What is the most energy efficient mode of transportation?

Já tive a oportunidade de ver esse tipo de veículos versão eléctrica de três e quatro rodas estilo bugie e com cabine (protege da chuva) e bagagem muito limitada. São interessantes mas com o limites de circulação e velocidade para os preços que são praticados sinceramente fico-me pela bicicleta.

Isto quando sai do convencional é sempre uma chatice, e depois ainda acham que os outros é que não pensam fora da caixa!

@Three, não tentes sacar da rolha quando a garrafa já vai quase vazia…
Nunca viste nem verás ninguém aqui a opor-se ao uso desse tipo de veículos, o José apenas partilhou os motivos pelos quais não usa um.
Se realmente for uma coisa mais cara, e ao que parece mais pesada e maior, é menos prático que uma simples bicicleta… que é a vantagem deste tipo de modos, serem práticos. Agora, claro que para algumas pessoas fará sentido, e deve haver lugar para esses veículos nas estradas! Não poluem, são seguros, e embora ocupem mais espaço que uma bicicleta, continuam a ocupar muito pouco. Quanto à tua crítica de não projectarem as ciclovias a contar com esses veículos… olha, julgo poder falar por todos, quando digo que nisso estamos contigo!

Ninguém anda aqui a tentar reinventar a roda pah… andamos é a tentar recuperá-la, que ela perdeu-se pelo caminho.

Não meu caro! É como o carro elétrico, tem a idade do carro com motor de combustão! É o que venho a dizer há anos: o problema é político, não é tecnológico.

Não, tratava-se de um veículo a pedais com assistência eléctrica.!

@Three olha aí um velomobile em Eindhoven.

Ao minuto 1:30 do primeiro vídeo.

1 Curtiu

Eu fiz a pergunta Bicycle Fuel equivalent on l/100km num site de perguntas e respostas de Física!

E já agora gostava de saber como o Bill Strickland chegou ao valor de “three thousand miles per gallon”:

— A imagem é o slide 2 de https://slideplayer.com/slide/4513890/

Não faço ideia, mas um ciclista converte apenas 25% da sua energia em energia mecânica, isto com uma potência equivalente de 100 - 200 Watt .

Fonte? Tens?

https://www.germanjournalsportsmedicine.com/archive/archive-2017/issue-9/the-efficiency-of-muscular-exercise/

tens em Português :slight_smile:

Fazes confusão com conceitos (e por isso acho que não és eng. físico)

O facto de o corpo humano ter apenas uma eficiência baixa para trabalho mecânico, e sim têm-na, não implica que a bicicleta não seja uma máquina eficiente quando comparamos diretamente as calorias necessárias para a locomover, mesmo já incluindo a ineficiência do corpo humano como máquina de propulsão.

Tens aqui uma brincadeira interessante com matemática e calorias

https://cicloficinaoriente.wordpress.com/2014/05/22/eficiencia-energetica/

1 Curtiu

Muito bom ! Era boa para pôr ter posto em Humor sobre pedais 2 na semana em que a greve blocou tudo, com o texto alterado: “PARTIR EM CASO DE FALHA DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS”!

Vou roubar e pôr lá!

2 Curtiram

Podes achar o que quiseres, mas a confusão é tua.

Não existe qualquer confusão, a bicicleta é de facto uma máquina eficiente, em grande parte fruto das vias planas onde se deslocam, mas de facto de toda a energia gasta pelo ciclista no esforço ao pedalar, apenas 25% se transformam efectivamente em energia mecânica. Mas repara que 25%, apesar de parecer baixo, é um valor muito bom.

usa à vontade :wink:

2 Curtiram

Repara que não nego que o Homo Sapiens seja uma máquina ineficiente para a produção de trabalho mecânico. Até é menos de 25%, acho que em média é apenas 10%. 25% é o valor máximo!

image

A questão, mais uma vez insisto, é que as contas quando se fazem já têm isso em plena consideração.

A 68 kg (150 lb) person walking at 4 km/h (2.5 mph) requires approximately 210 kilocalories (880 kJ) of food energy per hour, which is equivalent to 4.55 km/MJ.1 US gal (3.8 L) of gasoline contains about 114,000 British thermal units (120 MJ) of energy, so this is approximately equivalent to 360 miles per US gallon (0.65 L/100 km).

2 Curtiram
2 Curtiram