Tens cara para ser dono da tua bicicleta?

Pois é,

A pergunta parece surreal, mas aconteceu-me ontem, fim de tarde ao lado da minha casa. Sai para o meu passeio regular de bicicleta (eletrica). Foi abordado por um carro da policia que me parou com o argumento de que não tinha cara para ser dono da dita bicicleta eletrica.

Esclareço desde já que não estranhava se me questionassem simplestemente se sou dono ou não da bicicleta e se tinha como o provar. Agora dizer-me a mim, pele escura que não tenho cara para ter bicicleta?

Eu não sei se o policia que me disse isso tinha cara para ser policia, ou se o policia perguntou ao PM se ele tinha cara para ser PM. Mas infelizmente na altura fiquei em choque, mostrei tudo o que comprova que tenho cara de preto para ter uma bicicleta.
(infelizmente não me deixou ir a casa buscar a fatura para lhe esfregar na fuça).
Pois é rotulagem é f****** mas ficou a ofensa.

Isto ocorreu em Campolide, local onde resido desde sempre > 17 anos…

Já alguém por aqui foi abordado de tal forma que diria no minimo xenófoba, rotulo ou o que c***** o policia quis dizer como ter ou não ter cara para andar numa bicicleta.

1 Curtiu

É triste mas perdeste uma oportunidade fantástica.

Perguntavas: E você tem?
Polícia: Sim.
Tu: Então porque motivo andam sempre de carro?

6 Curtiram

Mas digo que tenho cara de ir lá a esquadra neste momento, falar com o comandante e demonstrar que tenho cara, dinheiro e moral para ser um cidadão de direito, que como tal não me foi questionado pelo lojista se tinha ou não cara para a me vender. Igualmente tenho cara para cumprir com as minhas obrigações…

Se já tenho problemas como ciclista em andar em estradas “feitas para carros” agora tenho outro desafio do surreal “um black não pode andar de bicicleta eletrica” se anda é porque é roubada… Sinceramente…

9 Curtiram

@ecawireless que cena triste… é tão triste ver que episódios destes ainda acontecem…

É pena não ter sido algo que ficasse registado, senão era queixa (ou mesmo queixa-crime?) na certa para fazeres!

Bom bom, se a queixa não for possível, era se conseguisses encontrar o mesmo agente na esquadra, para quando lhe mostrares a factura (não tens que o fazer mas seria uma desculpa para lá ires falar com ele) e com isso aproveitares para lhe dizer das boas! Algo como “uma bicicleta não se compra com caras ou cores, compra-se com o dinheiro que se ganha a trabalhar!”

Irrita-me mesmo que ainda exista este tipo de mesquinhez e pequenez…

4 Curtiram

Infelizmente fiquei em choque, estupefacto com tal opinião pessoal do policia. Eu sou apologista que errar é humano, nem quero que o policia goste de mim a força, se ele pelo menos tivesse a celeridade de pedir desculpas pelo comentário de opinião pessoal ignóbil eu nem acharia que isso era tema. Já passei na esquadra mais infelizmente não estava lá o comandante. E acredita estava com a factura, recibo de vencimento e declaração de irs, caso qualquer “maluco” ficasse com dúvidas.

@ZeM pessoalmente não tenho nada contra a policia, acho bem que este tema do roubo de bicicletas seja visto pelas autoridades com olhos de ver (não é só receber a participação e guardar a queixa numa gaveta). Já me roubaram uma Merida dentro de casa, participei na mesma esquadra e resultou em nada. Ou isto que estou a falar. Em vez da policia ir atrás de quem me roubou, acha que eu sou o ladrão… Isto contado ninguém acredita.

Mas como já sei o que é viver na pele escura. e como tb não sou nenhum trouxa ou me considero menos cidadão que os demais ando sempre precavido, peço fatura, guardo tudo, tudo.

Mas isto não vai avançar para queixa… Felizmente ou infelizmente não quero mal ao agente em questão, só não quero é ser insultado mais nenhuma vez.

4 Curtiram

@ecawireless, lamento imenso.

Já não tenho grande opinião da polícia aqui em Campolide (somos vizinhos!) por causa do laxismo com o estacionamento em segunda fila em frente à Valenciana, por exemplo.

Mas essa situação é verdadeiramente grave. Vergonhosa, no mínimo. Nem sei de que forma te hás-de precaver sem entrar num tipo de victim blaming que ainda mais indigno deve ser.

3 Curtiram

Será sempre algo que nos deve envergonhar a todos… mas pronto, não é a primeira vez, nem há-de infelizmente ser a última, de que tomamos conhecimento de uma atitude racista no nosso País. Mas lembro-me que há uns 15 anos atrás dava-se mais atenção a estes problemas, havia muita campanha anti-racismo, etc… não sei se passados 15 anos (na altura era miúdo, portanto não tinha a mesma percepção de certos problemas, ou da sua dimensão) se há ou não menos racismo e se foi isso que motivou ter-se passado a dar menos atenção novamente, mas acho que a sociedade deve manter-se vigilante a estes problemas… que assumem contornos mais graves se partem de algum tipo de autoridade! Acho que, como país e sociedade, conseguimos ser melhores, muito melhores que isso… às vezes parece é que, não só nesta mas em muitas outras temáticas, não nos queremos esforçar muito…

1 Curtiu

@loumarx não é só laxismo, a policia não dá o exemplo. Eu já os olho como quem acha que não tem cara para ser policias, se gostam ou não estou-me a c**** … Mas o tema do estacionamento é palha, não vale a pena, perdi o meu tempo antes das eleições a falar com o presidente da junta. Foi eleito, e a rua onde vivo continua sem passeio e pior carros estacionados de um lado para o outro ser via rápida de circulação, os peões que se f*******, é isto que resta. E se não chega ainda mais esta.

1 Curtiu

Mas está planeada intervenção na tua rua?

Por acaso até tenho boa impressão do André Couto. É um político consumado, mas até vejo as coisas a acontecer no bairro… Mas tenho noção que acontecem mais no Alto de Campolide que nos sítios mais periféricos, tipo Alto do Carvalhão, Calçada dos Mestres… Bairro da Liberdade parece que é o pior exemplo.

@ecawireless lamento o teu episódio. Infelizmente essa pessoa não demonstra ter qualquer requisito para ser polícia. Aconselho-te a teres sempre o telemóvel à mão. Eu tenho muitas aplicações relacionadas para a bicicleta e uma que se mostrou útil foi uma para gravar o som (o da Action Cam tem pouca qualidade) e uma hora ocupa relativamente pouco se usares uma taxa de amostragem mais baixa.

És boa pessoa por não quereres o mal desse polícia, mas não devias ser tanto, pois no teu caso foi uma má abordagem em conjunto com o comportamento que descreveste, mas noutra situação nunca se sabe onde poderá chegar.
No teu lugar, falaria com o Comandante, explicava a situação, tentava falar com o polícia em questão e ouvir um “peço desculpa”, pois, para uma pessoa como ele, deve custar a sair, mas se sair vai ser pedagógico.

Abraço!

2 Curtiram

Caro André Lopes

A atitude do polícia é ignóbil e explicitamente racista.
Não sei se estás para te chatear mais com isso mas existe um organismo onde deverias apresentar queixa. Faz parte das competências deles:

Quanto a apresentares queixa na polícia isso só depende da tua predisposição para vires a ter incómodos na tua zona

https://www.acm.gov.pt/pt/-/comissao-para-a-igualdade-e-contra-a-discriminacao-racial

4 Curtiram

Infelizmente, ter pele escura continua a ser motivo de discriminação, apesar de tantas campanhas e de tanta evolução. Venho aqui contar um caso que se passou comigo, um pouco diferente, mas que demonstra a mentalidade de certas pessoas.
Há alguns anos, ainda a minha filha era criança, ao atravessar com ela e o meu marido numa passagem para peões, surgiu um taxista que quase nos atropelou. O meu marido fez notar educadamente ao taxista que estávamos numa passagem para peões, mas este, ainda se virou para ele e mandou-o para a terra dele. Foi aí que o meu marido, que além de preto é polícia, se identificou e actuou. Haviam de ver a cara do taxista e o chorrilho de pedidos de desculpa, com a agravante de acrescentar, "ó senhor agente, desculpe, mas como é que eu ia imaginar que fosse polícia?"
Lá está, era preto, só podia ser bandido, não é?
E, não sendo polícia, podia ser atropelado, juntamente com a mulher e a filha, que não fazia mal…:persevere:

7 Curtiram

Lena, é aí que a estupidez humana ultrapassa todos os limites. Adorei o desfecho do episódio, infelizmente não o podiam prender, pois merecia.

Mas não se livrou da correspondente coima… bem merecida, aliás…

1 Curtiu

Estou chocado. Pensei que esse tipo de coisas só se passava com a polícia dos EUA. Desejo que essa má experiência tenha sido pontual e que um dia não passe disso mesmo: uma má recordação. Abraço.

1 Curtiu

Isso não foi erro. Foi racismo premeditado e puro. Com todas as letras. Faz queixa formal do polícia na esquadra.

3 Curtiram

André penso que é um caso lastimável a todos os títulos.
Sou apologista, por sistema, da queixa porque penso que é a forma de se contribuir para a correcção das situações. Tenho imensas reclamações escritas em muito lado.
Contudo no teu caso não sei se ia à polícia ou se escrevia, de forma elegante ao comando de Lisboa.

3 Curtiram