Webinar com a União de Ciclistas do Brasil

Amanhã (sexta, 07 de Outubro), com início às 21h15, haverá uma tertúlia-webinar com a União de Ciclistas do Brasil (UCB).

A UCB é uma organização brasileira de âmbito nacional que congregando várias dezenas de organizações locais realiza, em parceria com estas, actividades de promoção da utilização da bicicleta como modo de transporte, lazer e desporto, contando com o apoio de cerca de 50 instituições e empresas.

Neste evento, a UCB apresentará quatro das suas experiências: as campanhas ‘Bicicleta nas Eleições’ e ‘Bicicleta nos Planos’, o projecto ‘Bicicleta na Escola’ e a iniciativa de financiamento de projectos de ciclomobilidade.
Cada uma das apresentações será seguida por um espaço para debate e perguntas e respostas.

Podem assistir à transmissão em directo online em http://youtu.be/smYQeiwGRWc, ou presencialmente no auditório da Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro (mapa).

Mais informações: https://www.facebook.com/events/327367367614098/




A ‘Bicicleta nas Eleições’, que será apresentada por André Geraldo Soares, coordenador de articulação da campanha e director-presidente da UCB, trata-se de uma campanha em que participam 55 cidades brasileiras e que pretende aproveitar as eleições municipais para, através de entrega de propostas aos candidatos, comunicação na imprensa, apoio de organizações sociais e sensibilização dos eleitores, que planos de governo dos candidatos às eleições contenham propostas direccionadas para a bicicleta como meio de transporte/mobilidade.

A campanha ‘Bicicleta nos Planos’, uma colaboração da UCB com as associações Bike Anjo, Transporte Ativo e com o apoio do Instituto Clima e Sociedade, será apresentada por Yuriê Baptista César, consultor da campanha e director financeiro da UCB, e tem por objectivo orientar a sociedade civil organizada e cidadãos, bem como técnicos municipais e decisores políticos, para a inclusão da bicicleta enquanto meio de transporte no planeamento urbano, através da sua inserção nos planos de mobilidade urbana.

Ana Destri, coordenadora do projecto, apresentará a ‘Bicicleta na Escola’, que surgiu em 2012 em Florianópolis, e tem como principais objectivos orientar as crianças que utilizam a bicicleta como transporte escolar nas deslocações para e da escola em segurança, apurar o sentido crítico com relação à mobilidade urbana, e o respeito pelo outro.

Phelipe Rabay, Presidente da Ciclovida Fortaleza, abordará o financiamento de projectos de ciclomobilidade que pretendem, através de estruturação de campanhas de financiamento colectivo, estimular boas ideias dentro do tema da mobilidade em bicicleta no Brasil.


O evento é uma organização conjunta da Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave da Universidade de Aveiro, do Ciclaveiro e do NBicla - Núcleo da Bicicleta da AAUAv, no âmbito da iniciativa Compromisso pela Bicicleta.

2 Curtiram

Não sei se já sabem mas no Brasil aquilo está complicado, principalmente
em São Paulo

https://jornalggn.com.br/noticia/contra-reducao-de-ciclovias-ciclistas-fazem-ato-na-casa-de-joao-doria

Acho q todos sabem q no Brasil há muitas coisas complicadas … até com presidentes da república.

Podem ver o vídeo do webinar no mesmo link da emissão em directo: http://youtu.be/smYQeiwGRWc