Www.olhosnasrodas.pt - Site para reporte de bicicletas roubadas

Hi

Depois de ter tido a minha bicicleta roubada e posteriormente recupada no fim de julho, cheguei à conclusão que em Portugal não havia nenhuma plataforma (sem ser via facebook…) para partilhar e agregar informação sobre bikes roubadas, estilo isto: https://stolen-bikes.co.uk

Depois de algum trabalho, eis que tenho um primeiro prototipo online e a funcionar.

https://www.olhosnasrodas.pt

A ideia do site é em primeiro, ter um local onde se registem os roubos e onde seja facil a qualquer pessoa verificar se uma dada bike foi reportada como roubada ou não.

O facebook, que é onde as pessoas atualmente partilham quando roubam as bikes, é bom para partihar no momento, mas para pesquisar uns dias depois não é pratico, alem que a informação fica dispersa em N grupos.

Em simultaneo, juntando o maximo de dados sobre os roubos dará para termos uma imagem global da cidade:
quantos roubos foram reportados, quais as zonas mais perigosas, a que horas do dia, com que tipo de cadeados, etc.

Quem tiver disponibilidade, agradecia que testasse já que alem de mim ainda praticamente ninguem testou nada , portanto é 100% beta :slightly_smiling_face:

Especialmente quem tiver tido bicicletas roubadas no passado, estejam à vontade par adicionar o roubo (podem escolher uma data de roubo no passado…) e assim contribuir para popular a BD com dados reais

por enquanto as unicas funcionalidades que (devem) funcionar e podem ser testadas são:

Registar um user (necessario para reportar um roubo…) , adicionar um novo roubo, ver a lista de bicicletas roubadas, filtrar por keywords, enviar mensagem via email para o dono da bicicleta e editar/apagar um roubo depois de o adicionar.

Na pagina inicial o mapa ao fundo vai sendo populado, e dará para ter uma overview de onde há mais roubos.

Posto isso, qualquer feedback é bem vindo, bugs, novas funcionalidades, etc :slight_smile:

10 Curtiram

Btw, inicialmente tinha a ideia de também permitir reportar acidentes envolvendo bicicletas, para ajudar a perceber em que zonas da cidade há mais conflitos, etc.
depois desisti da ideia por achar que ia dar imagem desnecessaria de perigo e gerar mais medo, que opinam?

3 Curtiram

Olá Pedro, é uma excelente ideia, faltava mesmo um site para reportar estes roubos e perceber as zonas mais complicadas! Posso partilhá-lo num futuro vídeo?
Quanto a reportar acidentes acho que pode ser positivo.

2 Curtiram

sim claro… embora isto ainda está numa fase bastante beta, ainda deve ter muito bug ali para resolver e muita coisa para tratar e que ando sem tempo para ver, dai ainda nao andar a fazer publicidade disto…

mas quanto mais dados se forem recolhend (mesmo que de roubos antigos) mais dados e relatórios engraçados haverá para mostrar mais tarde

3 Curtiram

Pedro, o site foi descontinuado? Estou a tentar aceder e não consigo…

1 Curtiu

ola @Dukesa

sim tens razao, fiquei sem tempo para este projeto e deixei o dominio expirar e nunca mais pensei nisso

vou reactivar o dominio , pelo menos o que ja existe fica acessivel e pode ser que ajude a voltar a ter pica para pegar nisto mais tarde :slight_smile: (embora é provavel que algumas coisas nao funcionem como deviam ja que mais de 1 ano que nada ;é usado…)

ate ao dominio estar reactivo que ainda pode demorar alguns dias, dá para aceder em:

2 Curtiram

@Aonio_Lourenco

@Pedro_Nobrega_da_Cos, obrigada! :blush:
Acho que este site faz falta e lembrei-me dele porque infelizmente roubaram a minha bicicleta. Pode ser que me ajude a reunir com ela novamente!

Parabéns @Pedro_Nobrega_da_Cos

  1. O site está em baixo

  2. Não queres fazer isso opensource colocando no github ou assim, para te ajudar na programação?

1 Curtiu

usa domínios .org :slight_smile: São muito mais baratos que .pt e mais relevantes para motores de busca (no google domains um .org custa 12 euros por ano)

1 Curtiu

sim, como disse acima deixei o dominio expirar ha ja 1 ano, nunca mais tive tempo/cabeca para isto

na altura usei .pt porque pela dominios.pt o primeiro ano era 1 euro e mesmo depois tambem nao era muito mais (algo tipo 15 euros pelos anos seguintes) com um dominio de email incluido

de resto, isso ja esta no github, tem o link na parte debaixo do site com o logo do github: https://github.com/pncosta/olhos-nas-rodas

mas na altura fiz isso em Angular que nao conhecia e foi para aprender (o site foi so para ter alguma motivacao para aprender)… mas honestamente nao fiquei fa da framework . o que tambem me tirou vontade para voltar a agarrar na coisa, se fosse para voltar a agarrar nisto acho que preferia recomecar do zero em React ou outra framework qualquer mais simples… ou entao em algo mais para mobile, nem sei… Angular é que meh

o back end usei apenas firebase porque na altura apenas queria focar no front end e em ter uma prova de conceito da coisa e firebase para isso é fixe… provavelmente nao duraria mutio tempo ja que o alojamento das imagens estou a fizer no firebase e só é gratis ate 1 gb, a partir dai comeca se a pagar bem

1 Curtiu

usas Angular e Typescript, linguagens que não conheço bem :slight_smile:
Eu desenvolvo todas as minhas cenas com nodeJS/expressJS em backend e Javascript/Handlebars no front-end, permite-me usar apenas Javascript nos dois lados.

Em qualquer caso vou tentar pôr isso a bulir no meu servidor. Não tinhas uma base de dados, ou algo assim a funcionar para recolher os dados?

2 Curtiram

pois… web no geral nao é a minha praia… demasiadas frameworks, sempre a mudar, fico sempre overwhelemed quando comeco a ler por onde comecar um projeto web novo lol

neste caso angular é a framework que foi o que queria experimentar quando comecei esse projeto (mas que pois, como disse nao fiquei fa, demasiado complexo para fazer coisa simples, acho que react teria sido melhor opcao.)

como disse, para back end isso está a usar apenas o firebase que para fazer assim para fazer umas provas de conceito é bacano ja que oferece logo uma base de dados com endpoints para as operacoes basicas sem ter de codar nada
é fixe só porque permite primeiro focar no front end e ter um PoC rapidamente e depois se se quiser focar no back end, e como na altura so queria meter o front end a funcionar foi nice

2 Curtiram

Eu vou tentar colocar isso a funcionar, será também uma oportunidade para aprender Typescript e Angular. Btw, typescript é muito diferente de Javascript? Confesso que estou farto da Microsoft, por isso sempre me tentei afastar de cenas deles, como typescript e .NET. Imagina que me puseram no trabalho a desenvolver addins para o MSWord :smile:

React é do Facebook, né? No way :slight_smile:

1 Curtiu

Typescript é JavaScript tipado, transpilado para JS comum (com Babel etc).

Já o React é um framework fixe, similar ao Angular mas menos “amarrado”, não chega a ser “do” Facebook, a empresa apenas apoia o projeto pagando desenvolvedores, mas quem utiliza o framework não é obrigado a usar nenhum tipo de API do Facebook, ter conta na rede social etc. É apenas um patrocínio.

3 Curtiram