental recebeu 377 candidaturas e a estimativa do Governo é de que a dotação para todo o ano de 2019 apoie a compra de um total de mil bicicletas urbanas”.
JN, 29 Abril 2019

A taxa de IVA deve ser reduzida para os transportes da mobilidade suave, como os velocípedes e as trotinetes.

A afirmação seguinte é verdadeira?

A lista I do Código do IVA admite, desde 2015, que aos serviços de reparação de velocípedes seja aplicada uma taxa reduzida de 6%.

1 Curtiu

O gajo é o Sec. de Estado das Infraestruturas:

Mas, como o artigo não diz em q qualidade o escreve, não se percebe a quem se refere quando diz “defendemos que a taxa de IVA deve ser reduzida para os transportes da mobilidade suave …”. Será o Governo? O PS (imagino q ele tb seja do PS)?

Mas o q ele, ou eles, defende é a taxa de IVA reduzida nos serviços de transporte da mobilidade suave. No fundo, e como ele diz, no aluguer de bicicletas e trotinetes.


Sim, é verdadeira:
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/civa_rep/Pages/c-iva-listas.aspx

LISTA I
BENS E SERVIÇOS SUJEITOS A TAXA REDUZIDA

2.31 - Serviços de reparação de velocípedes. (Aditada pela Lei n.º 82-D/2014, de 31 de dezembro)

2 Curtiram

Ou seja, na prática o IVA da reparação de velocípedes é 6% e o da reparação de automóveis e motociclos (já com o e-fatura) é de 23%*85%=19.55% até um limite de dedução de 250 € cada.

O PEV, na discussão do OE 2019, apresentou uma proposta para que as despesas de manutenção e reparação de bicicletas fossem possíveis de deduzir no IRS, como acontece para automóveis e motos.
A proposta foi chumbada com a abstenção do PSD e o voto contra do PS.
https://mubi.pt/2018/11/29/propostas-de-alteracao-ao-orcamento-do-estado-para-2019-favoraveis-a-bicicleta/

1 Curtiu

Parece que é mesmo desta Aprovada taxa reduzida de 6% na compra de bicicletas proposta pelo Livre – Observador

5 Curtiram


Foi a proposta 924C, do Livre:

A votação da proposta do PAN, que inclui tb os serviços de aluguer de bicicletas, foi adiada. Imagino q estejam em negociações para ver se conseguem q seja aprovada.
Os serviços de reparação de bicicletas já, há alguns anos, que tem taxa reduzida.


3 Curtiram