Um pacóvio de mota, uma tangente e dois cobardolas num carro a tentar intimidar um ciclista

Olá a todos. Deixem apresentar-me: sou o Capitão Bina, um vídeo-ciclista.

Deixem-me mostrar aqui o meu mais recente vídeo que mostra como a irresponsabilidade, impunidade e violência contra ciclistas é uma realidade em Lisboa.

Neste vídeo podem ver:

  • Motociclista na faixa de bus que arranca ao sinal verde a sacar cavalinhos
  • Um motorista que me traça uma tangente porque ¯_(ツ)_/¯
  • Dois putos num carro, pago pela mãezinha de um, que se metem a apitar ao ciclista (não obstante a faixa da esquerda estar livre para o ultrapassar). Já que eu insisti em não desaparecer, o motorista desse carro, com o aval do energúmeno a passageiro, fazem-me uma rasante, guinando de volta para a minha faixa, numa clara manobra de intimidação.

Aqui deixo o vídeo

8 Curtiram

Forza Él Capitán!

2 Curtiram

Porra… Eu vi o título e pensei que fossem 3 situações diferentes. Afinal
foi tudo ao mesmo tempo. :o

Estes tipos são mesmo daqueles “monkey see, monkey do”.

O asno do Ibiza estava cheio de pressa e achava que devias era ir no BUS.
Os dois campeões viram a manobra ágil do asno, viram-te a gesticular, e
acharam por bem que o man é que tinha razão. Então, como tinham falta de
espaço, decidiram dar-te um “chega pra lá”, como o asno.

Publica isso no Facebook com tags à PSP, à ANSR e à Prevenção Rodoviária e
mais do que te lembrares. Este caso é mau demais para ficar impune!!

2 Curtiram

Muito bom :slight_smile: fico a espera dos proximos episodios :))

essa rua tem uma faixa de rodagem

Artigo 1.º
Definições legais
Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o significado que lhes é atribuído neste artigo:
b) «Berma» - superfície da via pública não especialmente destinada ao trânsito de veículos e que ladeia a faixa de rodagem;
d) «Corredor de circulação» - via de trânsito reservada a veículos de certa espécie ou afetos a determinados transportes;
f) «Eixo da faixa de rodagem» - linha longitudinal, materializada ou não, que divide uma faixa de rodagem em duas partes, cada uma afeta a um sentido de trânsito;

h) «Faixa de rodagem» - parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos;

n) «Passeio» - superfície da via pública, em geral sobrelevada, especialmente destinada ao trânsito de peões e que ladeia a faixa de rodagem;
o) «Pista especial» - via pública ou via de trânsito especialmente destinada, de acordo com sinalização, ao trânsito de peões, de animais ou de certa espécie de veículos;

u) «Via de trânsito» - zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos;

x) «Via pública» - via de comunicação terrestre afeta ao trânsito público;

— convém saber o código para poder exigir que os outros o saibam

Obrigado pela correcção, Miguel. O último comentário é que era excusado.

3 Curtiram

Tenho mais vídeos no canal. Para veres os próximos episódios, não te esqueças de subscrever!

Abraço
CB

1 Curtiu

Comportamento completamente injustificado por parte desses condutores e acaba por ser esse tipo de comportamento que leva a casos mais graves.
No entanto, segundo o que li, os ciclistas podem circular na faixa de bus desde o inicio deste ano (http://ocorvo.pt/2014/11/13/bicicletas-poderao-usar-corredores-bus-de-lisboa-a-partir-do-inicio-de-2015/) não se encontrando restrito.

Abraço,

Tenho a ideia que é necessário mudar os sinais que dizem BUS para também
incluírem bicicletas.

No dia 22 de dezembro de 2015 às 09:57, Guilherme Albuquerque <[email protected]

Já agora, perdoem-me o off topic, mas alguém sabe de algum corredor BUS em que já se possa andar de bicicleta? É que isto já foi aprovado (quase com unanimidade) em Junho de 2014 e acho que ainda não fizeram nada.

O que me foi dito há uns meses por alguém da DMMT da CML foi que as vias que viriam a ser autorizadas já estavam seleccionadas, mas aguardam parecer da ANSR para que entre em vigor.

Ou seja, neste momento, segundo a informação mais recente que tenho, ainda não é permitido os velocípedes circularem nas vias BUS.

abraços

RF

Ainda hoje perguntei a vários polícias e cada um me deu respostas diferentes.

A meu ver, à falta de sinalização, não é permitido.

Já agora, tenho vídeos novos no meu canal, e mais na calha (infelizmente).

Tenho seguido os teus vídeos com regularidade e acho que fazes muito bem em gravar e denunciar estas atitudes, apesar de achar que o retorno deste “trabalho” é mínimo, pois não chega ao público a que se destina, nem esse público teria a sensibilidade para os perceber. Como pudeste comprovar, quem tem estas atitudes acha-se detentor da razão e não sai deste “confronto” mais iluminado.

Fico apenas com uma sensação agridoce ao ver a postura na estrada, pois pessoalmente considero que apesar de todos os direitos que temos na estrada, devemos ter uma postura defensiva e até facilitadora nas situações em que isso não nos coloca em risco. Falo por exemplo das situações em que tens estradas nacionais com bermas com bom piso e suficiente largura para te permitir circular em segurança e com isso poderes facilitar ultrapassagens. Acho que quando temos longas retas com bermas em bom estado e sem potenciais perigos, podemos facilmente circular 25 ou 30cm para a direita da linha e facilitar as ultrapassagens poupando situações de conflito.

Quando temos bastante experiência a circular na via pública, consegue-se facilmente circular na berma e retomar a via quando necessário.

Esta minha nota aplica-se obviamente apenas a 2 ou 3 situações específicas e nem isso desculpa anormalidades praticadas pelos infratores.

Também gravo regularmente as minhas deslocações e apesar de ser numa zona pouco urbana, acabo igualmente por levar com razias e apertos.

2 Curtiram

ver no segundo 30, sff.

1 Curtiu

Olá Jorge. Obrigado por seguires o meu canal. Tenho praí uns 20 vídeos na calha para os próximos dias.

Eu só circulo na berma quando esta está bem limpa. Normalmente as bermas das nacionais estão cheias de detritos e num instante temos furos.

Além disso, andar de bicicleta nas bermas reforça a ideia que é esse o lugar dos ciclistas, não na estrada. Educar os automobilistas também passa em circularmos na estrada, no meio da via se tal for o mais seguro (e como o é na maioria das vezes).

E que tal abrires também um canal como o meu? Quantos mais melhor!

Abraço e boas pedaladas.
CB

2 Curtiram

Conhecia o vídeo sugerido pelo Nuro e compreendo os perigos. Naquele tipo de utilização é complicado prever obstáculos. Podia até dizer-se que se trata de velocidade excessiva tanto na berma como na via.

O meu comentário não pretende defender que devemos circular normalmente na berma, mas sim usar a berma nas situações em que isso pode facilitar a circulação para ambas as partes.

Eu costumo circular na via e ajusto a posição em função das circunstancias. Dependendo da largura das vias e das velocidades praticadas na zona escolho entre 3 opções:.

1- Se se aproximam a velocidades moderadas e tenho berma com largura e extensão suficiente, afasto-me e deixo passar.
2- Quando sinto a aproximação de “aceleras”, mantenho-me na via até reduzirem a velocidade e só depois me afasto para a berma (por vezes faço sinal para passarem e assim percebem quem manda)
3- Quando vejo que a ultrapassagem é inútil devido à intensidade de tráfego ou baixa velocidade da via, então aí sim, mantenho a posição e não facilito a ultrapassagem.

Claro que não ando aos zig-zags. Faço movimentos planeados, previsíveis e denunciados.

Nas situações em que podemos facilitar a ultrapassagem estamos a fomentar a boa convivência na estrada e a reduzir a probabilidade de conflitos.

3 Curtiram

Sim, eu também faço isso.

Quando estou no centro da via e o automobilista atrás de mim se porta bem, eu facilito a encosto à berma ou lancil para o deixar passar, já que me provou ser paciente e respeitar o meu espaço.

PS: Já tenho vídeos novos no canal. Irei metendo agora um por dia até esgotar o stock.

2 Curtiram