Viagens e Bike Buddy de leitura pública

Tenho seguido de forma distante esta discussão.

A verdade é que, não tendo uma opinião estática sobre isto, não encontrei ainda argumentos que me convencessem que mudar o estado atual é vantajoso.

Ou seja, por inércia mantenho-me apoiante da 2.

E, sim, o café central parece bom local para os GTs colocarem posts que se querem de leitura (e discussão) pública.
Concordo com o @MarioJAlves: parece-me que o uso de tags para diferenciar/indexar esses tópicos no café central resolvem. Criar sub-categorias parece demasiado complicado.
joao

Tal como o @Mario parece-me confuso repetir categorias ou temáticas, daí que ter Viagens como categoria fechada e acrescentar viagens como subcategoria ou como tags no Café Central não me parece ser a solução.

O Forum é a ‘casa’ da MUBi, onde nos reunimos e trocamos ideias, o acesso é livre mas requer uma formalidade: que cada um se apresente e identifique, seja para ouvir as conversas seja para participar nas mesmas. Defendo, por isso, que as categorias não devem ser, por defeito, de livre acesso.

Existe uma área de excepção, o Café Central, que é de livre acesso (e esse é já um avanço quando comparado com as listas de mail). O que distingue esta categoria não é o tema ou temas aí abordados, é a sua leitura universal e possibilidade que é dada à participação de não sócios MUBi.

Discute-se se determinadas categorias devem ser de leitura universal e desta forma chegar a mais pessoas interessadas na mobilidade em bicicleta. Caso se obtenha um consenso MUBi (essa figura mítica e que raras vezes se deixa avistar) sobre tornar um determinado tema de leitura pública, entendo que deve existir uma mudança em massa do tópico do tema para essa área de acesso livre a que damos o nome de Café Central. No exemplo das Viagens significa que deixaría de existir a categoria Viagens (pois não faz sentido duplicar os espaços de discussão) e os contributos de cada um iriam cair na subcategoria Viagens do Café Central (ou na raiz do Café Central, com ou sem tag de Viagens, solução que me agrada menos).

Esta parece-me ser a solução que melhor clarifica o que é a área pública do Forum e as restantes áreas, que se devem manter acessíveis apenas a quem chega e se apresenta ao grupo.

L

Por mim convenceram-me.
Ficamos como está, a opção 2).

Café central de leitura pública, com as etiquetas para categorização!

Tudo o resto fechado e por conseguinte não indexado nos motores de busca!

PS: Custa-me, de futuro, ter que publicar coisas relacionadas com peças, no café central (pois eu quero, como OP, que esse tópico seja aberto), quando temos uma categoria limpinha para o efeito.

Não havendo consenso por nenhuma das soluções apresentadas penso que devemos ficar como está. Ou seja, não colocar outros assuntos no Café Central. Se há categorias para falar de assuntos ou projetos específicos não devemos misturar tudo no Café Central.

Já agora uma dúvida: onde é que dizemos aos sócios que parte do fórum está indexado ao google e outra parte não? Isso não devia ser transparente para os utilizadores?

A parte que eu discordo do @MarioJAlves é a ideia de que nós temos de proteger os sócios porque eles não sabem as consequências de estarem indexados no google. Eu acho que devemos é dizer se essa indexação é feita ou não e cada um ser responsável pelas suas intervenções.

Concordo que esse aviso deve ser proeminente no “about” do café central.

[quote=“tiagosantos, post:24, topic:1658”]
A parte que eu discordo do @MarioJAlves é a ideia de que nós temos de proteger os sócios porque eles não sabem as consequências de estarem indexados no google. Eu acho que devemos é dizer se essa indexação é feita ou não e cada um ser responsável pelas suas intervenções.[/quote]

Não é bem isso. É que quem se quiser proteger da indexação deverá poder continuar a participar em todos os aspectos e tópicos da associação sem quaisquer constrangimentos.

Mas isso é um problema para quantas pessoas? Podemos referendar aqui na core. Quem é que teria uma participação diferente na categoria BB se esta fosse pública?

Direitos fundamentais não são referendaveis.

É verdade. Por isso é que tens o direito ao esquecimento por parte da Google. Agora uma associação não se deve preocupar com isso. Deve sim informar os sócios se o fórum é aberto ou fechado, indexado ou não. Pelo o que percebi isto já foi alterado e os sócios não foram informados. Isto sim parece-me grave.

Tiago, se eu quiser postar uma viagem, que seja pública, não poderei?

E que tal subcategorizar o Café Central/Esplanada como referiu o Luís?

Ou porque não criar a “messe dos sócios” fechada e subcategorizada e o
resto ficar de leitura pública? Pensemos também em quem visita o fórum de
fora e neste momento está muito pobre e pouco chamativo.

Concordo Tiago. Também acho totalmente despropositado, nos tempos que
correm, onde 95% da população portuguesa tem facebook (também exige nome
verdadeiro, ler regras do FB) estarmos a ser mais papistas que o Papa.

Digam-me um único sócio não-core que nunca tenha postado no café central!

Isso (direito ao esquecimento) acho que podemos todos concordar que não funciona em termos práticos. Qualquer pessoa com bom senso não acredita nisso e todo o direito à não querer ser indexado.

O Facebook da ferramentas de privacidade que nós não damos e a obrigação de nome real do fb não é fiscalizavel e a nossa é.

Sim, os níveis de privacidade foram alterados. Mas não considero grave porque o percurso foi de mais público para menos público. O percurso contrário sim é muito mais grave.

Mais uma vez acho que estamos a fazer assunto sobre algo que é irrelevante para a MUBi. A presença pública da MUBi já existe no blog, Facebook, Twitter… Não acho importante andarmos a dançar a volta deste assunto complicando a estrutura do fórum para termos a possibilidade de algumas pessoas lerem as opiniões dos nossos associados.

eu não quero colocar o fórum, de forma geral, de leitura pública pois já vi que não há de todo consenso. Quero apenas organizar a parte pública do fórum, e confesso que as etiquetas não me agradam, porque quem vê o fórum de fora, vê algo muito pobre.

Por isso, proponho então debater estas três hipóteses

  1. Tudo como está, Café central (ou Esplanada, ler sugestão do @Luis_Carvalho ) organizado com tags

  2. Tudo como está, Café central (ou Esplanada) organizado com subcategorias

  3. Criar uma nova categoria chamada messe dos sócios ou café dos sócios, restrita apenas a sócios e fechada, e organizada com subcategorias ou tags, passando o resto de leitura pública.

Muito provavelmente também não conseguirem a 3), mas prefiro a opção 3) porque julgo que se resolvem as questões de privacidade, ou seja, há uma parte fechada e apenas para sócios, sendo as outras quatro categorias que mencionei de leitura pública. Reparem que não há grande diferença com o estado atual, é apenas uma questão de organização, e tem a vantagem de o fórum, quando visto de fora, parecer mais organizado e esteticamente mais interessante.

Caso não aceitem a 3), diria que a 2) também me agrada, porque como está continua a não resolver o meu problema. Caso queira publicar uma viagem pública, sinto-me constrangido ir para o café central havendo uma categoria clara para o efeito.

nunca vos quis dizer para não desiludir a motivação, mas o número de visualizações do blogue é baixíssimo, ronda menos de 10 por dia, segundo as ferramentas do Google que ativei recentemente na conta do [email protected]. O fórum como está, péssimo visto de fora, tem 30 por dia.

Um fórum, tem uma capacidade de atrair visitantes largas vezes superior. Mas não vou entrar por este debate, pois há outros constrangimentos. Quero apenas deixar claro que um fórum tem uma capacidade de atrair gente, mesmo que de forma efémera, muito maior que qualquer outra rede social.

Não sei se funciona. Mas se um dia eu precisar de garantir a minha privacidade num fórum ou outra plataforma das duas uma: ou contacto os administradores do fórum para apagarem mensagens minhas ou recorro aos tribunais. Não me passa pela cabeça que uma pequena associação ande a zelar pela minha privacidade. Desde que me informe o que é público e o que faz com a minha participação.

@joaopferreira, o que estou a tentar dizer-te é que não há consenso neste assunto.

Acho as 3 hipóteses uma confusão. Para que vai alguém querer ser sócio se todos os assuntos podem ser debatidos no Café Central?

2 tópicos com dezenas de mensagens e sem consenso.

Para já fica como resolvido.