World Trade Center, edifício em Oeiras com ciclovias?

Município de Oeiras shared a post on Instagram: "O World Trade Center Lisboa, um dos maiores centros de negócios do país, foi hoje inaugurado no Município de Oeiras. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras,...

1 Curtiu

Ciclovias (…) que permitem a prática de exercício fisico. → :rofl: :joy: :joy:

Que bestas! Se o objectivo era o exercicio fisico deviam ter feito um velodromo. Ciclovias deveriam ser para as pessoas se deslocarem de e para o trabalho de forma segura, fácil e prática.

7 Curtiram

Bom dia,

Creio que o edifício tem uma certificação ambiental do edifício (LEED ou BREEAM) com algum “rating”.

Entre os pontos que se pode obter para um bom rating está a infraestrutura de ciclovias, esquema de partilha (Gira), e estacionamento adequado (BREEAM só permite Sheffield por ex), além de chuveiros/balneários partilhados.

A menção “para exercício físico” acho que se refere ao conjunto…

2 Curtiram

:slight_smile:
Os chuveiros/balneáreos partilhados são efectivamente um ponto a favor para quem queira ir trabalhar e tenha de fazer mais de 5km de viagem para cada lado.

Quanto aos esquemas de partilha e estacionamento adequado, não me parece que favoreçam o exercício físico ou o uso de bicicletas desportivas.

  • Tipicamente as bicicletas partilhadas são elétricas, minimizando o esforço do condutor
  • E quanto ao estacionamento: não vejo ninguém a deixar as suas bicicletas de estrada, com valores acima dos 2mil euros, estacionadas em sítios públicos (a menos que queiram ficar sem elas)

Qualquer dia, quaisquer 200m a pé para ir tomar uma bica já é considerado ‘Exercício Físico’.

Na Holanda, o normal quotidiano é fazer cerca de 3km em bicicleta: Netherlands: biking distance per person per day, by gender | Statista
The Netherlands by numbers | Newsroom | Bicycle Network

2 Curtiram

Acredito que o complexo tenha uma certificação de excelência. Novas construções hoje costumam ser boas… um projecto destes então, não podia ser de outra forma. Mas todo esse desempenho ambiental acaba por ir com os porcos se os colaboradores na sua grande maioria forem para lá de carro.
Esquema de partilha ali não existe, e ciclovia é apenas nas imediações à volta do complexo. Local desprovido de transportes públicos e pegado à autoestrada. Acho que estava mais que na hora da certificação energética deste tipo de edifícios ter em atenção as acessibilidades não-automóveis…

5 Curtiram

Eu não vejo ciclovias em lado nenhum, devem ter ficado no papel.

3 Curtiram

Em frente ao novo super Continente contíguo ao WTC tem estes sheffields arredondados.

3 Curtiram

As ciclovias devem ser internas pois não as consigo ver em lado nenhum.

2 Curtiram