Serviço da CP para transportar bicicletas alargado

Saíu há uns dias a notícia que a CP alargou a possibilidade de transportar as bicicletas em todas as ligações, excepto o Alfa.

https://shifter.pt/2018/02/transportar-bicicletas-comboios-cp/

No todo a CP evoluiu positivamente nos últimos anos. Não falta muito para um dia adaptam uma composição com um BikeWagon. Até na Roménia há tais vagões :slight_smile:

https://www.romania-insider.com/romanias-state-owned-railway-carrier-introduces-special-wagon-bikers-skiers/

6 Curtiram

onde já se viu esse lunáticos das bicicletas a andar de alfa, isso é só para malta da classe jet set. Hippies de bicla, não andam de 1 classe muito menos ricos pagam para ter de desmontar a bicicleta.

(piada apesar de gostar da meia medida). aguardo a medida por completo, porque faz-me verdadeira falta (lisboa/porto).

pontos deveras negativo é “O peso da bicicleta deve ser igual ou inferior a 15 kg;” pois… as eletricas estão excluidas (devem ser considerados veiculos de alta cilindrada).

em suma, parece ser boas noticicas mais cheio de condicionantes.

image

lisboa/porto não se pode fazer no domingo?? muito confusa essa CP.

fogo que raio de tabela, e os 15kg… porque é que temos de inventar tanto? 0o

de qualquer forma, a maioria das electricas devem pesar menos de 15kg… depois tem é de levar também a bateria, mas para esse tipo de bagagem já não deve haver limite de peso ^^

“A maioria” nao sei se pesa 14kg. 14kg é o peso medio de uma bicicleta em aluminio. Em ferro deve ser um pouco mais. E trekking eletrica sao todas media de 24kg, com bateria sem a bateria baixa para uns 19kg.

Fiquei confuso se um paraplégico tiver uma cadeira de rodas eletrica, com certeza nao é barrado. Nem a bagagem de maos e pesada.

a minha não! pesa prai + de 20 :frowning:

Acho que ninguém nos vai pesar as bikes… digo eu. Os 15 kg devem estar relacionados com a capacidade de carga dos ganchos para prender as bicicletas.

1 Curtiu

Fiquei confuso se um paraplégico tiver uma cadeira de rodas eletrica, com certeza nao é barrado. Nem a bagagem de maos e pesada.

os 15kgs deve simplesmente ser o que os ganchos que eles usam têm como peso máximo

no entanto como a roda de trás também vai encostada ao comboio, nao é como se a bike ficasse a fazer os 15kgs no gancho superior, deve ficar um pouco mais distribuido pelo que certamente que mesmo uma bike mais pesada nao vai estragar o gancho.

acho que nao vais pendurar nenhum tetraplegico no ganho da bicicleta… devia ser uma experiencia estranha para o senhor.

onde já se viu esse lunáticos das bicicletas a andar de alfa, isso é só para malta da classe jet set. Hippies de bicla, não andam de 1 classe muito menos ricos pagam para ter de desmontar a bicicleta.
(piada apesar de gostar da meia medida). aguardo a medida por completo, porque faz-me verdadeira falta (lisboa/porto).

para o porto tens o IC que já ha uns anos que permite levar a bicla, sem restricão de horarios, apenas tens de comprar o bilhete para o lugar com bicicleta.

nao é como se o Alfa Pendular fosse a algum sitio que o IC não vá… pela primeira vez, a CP permite levar a bicicleta a qualquer linha do pais, coisa que antes nao era possivel

com base no sucesso que isto tenha, certamente poderão vir a expandir, é normal que façam o rollout gradual a começar pelos IC’s, ja que o Alfa é onde a CP faz mais dinheiro, cada lugar a menos tem de ser bem pensado.

não vamos criticar a evolução brutal que a CP teve nos ultimos anos , que apesar de lenta tem sido muito positiva . interessa é que neste momento é possivel ir de Braga a Faro (em ICs…) com bicicleta sem problema, e isso é motivo para celebrar :slight_smile:

edit: a tabela que colocaste sao restrições em serviço regional , não no IC… IC nao tem restrições horarias já.

ainda assim, é verdade que visto que os alfas andam agora a ser renovados (1 a 1…) é pena que a renovação nao inclua compartimento para bicicletas… pelo menos os 2 que já foram renovados não incluem portanto nao parece que faça parte dos planos

3 Curtiram

Estás a ver @ecawireless, vai de comboio mas no IC :slight_smile:

A minha tem 17kg, mas é um segredo

1 Curtiu

Pena os Inter-Cidades terem umas portas tão estreitas! E depois aquele vão entre a porta e a carruagem é um martírio para a bicicleta dar a volta para entrar numa!