Winter Bicycle Touring and Bikepacking Tips

“Bicicletas em Lisboa? Como é que fazes quando chove?” :slight_smile:

Se fores autarca de Viana do Castelo aguardas por melhores condições:

Caso contrário é pegar na bike e andar, não há grande segredo. Não estejas à espera é de ficar seco de forma alguma.

Estes guias falam sempre em “ficar seco”, é uma coisa extremamente dificil (se não impossível) para quem anda de bicicleta …

Já tenho feito alguns passeios com temperaturas próximas de 0ºC e aquilo que posso dizer é:

  1. Não estejam à espera de conseguir andar secos.
  2. Protejam pés, maos e cara com algum tipo de windshields (Wind Stopper da Gore é muito bom na minha opinião)
  3. Usem calças/casacos que vos permitam estar confortáveis mesmo quando estao molhados tipo neoprene ou fatos que os surfistas/wind kite usam.
  4. Levem um casaco com bom isolamento termico mas que seja leve e possa ser arrumado em pouco espaço (casacos de penas ou uma alternativa em texteis derivados do petróleo (poliester), é uma escolha dificil mas sejam responsáveis, um casaco deste genero deve ter qualidade para vos durar vários anos) Vistam o casaco imediatamente caso tenham um furo ou tenham de parar inesperadamente de fazer esforço fisico.
  5. Em caso de furo ou outro imprevisto que vos impeça de continuar a pedalar é preferivel levar a bicicleta à mao e ir a pé do que parar para reparar as coisas. Podem continuar a correr ou de outra forma até algum sitio mais abrigado ou ponto de apoio, o importante é nao parar. (existem tambem alguns “tire inserts” que vos permitem continuar mesmo com furo)
  6. Existem aquecedores quimicos/eletricos para pés e mãos, é uma boa opção para quem não “vive” num sitio gelido mas tem de fazer alguns dias com temperaturas gelidas.
  7. Levem uma muda de roupa caso prevejam estar mto tempo parados em determinado sitio sem sol, e mudem para roupa seca logo que possivel (é importante não ser timido porque é mais importante manter a temperatura corporal e evitar hipotermias do que mostrar o nalguedo :grin:)
1 Curtiu