Restringir permissões de ler/escrever a uma categoria a um grupo de utilizadores

Hoje reparei num fenómeno curioso:

A categoria core-sexta de bicicleta tem o acesso restringido da seguinte forma:

Ou seja, a configuração acima parece significar que: membros do GT do SdB podem ler/escrever; membros da Core podem ler apenas.

No entanto, hoje apareceu uma mensagem num tópico escrita por alguém que não pertence ao grupo SdB. :slight_smile: No entanto, é membro da Core.

Fui confirmar a tópicos anteriores e encontrei mais um caso destes.

Ao mesmo tempo, eu lembro-me de no passado este comportamento não acontecer:

  • Eu pertencia à Core mas não pertencia a um determinado grupo (no caso, era o grupo do Selo);
  • Lembro-me que conseguia acompanhar (ler) as mensagens da categoria desse grupo e que, uma vez que tentei escrever alguma mensagem num dado tópico dessa categoria, o discourse não o ter permitido.

O que mudou?
Alguém sabe explicar isto?

Eu suspeito de uma hipótese:
Antigamente (salvo erro), as categorias dos projetos autónomos não eram sub-categorias da categoria Core. Há algum tempo, rearrumámos as categorias de trabalho de forma hierárquica e passaram a ser sub-categorias da Core.
A hipótese: as sub-categorias da Core herdarão também as permissões de leitura/publicação da categoria acima na hierarquia; como a Core define que qualquer membro do grupo Core pode ler/escrever, então essa regra também se aplicará às sub-categorias (embora não esteja explícita nas configurações da sub-categoria).

Será isto?

De qualquer forma, isto não será um problema se na restruturação dos GTs/categorias que está em curso acabarmos por decidir que qualquer membro da Core pode ler e escrever nas categorias dos GTs.

1 Curtiu

Já agora, há uma mensagem antiga do João Pimentel Ferreira em que ele parece contradizer a tese de que as permissões de acesso de uma categoria são herdadas pelas sub-categorias:

No entanto, ele não suporta a afirmação… Fico com dúvidas.

@jpbarreto, se o membro de que falas for administrador do site poderá escrever em qq grupo, mesmo não fazendo parte. será por isto?

Neste caso, foi a Sara Cartaxo, que não é admin.
Ela pertence à core mas não pertencia ao grupo sdb (entretanto já pertence), no entanto conseguiu escrever na categoria do sexta de bicicleta.

1 Curtiu