VOLTA a PORTUGAL PELA SEGURANÇA dos CICLISTAS e PELA HONRA e DIGNIDADE

Divulgo esta iniciativa do Sr. António Girão:

“VOLTA a PORTUGAL PELA SEGURANÇA dos CICLISTAS e PELA HONRA e DIGNIDADE
(Este texto é um resumo desta actividade. Para quem estiver interessado, poderei enviar o projecto com mais pormenor)
A morte de um aluno há dois anos e as posteriores notícias de mortes de outros cidadãos, por incúria, por desrespeito, por utilização de telemóveis, por embriaguez e por falta de civismo levam-me, como cidadão e como professor, a fazer uma Volta a Portugal a Pedalar. Colo a este propósito a falta de vergonha que reina em boa parte da nossa sociedade, pela falta de honestidade, pela falta de respeito e de princípios básicos que me atormentam, até por ter sofrido alguns na pele.
Irei pedalar, na segunda quinzena de agosto (colocarei as datas exactas dentro de dias). O itinerário será o seguinte:
Dia 1 – Porto – Vila Real
Dia 2 – Vila Real – Guarda
Dia 3 – Guarda – Castelo Branco
Dia 4 – Castelo Branco – Évora
Dia 5 – Évora – Mértola
Dia 6 – Mértola – Loulé
Dia 7 – Grândola – Lisboa
Dia 8 – Lourinhã – Figueira da Foz
Dia 9 – Figueira da Foz – Aveiro
Levarei uma carrinha (VW Caddy onde dormirei, farei as refeições e terei apoio. É o possível…! Já estou a construir uma cama em madeira)
Estou a contactar jornais, revistas, rádio e canais de televisão.
Estou a tentar falar com grupos de ciclistas, clubes, lojas…para, todos juntos, sermos mais fortes. Ao longo do percurso pretendo ter companhia de quem pretenda pedalar comigo.
Nada disto é novo para mim, pois, em 2012, fiz uma Volta a Portugal a Pedalar pela Casa Acreditar, em 2014 fiz Roterdão – Porto a pedalar pela Construção da Ala Pediátrica do Hospital S. João, em 2015, pedalei de Amesterdão a Oliveira do Bairro pela Kikas (uma menina minha vizinha, com problemas graves de saúde), já fiz mais de 200 000 quilómetros no rolo, em feiras, centros comerciais e na rua, por causas humanitárias. Em 2016 pedalei 247 km, no Festike, Santarém, no stand da Federação Portuguesa de Ciclismo, pela Segurança dos Ciclistas na Estrada.
Agora, irei para a estrada contra esta vergonhosa situação, que nos assusta permanentemente.
Irei recolher assinaturas para entregar na Assembleia da República e para contactar câmaras municipais, a fim de se colocar sinais verticais nas estradas, sensibilizando para a existência de ciclistas. O projecto será alargado a um ano, em que pedalarei em maratonas, por esta causa e onde serão entregues 100 000 autocolantes pelos ciclistas e pelos espectadores. Como Professor de Português, utilizarei o ensino da carta, para enviar autocolantes para 100 escolas, como intercâmbio pedagógico. Em setembro de 2019, tentarei o título de Campeão da Europa de 24 Horas, sempre divulgando esta causa que, repito, me atormenta.
Para sustentar este projecto (viagem, material de apoio…tentarei 200 euros), utilizarei alguns autocolantes que tenho sobre este tema e, com o que conseguir, tentarei mandar fazer os 100 000 (provavelmente, irão ser oferecidos por uma firma).
Não me alongarei mais, pois o projecto é longo e seria fastidioso estar aqui a escrevê-lo todo.
Se quiserem apoiar/ajudar (agradeço, desde já), poderei enviar autocolantes (do ano passado) para clubes ou grupos de ciclistas e, bastará uma pequena ajuda (5 pedaladas por 100 autocolantes). No final de cada jornada, se me arranjarem espaço e um projector para o computador, apresentarei fotografias das minhas viagens da Holanda para Portugal e, sobre elas contarei histórias, revelarei sentimentos, falarei de treinos para estas pedaladas, de condição psíquica…de tudo o que me perguntarem.
Como esclarecimento adicional, solicito e agradeço que procurem no Google, por António Girão, António Girão Projecto Joãozinho, António Girão Solidariedade…!
Se me quiserem contactar, poderão fazê-lo através da minha página de FB, ou através do meu telemóvel 938360205.
Se partilharem também estarão a apoiar!
Muito obrigado, AMIGOS! Grande abraço e pedalem com muita atenção!”

10 Curtiram

Já falei com ele pessoalmente. Uma pessoa muito perspicaz, simpática, envolvente e respeitadora. Um grande homem!

1 Curtiu

Partilho com todos o que a vizinha Espanha faz pelos utilizadores da via:

vale a pena ver todos os vídeos

É ultrajante o pensamento de um troglodita que trabalhou na autoeuropa. Para ler e reler