Zonas de Emissão Reduzida - Lisboa

Eu tenho uma grande dificuldade em respirar o ar contaminado com o fumo que alguns veículos a gasóleo emitem. Estando a pedalar perto deles, ainda pior.

Do que tenho observado, existe uma relação inversa entre o ano de matrícula do veículo e a insuportabilidade do ar, ou seja: quanto mais antigo, pior.

Como ando em Lisboa, onde é suposto estarem em vigor as ZER, pergunto:
Já alguém fez alguma denúncia ou questionou a polícia sobre a circulação de um veículo que estivesse a circular em incumprimento?

Hoje encontrei-me, na Rua da Prata, com um autocarro turístico de 2 andares de 1989 e, confirmando-se a relação, tive que parar e sair da estrada até o que o autocarro entrasse na Rua da Betesga.

Tendo a pensar no ar que respiramos como um recurso que é de todos. E que se deve manter limpo. E não vejo que seja tolerável a degradação desse recurso, cuja qualidade é essencial à nossa saúde, apenas porque não há vontade de fiscalizar o raio dos carros.

Andamos preocupados com o lixo no chão, também devíamos ter atenção ao lixo no ar.

4 Curtiram

Tendo em conta que o sinal ZER vai ser (só) agora introduzido no Regulamento de Sinalização de Trânsito, se calhar não era simplesmente fiscalizável, ou as pessoas podiam recorrer das eventuais coimas e ganhar facilmente.

1 Curtiu

É das coisas que mais dou por mim a pensar…além do que referes falta urgentemente fiscalizar nos Centros de Inspeção as emissões dos veículos.

Entretanto o que faço para minorar o problema é parar nos semáforos sempre à frente dos carros. Ao menos diminui um pouco a poluição que respiro enquanto espero pelo verde e no arranque.

1 Curtiu

tal como muitas leis em portugal, essa foi mais uma regra inventada para nao ser cumprida.

assim os politicos dizem felizes que fazem coisas quando na verdade nao muda nada :slight_smile:

1 Curtiu