Vídeos das ciclovias do Porto e de Matosinhos

Passamos o dia a dizer, cada vez que chegava alguém novo, “és tu o Arlindo?” ;D

Esse ciclovias.pt tem muito potencial. :ok_hand:t2:

3 Curtiram

Puxa :frowning: mantenham-me informado p.f. que irei a próxima sem falta!

[]s

2 Curtiram

Irei fazer um tópico mais tarde para a Maia, pois tem crescido as ciclovias no município, para alem do Ecocaminho e do Parque de Avioso, assim como zonas de 30km/h, como por exemplo a reformulação do bairro do Sobreiro.

2 Curtiram

O ciclovias.pt é um projeto fantástico, uma óptima base de trabalho, mas parece-me um bocado descontrolado.
O que é normal, imagino que não seja fácil filtrar a veracidade/pertinência da informação incluída.
Vou tentar participar e contribuir.
Era óptimo conseguir uma ferramenta consistente que tenha utilização prática.

Ao menos em Matosinhos tudo está correcto, pq quem incluiu foi este que vos escreve :wink:

2 Curtiram

U tha man!

Nunca desci lá, vou procurar conhecer e fotografar. :+1:

[]s

Falando no Ciclovias.pt, adicionei mais uma atualização hoje. Estive a “passear” pelo Street View e notei que a Rua Roberto Ivens, no trecho anterior ao pequeno quarteirão que tem a ciclofaixa do lado direito, tem sinalização vertical (mas não horizontal) de partilha com ciclistas (isto é, o sinal vertical triangular “via partilhada com ciclistas” mas não a pintura de ciclocarimbo / sharrow no chão). Dessa forma, o mapa fica assim:

[]s

2 Curtiram

Por acaso Matosinhos tem uma rede mais extensa do que eu pensava, muita é partilhada

3 Curtiram

Este site ciclovias.pt parece ser muito interessante, mas preferia que fosse baseado no OpenStreetMap que é da comunidade em vez de usar um mapa proprietário.

Parece-me haver dupicação de esforços.

2 Curtiram

Por acaso também sou colaborador de longa data do OpenStreetMap, e tudo o que mapeei no ciclovias.pt está também no OSM. Inclusive o mapa que utilizo no começo dos vídeos é a camada de ciclovias do OSM. Mas o OSM me parece mais complexo e por ser de uso geral, tenderia a ser editado por somente por utilizadores mais experientes.

[]s

5 Curtiram

Estive lá hoje. São MUITAS vagas. Mais precisamente, 196 vagas, divididas em dois grupos, uma fileira com 65 suportes, e um outro espaço com mais 33 suportes U invertido.

Já os incluí no Ciclovias.pt e no OSM.

s

2 Curtiram

Nao faltam lugares, faltam é bicicletas! :slight_smile:

3 Curtiram

Pois. Inclusive, poderiam mesmo eram retirar meia dúzia desses suportes e substituir os entorta-roda que tem na frente do shopping, seriam mais bem-utilizados!

[]s

1 Curtiu

Como dizemos no Brasil (não sei se a expressão também é popular cá), “vai que cola”:

[]s

4 Curtiram

não queres pôr também no https://cidadeciclavel.mubi.pt da MUBi?

3 Curtiram

Opa, não conhecia este! Vou duplicar os dados nele também tão logo seja possível.

[]s

2 Curtiram

Se percebi bem, penso que em Portugal há uma expressão que quer dizer o mesmo: “Atirar o barro à parede, pode ser que agarre”

1 Curtiu

Este openstreetmap parece fantástico, em termos gráficos, mas nao estou a conseguir ver ciclovias nenhumas. Só me mostra a da marginal. Onde se vê “o resto”?

Este é um dos problemas, a renderização padrão da camada de ciclismo (OpenCycleMap) dá destaque demais às rotas internacionais, neste caso a EuroVelo 1, especialmente pq há trechos que não há sequer marcação de ciclocarimbo / sharrow no alcatrão (por ex. na Rua Heróis de França em Matosinhos).

É preciso dar um pouco de zoom para ver o pontilhado azul das ciclovias e o tracejado azul das ciclofaixas. As ciclorrotas com sharrow não tem uma exibição em específico. Por ex:

[]s

3 Curtiram