1a vez em tribunal ajuda sofri de agressão

bom dia . não sei se me podem ajudar. tive um problema em tempos com um condutor de um veículo pesado que estava parado em cima da ciclovia ( 2 sentidos ) , em que ao alerta-lo e ao pedir para pelo menos desocupasse 1 das vias , saiu do camião com uma chave de bocas a ameaçar-me com a mesma e desferindo alguns socos com a outra mão . não ripostei e inclusive tenho tudo gravado. apresentei queixa crime e visto ser um crime público, vou a tribunal no dia 10 . no entanto não tenho advogado visto que sou o queixoso. podem-me ajudar com algumas indicações de como proceder no tribunal?

Sou da zona de Torres Vedras.

6 Curtiram

Boas,

O meu conselho é sempre evitar o conflito. Não vale a pena discutir e colocar a integridade física em risco a não ser quando tem mesmo de ser.

Depois deste à parte: vai a tribunal para ser inquirido no âmbito do inquérito? ou já é audiência de julgamento?

Boas .

Audiência . Eu não procurei confronto , no entanto é o típico condutor que pouco é muito e uma chave de bocas 36 prai é a solução.

nesse caso a situação já vai a julgamento.

Como ofendido não precisa de levar advogado, uma vez que não se constituiu assistente.

Basicamente será responder com verdade às perguntas (obrigação). as imagens/videos/fotos já estão incorporadas no processo?

Apenas solicitaram alguns grandes do video

Não tenho nada a acrescentar, porque não faço ideia

A parte de ter sido de bicicleta parece ser irrelevante para esta fase, se fosse parado numa passadeira e alguém como peão a protestar seria idêntico

É porreiro teres o vídeo, e obrigado por teres ido em frente com isso. Usar ameaças no trânsito, quer “pessoalmente”, quer com os veiculos é muito mau (é sempre, claro

Depois conta como foi

2 Curtiram

A questão é que um camião parado numa zona escolar sem uma única sinalização de perigo em cima de uma ciclovia de 2 sentidos , em que para passar ao lado do obstáculo teria de seguir em segunda. O pior da situação que vou invocar em tribunal para ver se a pena agrava e/ou se o MP entender é que o condutor em questão é um profissional, estava a infringir o código de estrada e ainda por cima a serviço da câmara municipal.

A acção resultou na minha reação de chamar a atenção, e a minha chamada de atenção levou a reação do motorista. Nesta fase realmente não é relevante mas como nunca passei por isto seja em que lado for ( testemunha / arguido / queixoso ) existem sempre dúvidas .

2 Curtiram

ah sim, eu dizia era que provavelmente ele vai lixa-se é com a agressão, especialmente se no video sem vê que te acertou, e que tinha a chave na outra mão

a parte de bloquear a via, se fosse apenas isso, mesmo com video, provavelmente não dava em quase nada, eventualmente uma multa muito pequena

isto nos meus achismos, claro, não percebo nada disto :stuck_out_tongue:

Veredicto.

Antes de entrar na sala , depois de uns 20 minutos a espera , uma funcionária do tribunal veio perguntar se queria desistir da queixa. Disse que não ! Finalmente fui chamado , tive de dizer o nome / idade / e onde trabalhava ( como se onde trabalho e o que faço fosse alguma coisa de importante para o caso )
Após isso o juíz pergunta-me se quero desistir da queixa, resposta não .
Quem me agrediu, deu-se como culpado . E pediu-me desculpas. Aceitei as desculpas. Novamente o juiz pergunta se quero desistir da queixa , resposta negativa novamente .
Pediu-me para descrever o porquê da queixa e o que se passou , descrevo que o camião estava parado ocupando uma ciclovia de 2 faixas onde para contornar a mesma teria de circular em sentido contrário, e visto que é uma zona escolar onde existe um infantário e 2 escolas secundárias foi o que me fez chamar a atenção. O juiz interpela-me a dizer que eu não sou estudante :person_shrugging: continuo a contar a “história” e digo que como profissional e ainda por cima a prestar serviço para a câmara municipal, deveria ter um pouco de consciência e deixar pelo menos uma das faixas , o juiz interpela-me novamente a dizer que ele estava a trabalhar , eu respondo com vivemos numa sociedade e temos de pensar também no bem estar dos outros utilizadores da via , juiz interpela-me novamente a dizer que toda a gente agora tem direitos ( peoes / bicicletas ) e qualquer dia nao se pode usar o carro , e que a uns dias destes a ida para casa aparecem de frente umas tantas pessoas com lanternas na cabeça e que por sorte nao os atropelava , “toda a gente agora pode andar na estrada depois os culpados são sempre os carros” eu disse que achava mal fazer exercício físico na estrada , não é seguro e não faz sentido.
Passei para a altura da agressão , digo que o arguido saiu do camião com a chave direita mim e que me agrediu com a outra mão , juiz interpela-me novamente e diz que toda a gente tem dias maus , eu contraponho e digo que se me tivesse dado com a chave se calhar não estava ali a dar o meu depoimento, juiz interpela-me a dizer que pois nao e ainda bem e os “ses” para ali não interessavam . Contrapus e disse que nunca faria isso num dia MT mau , e que a minha educação não me deixaria reagir assim e que nunca tive problemas em 40 anos de vida não iria ser no resto de vida e nem o meu paí educou-me assim , e que neste momento estou a finalizar a carta de moto e que nunca na vida iria tirar o capacete para dar na cabeça de alguém , resposta do juiz : não tem a ver com a educação.
Disse-lhe tb que devido àquele episódio deixei de fazer os meus 7km de viagem para o trabalho de bicicleta e que tenho mais de 100 viagens de Uber e vindo a boleia . Ele diz : não me diga que este episódio fez tomar essa opção com ar de gozo . Eu respondo 90% foi devido a isso e outros 10 devido á falta de civismo na estrada . O juiz gracejou :person_shrugging: perguntou-me novamente se queria desistir, disse que não e dispensou-me .

Pensamento final : em caso de tribunal um advogado é sempre bom mesmo sendo queixoso e tudo depende do juiz , tive azar apanhei um juiz já com 60 anos e todo contra as bicicletas

12 Curtiram

Isto realmente enquanto a justiça deste país for essa tristeza (para não chamar coisas piores) este país vai andar sempre na cauda da Europa em tudo. Temos maus políticos, mas a justiça ainda é bem pior. Da minha parte, agradeço que tenhas avançado com isso e não tenhas desistido da queixa. O juiz não se vai safar tão facilmente a fazer o seu trabalho.

Edit: Pela agressão tem de levar alguns dias de prisão com pena suspensa pelo menos, não?

1 Curtiu

Essas coisas ficam gravadas em algum lado?

É que tudo junto parece um sketch de gato fedorento… foram uns 7 comentários parvos, quando apenas um já seria mau. ridículo

1 Curtiu

Pode levar apenas multa ou quiçá trabalho comunitário. A assistente do juiz cada vez que o juiz dizia caca ela até abanava a cabeça

1 Curtiu

Mesmo a sério. Sai de lá com uma raiva . Mas nem sei se fica gravado em algum. Até porque não estava nenhuma dactilografa nem vi algum gravador . Por isso o que o juiz disse ficou só para os nossos ouvidos. , visto que tlm teem de estar desligados

1 Curtiu

O mediatismo costuma ser “remédio” para atitudes indignas de magistrados… também poderá não ser agradável mas é capaz de valer a pena, pense nisso. Pelo que conta, tem tudo para que não lhe seja feita justiça por “atenuantes mágicas” e “contra-direitos” que o juiz vai evocar para ajustar contas com quem tem a conduta e postura correcta como a sua, fazendo de si um bode expiatório e “apontar na contabilidade da sua caderneta: mais um que entalei por ter a mania que os utentes vulneráveis têm mais direitos que os automobilistas”. Tente obter informações sobre a conduta habitual desse juiz, descreva o que se passou em tribunal em: https://www.csm.org.pt/cidadania/
Bem haja pela coragem e disponibilidade de lutar pelo que está certo.

2 Curtiram

Olá,

Eu já trabalhei muito com tribunais, enquanto intérprete, e não me recordo de uma sessão que não estivesse a ser gravada. No entanto, penso que as gravações não estão disponíveis imediatamente ao público. Tendo em conta que, salvo decisão em contrário, uma sessão de tribunal é um acto público, talvez (um grande talvez) essas gravações possam ser pedidas. Não tenho de todo a certeza disto.

De qualquer forma, haverá um acórdão e é provável que esse carácter do juiz transpareça no mesmo, pelo que sugiro que aguardes para ver o que dali sai.

Boa sorte

1 Curtiu

É possível que saia uma pena de multa.
Decerto que não irá preso, nem será condenado com pena suspensa - também não é exigível que seja mais severamente punido.
Certamente o arrependimento e o pedido de desculpa resultará como uma atenuação.
Regra geral resulta se for pedido um pedido de indemnização cível (com valores justos) e se pedirmos que seja entregue a uma instituição, o arguido costuma levar com isso.
Quanto a gravações, suponho que tenha havido e há-de sair uma decisão do caso em concreto em que será dado conhecimento ao arguido e à vítima.

2 Curtiram

Viva Rodrigo.

Lamento o que se passou. Tive uma situação idêntica aqui há uns anos e o arguido foi condenado ao pagamento de multa.

Ao contrário da tua situação, a juíza foi bastante correta e decidiu pela condenação mesmo sem ter qualquer prova documental (p.ex. video). Estou certo de que, apesar do discurso, o juiz optará pela condenação do teu agressor.

Em todo o caso, um tribunal de segunda instância nunca deixaria de optar pela condenação - caso este não o fizesse.

um abraço. sei que pode ser uma experiência bastante traumática.

3 Curtiram

Fogo!
Lamento muito, Rodrigo!
Tiveste muita fibra.
Tu chegaste a ter advogado, ou não?

1 Curtiu

Pergunto porque um advogado poderia questionar o tribunal pelas gravações.
Alguém por aí em Torres Vedras que seja advogado/a e possa ajudar?